Tendências arquitetônicas e construtivas para 2023

LIVING DO GARDEN – KAÁ

No início de cada ano, especialistas de diversas áreas costumam apontar as expectativas para cada setor. A seguir, confira quatro tendências arquitetônicas para 2023 que deverão predominar nos interiores e influenciar os diferenciais construtivos!

Formas orgânicas em alta

Em decorrência do movimento biofílico, as formas orgânicas terão posição garantida entre as tendências arquitetônicas deste ano. Inspirado na natureza, esse conceito quebra paradigmas arquitetônicos convencionais ao contrapor os ângulos e linhas retas a partir de formatos fluidos, arredondados e orgânicos.

Nos interiores, essas formas podem se manifestar em móveis curvilíneos, revestimentos com relevo (como o porcelanato), materiais naturais e design pautado em linhas sinuosas. Como resultado, a estética orgânica transforma o lar em um ponto de refúgio, aconchego e relaxamento, onde cada detalhe promove leveza e bem-estar.

Um spa particular

Um spa particular

Na onda do movimento de well-being, que ganhou força nos interiores desde a pandemia, uma nova tendência surge: os banheiros com estética de spa. Listado como um dos mais queridos do momento pelo Pinterest Predicts, esse conceito propõe integrar aos banheiros soluções arquitetônicas e itens decorativos para promover um “ritual de autocuidado”.

Assim, os espaços assumem uma estética terapêutica a fim de estimular o bem-estar físico e mental. Como elementos primários, entram peças de design como duchas de spa e banheiras separadas do chuveiro, em referência aos banhos orientais. Na ambientação, a preferência é por tons claros, iluminação intimista, velas aromáticas, texturas naturais, plantas e outros elementos biofílicos.

Em uma escala ampliada, o VAZ Batel atende a essa valorização do autocuidado com um spa situado no ático do empreendimento. Esse inconfundível espaço envolve os ocupantes em uma atmosfera imersiva e relaxante, composta por uma piscina aquecida com jatos de hidromassagem, futons que parecem flutuar sobre a água e uma cortina d’água que desce pelo pilar principal. Alinhadas ao design biofílico, esquadrias 180° ampliam a incidência solar e geram um senso ainda maior de conexão com a natureza.

Brasilidade em foco entre as tendências arquitetônicas
SPA – VAZ BATEL

Já na torre Health, do BIOOS, uma experiência completa poderá ser vivenciada no Spa Tereza Zanchi, reconhecido como um dos melhores do segmento. Nele, os visitantes poderão aproveitar diversos tratamentos de estética e terapias de relaxamento, que vão desde drenagem oriental até candle massage.

Brasilidade em foco entre as tendências arquitetônicas

A riqueza cultural do país vem, cada vez mais, motivando arquitetos e outros profissionais a criar projetos inspirados no conceito de brasilidade. Dada a vasta extensão do nosso território, essa tendência gera uma gama de opções para os ambientes internos, incluindo matérias-primas naturais como a madeira, plantas tropicais e materiais oriundos da terra, como a cerâmica e a argila.

As produções artesanais de cada região também agregam aos espaços a originalidade dos trabalhos manuais e traduzem a diversidade cultural do país. Na paleta de cores, destacam-se os tons vibrantes que celebram a brasilidade, como o azul, o verde e as tonalidades terrosas.

Localizado em uma das regiões mais nobres de Curitiba, o KÁA é um refinado imóvel-arte da Laguna e representa uma ode à brasilidade. Com projeto de Bernardes Arquitetura, o residencial será composto por verdadeiras casas suspensas e escalonadas, que dialogam com a paisagem no entorno.

Do tupi-guarani “mata/folha”, o KAÁ foi inspirado nas formas e tons da natureza brasileira, representada por materiais que transmitem bem-estar e por um inconfundível paisagismo que dialoga com a exuberante vegetação da região.

Reúso adaptativo no KAÁ
ELEMENTOS DE BRASILIDADE NO SALÃO GOURMET DO KAÁ

Reúso adaptativo

No âmbito das tendências sustentáveis, está em alta uma nova proposta para edificações já existentes: o reúso adaptativo. Esse conceito oferece alternativas às construções em desuso, para promover uma arquitetura durável e reciclável.

O método de reúso adaptativo abarca estratégias sustentáveis e de inovação projetual como as técnicas de retrofit, que adaptam a finalidade e as estruturas de uma construção para atender aos requisitos técnicos e funcionais de requalificação de um novo projeto.

Com o reaproveitamento de construções existentes, o reúso adaptativo representa uma estratégia flexível e funcional que evita demolições, revitaliza edifícios da paisagem urbana, preserva memórias locais e favorece o desenvolvimento socioambiental.

Como parte de uma regeneração urbana sustentável, essa prática prolonga a vida útil das construções, evita o descarte massivo de resíduos e reduz o consumo energético, as emissões de carbono e os impactos ambientais do setor como um todo.

Na Galeria Laguna é possível conferir de perto os diferenciais dos imóveis-arte da construtora, sempre alinhada às principais tendências do mercado, como inovação e sustentabilidade. Localizado na Av. do Batel, 1713, o espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Aguardamos sua visita!

Fonte: ArchDaily, Roca Cerâmica, Archtrends, CASACOR, Claudia Abril e Casa Vogue

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário