Arquitetura e atividades físicas: espaços que estimulam o movimento

Arquitetura e atividades físicas espaços que estimulam o movimento

Nos últimos anos, a ascensão do movimento well-being consagrou o estímulo às atividades físicas como um fator indispensável em ambientes construídos, nos quais as pessoas passam 90% do seu tempo. Isso porque os exercícios são fundamentais para nossas funções biológicas e psicológicas, proporcionando uma longevidade saudável. Confira mais detalhes abaixo!

A importância das atividades físicas

O movimento do corpo está diretamente ligado a todos os aspectos e fases da vida humana. Ele abrange uma variedade de funções, desde atividades ocupacionais até o lazer, demonstrando em cada uma delas seu potencial de promover saúde.

O estudo americano “Níveis globais de atividade física” estima que se a inatividade física diminuísse 10%, mais de meio milhão de vidas seriam poupadas. Se a redução fosse de 25%, o número cresceria para um milhão. O estudo reforça que uma rotina ativa gera muitos impactos positivos na saúde, em contraponto ao sedentarismo. Além das práticas específicas de exercícios, também podem ser consideradas as atividades que você realiza no trabalho, por exemplo, ou nos momentos de lazer.

Nesse contexto, a neuroarquitetura ganha destaque ao considerar aspectos ergonômicos, neurais, comportamentais e emocionais na concepção dos chamados “ambientes enriquecidos”: locais que estimulam o movimento, a interação de pessoas com o espaço físico e escolhas que promovem um estilo de vida ativo.

Estratégias

Arquitetura e atividades físicas espaços que estimulam o movimento
Academia | BIOOS

Espaços propícios

Um estímulo direto a atividades físicas é a inserção de academias ou espaços funcionais em projetos arquitetônicos. Quadras poliesportivas e locais com equipamentos de musculação, tapetes de ioga e outros itens para exercícios alternativos e aeróbicos atendem a diversos gostos, modalidades e necessidades físicas.

Em projetos certificados pelo WELL, selo com foco exclusivo em saúde e bem-estar humano, a recomendação é que a quantidade de equipamentos para esportes ou exercícios possibilite o uso por pelo menos 5% dos ocupantes no empreendimento, a qualquer momento.

Recursos no design

O design atua junto à neuroarquitetura para promover respostas cerebrais positivas que influenciam o comportamento dos usuários. Alguns exemplos são: áreas de circulação largas que comportem alta mobilidade; uso de cores vibrantes que estimulem uma rotina com mais energia; uma iluminação que influencie na disposição e no bem-estar; e integração de ambientes para favorecer as atividades em grupo.

Proximidade a áreas livres

A arquitetura voltada à saúde e ao bem-estar considera, também, a proximidade do projeto em relação a áreas livres que possibilitem a prática de atividades físicas. Promover fácil acesso a parques, quadras recreativas, pistas de ciclismo e de caminhada ou playgrounds estimula um estilo de vida saudável e ativo para crianças e adultos.

Arquitetura e atividades físicas espaços que estimulam o movimento

Leia mais: 4 esportes de areia para praticar sem sair da cidade

Movimento nos imóveis-arte Laguna

Nos imóveis-arte Laguna, a certificação WELL atesta um dos principais pilares da construtora: a concepção de ambientes que priorizam a saúde e o bem-estar dos usuários. Entre os 10 critérios da ferramenta, o conceito WELL Movement ressalta a importância de motivar a prática de atividades físicas.

Todos os imóveis-arte da Laguna são entregues com espaços que estimulam o movimento, como academia, espaço pet, área kids e praças. Os locais são projetados com estrutura de alto padrão, elementos biofílicos, equipamentos completos e soluções tecnológicas que convidam a uma rotina ativa.

Áreas voltadas a uma rotina ativa e saudável

Nas áreas comuns do TREVI Batel, lançamento mais recente da Laguna, além da academia com equipamentos para treinos cardiorrespiratórios e de musculação, haverá uma sala multifuncional voltada a práticas livres como yoga, pilates e lutas. Já na área externa, o deck yoga será direcionado à prática dessa modalidade milenar, para alinhar corpo e mente.

No AMPIO, por sua vez, pedalar é um dos hábitos incentivados a partir de uma estrutura própria para ciclistas. A bike station do imóvel-arte, com capacidade para 36 bikes e bancada de ferramentas para manutenções rápidas, permite que os usuários guardem suas bicicletas com segurança e conforto.

Arquitetura e atividades físicas espaços que estimulam o movimento

No KAÁ, a proposta de uma vida em movimento foi elevada a um patamar inovador. Além da academia ampla e bem equipada voltada a treinos de musculação, alongamento e exercícios cardiorrespiratórios, os moradores terão acesso exclusivo ao aplicativo My Wellness.

Arquitetura e atividades físicas espaços que estimulam o movimento

A Laguna é a primeira empresa do Sul do Brasil a utilizar essa tecnologia, que vem para auxiliar a rotina de treinos com funcionalidades como: programas personalizados, propostas de atividades em grupo, acesso a rotinas de treino e acompanhamento de resultados. Além do aplicativo, todos os aparelhos do KAÁ também serão da Technogym, líder mundial em equipamentos de alto rendimento.

No BIOOS Home, a rotina repleta de atividades de lazer, saúde e bem-estar para o público 60+ vai ao encontro de uma vida em comunidade, plena e ativa. A torre residencial desse inovador complexo inclui áreas que estimulam os exercícios físicos, o contato com a natureza e a socialização – como o espaço multiúso, a sala de TV, o lounge externo e os Well Gardens.

Proximidade a parques e praças

A promoção da qualidade de vida, característica dos imóveis-arte Laguna, também é reflexo da localização estratégica dos empreendimentos. Entre os espaços próximo a residenciais da construtora, estão a Praça do Japão, o Bosque do Papa, a Feirinha do Bigorrilho, a Praça da Espanha e o Parque Barigui.

Alguns desses pontos permitem, por exemplo, realizar caminhadas, trilhas ecológicas e passeios de bicicleta, utilizar as academias ao ar livre, passear com o pet e fazer piquenique com a família e os amigos – atividades que promovem bem-estar e qualidade de vida. Projetos como o PINAH, o BIOOS, o KAÁ, o AMPIO e o VAZ Batel têm parques e praças dentro de um raio de 800 m dos residenciais.

A localização do BIOOS se beneficia de uma região nobre e estruturada. Em uma simples caminhada, é possível aproveitar a variedade de espaços e serviços perto do imóvel-arte, como parques, escolas, museus, bosques e centros comerciais.

Além disso, o BIOOS está a apenas 200 m de ciclovias importantes e fica próximo ao tradicional Bosque do Papa, ponto turístico repleto de araucárias, com ciclovia e trilha ecológica para quem aprecia atividades ao ar livre. Por sua vez, o ALMÁA Cabral oferece acesso direto a uma ciclovia situada atrás do empreendimento, que possibilita passeios e uma via alternativa de transporte.

Na Galeria Laguna é possível conhecer todos os diferenciais de alto padrão dos imóveis-arte e utilizar a bike station, que atua como mais um incentivo para visitantes e colaboradores se movimentarem. No local, também é possível conversar com os consultores e saber mais sobre as certificações WELL, LEED e GBC Condomínio.

A Galeria Laguna fica na Av. do Batel, 1713, e recebe clientes e visitantes de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Confira!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário