Áreas verdes como estratégias de permeabilidade urbana

Áreas verdes como estratégias de permeabilidade urbana

A permeabilidade é um importante fator para as cidades em sua capacidade de lidar com eventos climáticos intensos, como secas e enchentes. A seguir, saiba mais sobre a importância das estratégias de permeabilidade no contexto urbano e confira detalhes de seu funcionamento.

A importância da permeabilidade nos centros urbanos

No contexto do urbanismo, o conceito de permeabilidade se refere à capacidade do solo e das superfícies urbanas de absorver ou armazenar a água da chuva. É de extrema importância que as cidades possuam essa característica, que contribui para o combate a problemas ligados à escassez de água, para a recarga de aquíferos subterrâneos e, consequentemente, para o abastecimento hídrico.

A permeabilidade também tem impacto positivo na qualidade da água, visto que a infiltração da chuva no solo ajuda na remoção de poluentes que podem chegar às águas superficiais e subterrâneas. Cidades que adotam estratégias de permeabilidade possuem superfícies planejadas para que a água pluvial se infiltre no solo, ajudando a evitar enchentes e danos à infraestrutura urbana.

Essas estratégias comumente incluem o uso de áreas verdes, que ajudam na retenção da água em eventos climáticos fortes, reduzem o efeito das ilhas de calor, melhoram a qualidade do ar e contribuem para a biodiversidade local – ao fornecer habitat adequado para animais e plantas. Assim, as estratégias de permeabilidade aprimoram o planejamento urbano de forma sustentável.

Leia mais: Lar sustentável: integração entre casa e natureza

Áreas verdes como estratégias de permeabilidade

Estratégias de permeabilidade para gerenciar a água da chuva

A biofilia é um conceito essencial nas cidades para promover o resgate do equilíbrio ecológico, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e integrar a natureza e os espaços urbanos de maneira harmônica e eficiente.

O conceito de biofilia inclui, entre outras práticas, um planejamento com árvores, plantas, jardins e coberturas vegetais para tornar as cidades mais sustentáveis e resilientes. Diversos usos da vegetação podem compor estratégias de permeabilidade para gerenciar a água da chuva, prevenir enchentes e elevar a qualidade de vida nas cidades. Alguns deles são:

  • Jardins de chuva: áreas verdes criadas para reter e filtrar a água da chuva em superfícies urbanas. São feitos de solo permeável e cobertos de plantas que ajudam a absorver a água pluvial e a remover substâncias poluentes. Trata-se de uma solução versátil, que pode ser aplicada em parques, praças e, inclusive, em propriedades particulares.
  • Coberturas vegetadas: costumam ser incorporadas em telhados, garagens, estacionamentos ou áreas urbanas como uma forma de reduzir a quantidade de chuva que escorre por superfícies impermeáveis. Dessa forma, as coberturas vegetadas mitigam o escoamento superficial e melhoram a qualidade da água.
Cidades com estratégias de permeabilidade
  • Áreas de infiltração: são regiões formadas por um solo poroso ou coberturas vegetais, que podem ser projetadas em canteiros de flores, jardins, parques e outras áreas verdes. Uma vez implantadas, permitem que a água da chuva se infiltre no solo, diminuindo o escoamento superficial e prevenindo enchentes.
  • Corredores verdes: faixas de vegetação compostas por gramados, arbustos ou árvores, que conectam as maiores áreas verdes de uma região ou uma cidade. Através desses corredores é feito o gerenciamento da água da chuva, que é naturalmente absorvida pelo solo e pela vegetação, reduzindo os impactos do escoamento superficial.
  • Canteiros de biofiltração: estruturas projetadas para tratar a água da chuva e minimizar o impacto do escoamento superficial. Geralmente, são incorporados a vias urbanas, em projetos paisagísticos ou em locais onde o escoamento da água é mais intenso. Através dessa solução, a água pluvial é absorvida por um solo poroso e retida por camadas de plantas, filtrando poluentes da água e reduzindo o escoamento para os sistemas de drenagem em épocas de chuvas intensas.

Cidades com estratégias de permeabilidade

Adoção de estratégias de permeabilidade nas cidades

Diversas cidades ao redor do mundo adotam estratégias de permeabilidade com o objetivo de preservar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos habitantes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Portland adotou as chamadas “eco-ruas”, que consistem em uma rede de canteiros de biofiltração que ajuda a gerenciar a água da chuva nas vias urbanas.

Em Melbourne, na Austrália, os corredores verdes que conectam as áreas vegetadas da cidade não só melhoram a qualidade da água e do ar como também fornecem habitat para a vida animal em parques e em jardins. Na Holanda, Amsterdã foi uma das cidades que adotou o uso de telhados verdes em edifícios urbanos e de canteiros de biofiltração em vias públicas, obtendo benefícios com o gerenciamento sustentável da água da chuva e com a melhoria da qualidade do ar.

Já no Brasil, Curitiba é um exemplo no uso de estratégias de permeabilidade. Mundialmente reconhecida por suas iniciativas sustentáveis, a capital paranaense possui uma extensa área verde – de cerca de 52 m² por habitante –, composta por uma variedade de parques e espaços que contribuem para a permeabilidade urbana.

Os parques lineares de Curitiba, por exemplo, acompanham rios e córregos e, com a ajuda da vegetação nativa, retêm água da chuva e previnem enchentes. Uma função semelhante é exercida pelos telhados verdes espalhados pela cidade – que, além de absorverem a água pluvial, colaboram para o conforto térmico dos edifícios.

Localizado próximo ao MAI Terraces, o Parque Barigui reúne diversas estratégias de permeabilidade para lidar com as recorrentes chuvas da cidade. Entre elas estão: um lago central que atua como um reservatório; áreas alagáveis e pavimentos permeáveis que absorvem a água da chuva; e um sistema de drenagem sustentável com valas de infiltração e outros dispositivos que absorvem e captam parte do volume da chuva.

Além do MAI Terraces, projetos como o BIOOS, o PINAH, o AMPIO e o KAÁ são alguns imóveis-arte da Laguna localizados dentro de um raio de 800 m de áreas verdes, parques e praças importantes de Curitiba. Essa estratégia é uma das assinaturas da Construtora Laguna, aliando a construção sustentável ao compromisso de tornar as cidades melhores para viver.  

Fonte: ChatGPT

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário