Influências da inteligência artificial na arquitetura

Inteligência artificial na arquitetura sustentável

Cada vez mais, a inteligência artificial (IA) ganha espaço nos mais diversos setores, como uma das principais tendências tecnológicas. Entre suas possibilidades, estão a otimização de processos e a criação de ferramentas para desenvolver projetos inconfundíveis. A seguir, confira algumas influências da inteligência artificial na arquitetura.

Materiais inteligentes

Em constante inovação, os projetos contemporâneos vêm incorporando recursos de automação, materiais disruptivos, soluções inteligentes e tecnologias que apontam um futuro guiado pela inteligência artificial. Atualmente, diversas abordagens já indicam como serão os interiores dos novos projetos.

  • Materiais inteligentes: para criar espaços interativos e dinâmicos e otimizar a experiência dos ocupantes, os materiais inteligentes incorporam a IA para responder a fatores como luz, temperatura e umidade. Com recursos de automação, esses materiais podem alterar elementos estéticos e estruturais de um projeto como resposta ao ambiente em volta.

Um exemplo são as fachadas responsivas em aço ou alumínio inoxidável. Por meio das tecnologias de controle, essas fachadas respondem ao exterior, podendo se adaptar em forma, cor ou transparência. Além de ampliar o desempenho da construção, as fachadas responsivas reduzem o consumo energético do projeto.

  • E-têxteis: dentro da categoria de materiais inteligentes, os chamados e-têxteis se destacam como materiais com microcontroladores e sensores que permitem a interação com o ambiente. A tecnologia inteligente dos e-têxteis é capaz de coletar dados, medir mudanças de temperatura e se ajustar ao entorno.

Produzidos com fibras condutoras, os novos materiais podem responder a mudanças lumínicas e ajustar a cor ou a transparência de um material – como no caso dos vidros inteligentes.

Leia mais: Tecnologias residenciais que elevam o conforto da casa

IA no design

Expandindo métodos tradicionais, a inteligência artificial na arquitetura proporciona a designers e projetistas a possibilidade de desenvolver criações antes impensáveis. Com um alto grau de eficiência, a IA minimiza as barreiras entre imaginação e realidade, dando corpo a projetos arquitetônicos inovadores.

  • Arquitetura surrealista: o designer canadense Tim Fu ganhou destaque atualmente por suas experimentações futuristas através do Midjourney, plataforma de IA. O profissional é um dos principais nomes atualmente explorando as possibilidades da IA aplicadas à prática arquitetônica.

Uma das criações de Tim Fu no Midjourney são as vilas surrealistas, que encantam pelos formatos e linhas dinâmicas, pelas tonalidades da pintura e por janelas exóticas. Através de comandos de texto, o Midjourney pode fornecer aos profissionais projetos arquitetônicos fascinantes, com um fotorrealismo incrível. Além da construção em si, a plataforma auxilia na criação de móveis detalhados e perfeitamente alinhados ao projeto.

  • IA na biofilia: no contexto da arquitetura biofílica, Hassan Ragab é um dos nomes que despontam hoje em Los Angeles. Por meio de softwares de inteligência artificial, o designer mescla em seus projetos materiais não convencionais a linhas orgânicas e curvas, inspiradas na natureza.

Subvertendo as linhas retas e tradicionais, o design biofílico possibilita a execução de grandes ideias, que incluem desde estruturas curvas contínuas até interiores integrados a elementos da natureza, como cascatas d’água.

Inteligência artificial na arquitetura sustentável

Quando se fala em um futuro inteligente e inovador, é preciso considerar a sustentabilidade. A inteligência artificial na arquitetura oferece ferramentas capazes de analisar aspectos ambientais tais como clima local, incidência solar e padrões de ventilação.

Com inúmeras funcionalidades, a IA auxilia na seleção de materiais e na elaboração de práticas sustentáveis, entre outras vantagens que elevam a sustentabilidade dos projetos. Isso se reflete em:

  • Eficiência energética: projetos desenvolvidos com auxílio da IA podem aprimorar o desempenho energético da construção, através da análise de condições como incidência solar e ventilação. A simulação de diversos cenários via IA permite identificar soluções eficientes em termos de energia, iluminação e estratégias passivas de conforto.
  • Conforto térmico: tendo em vista espaços mais saudáveis e sustentáveis, a promoção de conforto térmico é outra proposta que pode ser incrementada pela IA. Com base na orientação do edifício, as novas tecnologias podem simular e analisar as condições de conforto térmico da construção.

Essa coleta de dados é fundamental para conduzir os arquitetos na criação de espaços com níveis de temperatura e umidade adequados e confortáveis. Dessa forma, reduz-se o uso de sistemas artificiais e o consumo energético.

  • Manutenção e monitoramento: uma vez que a construção foi entregue, a inteligência artificial também se mostra bastante útil no monitoramento da manutenção preditiva e do desempenho do edifício.

Dispositivos inteligentes e sensores que coletam dados podem denunciar possíveis falhas, otimizar a manutenção da obra e identificar áreas de melhorias. Essas vantagens possibilitam controlar o consumo de água e energia, mitigar desperdícios e prolongar a vida útil do edifício.

Ao elevar o desempenho, o conforto e a sustentabilidade nas construções, a inteligência artificial na arquitetura impulsiona a criação de projetos inovadores e resilientes, que contemplam tanto a experiência dos usuários quanto as demandas socioambientais.

Sempre alinhada com as tendências da tecnologia, a Construtora Laguna está em busca constante pela inovação em seus imóveis-arte, com soluções modernas e sustentáveis. Em residenciais como o KAÁ, destaque para recursos de segurança e conforto, como acesso por reconhecimento facial e biometria, persianas blackout motorizadas nos dormitórios e infraestrutura para automação residencial.

Em prol da sustentabilidade, a tecnologia aparece nos imóveis-arte Laguna em recursos como painéis fotovoltaicos, para suprir as áreas comuns dos empreendimentos, e infraestrutura para abastecimento de bicicletas e carros elétricos.

Na Galeria Laguna, você pode conferir espaços imersivos e conversar com nossos consultores para conhecer em detalhe as tecnologias que tornam nossas criações inconfundíveis. O espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Venha conferir!

Posts relacionados

  1. Conheça o conceito de casa do futuro

Fonte: Archtrends, UGreen e Stylo Urbano  

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário