Como serão as casas do futuro?

Conheça o conceito de casa do futuro

Quando se fala em casas do futuro, logo vêm à mente imagens com robôs e uma arquitetura que lembra os prédios do Google. Hoje, já vivemos um pouco essa nova era, e todo mundo quer um aspirador robô e outros equipamentos que facilitam a rotina em casa. Mas a premissa vai além de novidades tecnológicas como automação. Saiba mais abaixo!

Casas do futuro: sustentabilidade em foco

O foco é na sustentabilidade, na diminuição do impacto das construções e, também, na economia de recursos que as construções podem trazer ao utilizar, por exemplo, água de reúso da chuva. Para Guido Petinelli, CEO da Petinelli, a “casa do futuro” será muito parecida com a que temos hoje.

As mudanças serão mais na aparência. “É a continuação evolucionária desse mesmo desejo de querer mais qualidade de vida. O que isso significa na prática? As pessoas vão se tornando cada vez mais exigentes, e o desafio dos arquitetos, engenheiros e construtores é atender a essa demanda, essa maior expectativa”, afirma.

Segundo Guido, como passamos 90% do tempo de vida dentro de ambientes internos, a busca será guiada por alguns fatores como:

•          Maior conforto térmico

•          Maior conforto acústico

•          Maior conforto visual

•          Melhor qualidade do ar que você respira

•          Melhor qualidade da água que você bebe

•          Mais acesso a espaços verdes

•          Mais próximo de tudo que você precisa, para usar menos o carro

•          Mais oportunidades para construir relacionamentos duradouros com as pessoas da comunidade

Leia mais: Projetos arquitetônicos adaptados às mudanças climáticas

Com isso, os imóveis precisam entregar mais do que apenas uma construção de moradia. Nesse cenário, a região Sul lidera o ranking de empreendimentos comerciais, condomínios e residenciais chamados de green buildings. Estas construções cresceram 79,6% nos últimos cinco anos, praticamente o dobro da média geral brasileira, segundo dados do Green Building Council (GBC).

“Estamos vivendo um momento muito especial, especialmente no Sul do Brasil e em Curitiba. A região se tornou uma referência quando falamos de edifícios residenciais sustentáveis. Essa nova onda de edifícios inovadores que desafiam o convencional tem o propósito de entregar mais”, explica Guido. Confira 5 novidades das casas do futuro:

  • Internet das coisas: mais dispositivos conectados podem controlar elementos como a iluminação, o som ambiente e a temperatura, entre outros.
  • Placas fotovoltaicas e conforto térmico: ao investir na produção de energia a partir da luz do sol, há um ganho de economia. O ALMÁA Cabral, por exemplo, tem 346 placas fotovoltaicas instaladas no terraço e abastecem, ainda, 100% das vagas de garagem para carros elétricos.
  • Garagens para carros elétricos: a tendência das construções sustentáveis é proporcionar estrutura para carros elétricos (inclusive integradas à energia solar) – o ALMÁA é o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o conceito NetZero Transporte. O prédio gera 100% da energia consumida pelos carros elétricos dos moradores, bastando conectar o veículo à tomada na garagem.
  • Reúso de água da chuva: o abastecimento e reúso de água da chuva é realidade em muitos prédios comerciais e residenciais, podendo servir para rega de plantas e áreas verdes e descargas sanitárias, entre outros.

Destinação de resíduos e uso de materiais: reciclagem, separação de lixo, compostagem de lixo orgânico são algumas das possibilidades, além do uso de materiais regionais e recicláveis que possam ter novas utilidades no futuro.

Energia solar e paisagimo no KAÁ
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR – ALMÁA CABRAL

Na Galeria Laguna você pode visitar decorados e maquetes e conversar com os consultores para conhecer os diferenciais sustentáveis dos imóveis-arte Laguna. Localizado na Av. do Batel, 1713, o edifício recebe visitantes de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Aguardamos a sua visita!

Posts relacionados

  1. salão de festas KAÁ
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário