Projetado para os que amam curtir a casa e viver o bairro, o inconfundível PINAH assegura a presença de ambientes adequados e saudáveis para o maior conforto, bem-estar e satisfação de seus ocupantes. Por meio do selo WELL, o imóvel-arte irá proporcionar, saúde e qualidade de vida com base em critérios como o ‘Comunidade WELL’. Confira abaixo o que esse item da certificação abrange e como ele impacta o dia a dia dos ocupantes!
Inclusão e vivência em comunidade

Nos projetos da construção sustentável, entre os aspectos levados em consideração estão a vivência em comunidade e a pluralidade de características, perspectivas, laços sociais e experiências compartilhadas. Diante disso, a construção de espaços que contemplam a diversidade dos ocupantes é fundamental para atender suas necessidades de modo inclusivo.
Desde a fase de planejamento dos projetos arquitetônicos, é imprescindível atentar-se às demandas dos que ocuparão os espaços, correspondendo-as com uma visão holística, que promova o bem-estar da comunidade como um todo.
Para isso, fatores básicos devem ser levados em conta, como aqueles que influenciam positivamente a saúde individual e coletiva dos moradores e garantem acesso igualitário à qualidade habitacional, ao bem-estar e acessibilidade a serviços básicos e à qualidade de vida em geral.
O conceito Comunidade WELL
Consagrada mundialmente por seu foco na saúde e no bem-estar humano em projetos da construção civil, a certificação WELL assegura tais fatores por meio de nove critérios além de ’comunidade’. São eles: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais e mente.
Visando o bem-estar comum, o conceito Comunidade WELL dissemina o acesso a cuidados essenciais de saúde em construções como o PINAH. Seu propósito é consolidar uma cultura de bem-estar e qualidade de vida que atenda às mais variadas necessidades, bem como fortaleça as comunidades envolvidas a partir de uma perspectiva inclusiva.
Por meio de estratégias de design, operações e políticas relacionadas à saúde, à diversidade e à inclusão social, a concepção de Comunidade WELL assegura nos projetos aos quais é aplicada que os ocupantes vivenciem ambientes em sintonia com a construção de comunidades saudáveis, igualitárias e diversificadas.
Comunidade WELL no PINAH

Empresas como a Construtora Laguna, que contribuem para o tratamento equitativo e inclusivo das comunidades em que atuam, têm um papel fundamental no engajamento social e na construção de culturas diversas e abrangentes.
No inconfundível PINAH, desde o design até as áreas comuns, variados aspectos contribuem para a promoção da qualidade de vida e da acessibilidade. O intuito é possibilitar que todos os ocupantes usufruam de cada espaço, tendo suas necessidades e particularidades correspondidas.
Em termos de cuidados essenciais com a saúde, o PINAH abrange diferenciais como acesso à natureza por meio do bosque de araucárias, sistema de renovação de ar nos dormitórios e na área social, amplo uso da luz natural, monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns e promoção de saúde nutricional.
Já em termos de inclusão, o empreendimento tem como prioridade o bem-estar dos moradores e de suas famílias e visitantes. O Banheiro Família, por exemplo, assegura acessibilidade universal por meio de barras de apoio, poltrona para amamentação, bancada com trocador e vaso sanitário adaptável.

Para o convívio dos ocupantes e suas respectivas preferências e necessidades, esse inconfundível imóvel-arte compreende diversos espaços restauradores, como a sauna, a sala de massagem, piscinas coberta e descoberta e o Deck Corpo e Mente.
Dessa forma, por meio de espaços físicos, recursos e diferenciais construtivos, cada ambiente do PINAH irá contribuir de modo acessível e holístico para o constante bem-estar, saúde e qualidade de vida dos que irão morar e frequentar o empreendimento.
Fonte: WELL Certified