Cores da estação: o uso de tons de acordo com a temporada

Decoração de interiores

Na composição de interiores, adequar a decoração de acordo com cada estação ajuda a criar harmonia entre o lar e as diferentes épocas do ano, tanto esteticamente quanto em relação às temperaturas. Confira dicas a seguir.

Cores do verão

A temporada de verão remete a calor, férias e descanso. Por ser o período mais quente do ano, a ideia é evitar tons escuros que possam aumentar a sensação de abafamento. Em vez disso, aposte em tons como off-white, bege, branco ou areia.

Em locais pontuais da casa, tons alaranjados também harmonizam bem com o verão, pois referenciam o entardecer. Pensando na atmosfera de férias e descanso, o azul ajuda a transmitir calma e relaxamento.

Outra dica de decoração para os interiores no verão é aplicar elementos visuais náuticos, em azul e branco, junto a acabamentos de madeira. Essa estética é uma ótima pedida para casas de praia ou para quem busca incorporar os ares do litoral nos ambientes.

Além de ornar com as cores da estação, materiais naturais como a madeira e a pedra fazem jus ao design biofílico, no qual elementos naturais transmitem aos interiores a sensação de bem-estar e aconchego. No caso da madeira, os benefícios do material se estendem a propriedades acústicas e térmicas e à melhor qualidade ambiental dos espaços.

Para compor com as cores e elementos de decoração, recomenda-se o uso de tecidos leves e claros, como cortinas translúcidas. Isso porque elas conferem frescor aos interiores, ao passo que contribuem com a incidência de luz natural na estação em que o sol é mais abundante.

Leia mais: Aplicações estratégicas de cores na arquitetura

Ares da primavera

Ares da primavera na decoração e nas cores

A primavera estimula o uso de cores, formas e estampas, e convida a renovar os ares da casa agregando o ânimo e o charme típicos da estação. Um visual vívido e alegre é o norte para o uso de cores como amarelo, verde e laranja. Já tons neutros como o branco podem construir uma base clara e versátil para as demais tonalidades.

O verde é uma cor curinga para essa temporada, pois remete à vivacidade das plantas na primavera. De modo semelhante, formas e imagens botânicas podem aparecer em estampas, almofadas, tecidos, papéis de parede e demais elementos decorativos.

As próprias flores são muito bem-vindas nos ambientes, pois agregam a alegria das cores e o frescor da estação. Algumas espécies típicas da primavera que podem embelezar e conferir um toque perfumado aos interiores são o jasmim, as orquídeas e a lavanda. Para complementar, uma recomendação é utilizar tecidos leves e finos, que compõem uma atmosfera fluida e agradável.

Para além de fins decorativos, agregar flores na decoração pode proporcionar inúmeros benefícios aos moradores, de acordo com a espécie, como relaxamento e fortalecimento da saúde emocional. As plantas também são vantajosas porque contribuem para a melhor qualidade do ar.

Elegância do inverno

Elegância no inverno
UNIDADE DUPLEX DA TORRE SOLE – AMPIO

A estação mais fria do ano costuma estar associada a um vestuário mais sofisticado e elegante. Para o lar, a mesma proposta pode ser incorporada por meio de cores como o preto e o branco e de tons acinzentados, que ornam com o inverno e compõem uma estética contemporânea.

Para complementar as cores da estação, o azul-claro e o verde também são boas opções. De modo geral, tons menos saturados remetem melhor ao visual sóbrio e sofisticado do inverno. Entre os acabamentos, materiais como a madeira e as fibras naturais tendem a aquecer a decoração nessa época, que pede conforto e aconchego.

Em relação às texturas, uma recomendação é recorrer a tapetes felpudos, mantas nos sofás e poltronas e tecidos pesados, que conferem sensação de acolhimento para os ocupantes e elevam o conforto térmico dos ambientes.

Tons do outono

No outono, a escolha das cores da estação pede a construção de um clima ameno e aconchegante. Nessa proposta, cabem tons terrosos ou que remetam às folhas secas que caem nessa temporada do ano.

Para preservar a amplitude dos espaços, uma dica é mesclar cores como marrom e terracota a tons mais claros, como bege e off-white, que conferem certa luminosidade ao ambiente. Outras opções que se adaptam bem ao outono são tonalidades fechadas como verde-oliva ou o próprio Viva Magenta, escolhido pela Pantone como a cor de 2023.

Na decoração, itens de couro ornam, em textura e tonalidade, com o visual da estação. Tons de caramelo e tecidos como o veludo também harmonizam bem com o outono, pois agregam o aconchego e o acolhimento ideais para essa época do ano.

Com o PINAH, a Laguna conquistou um novo pioneirismo ao lançar o primeiro empreendimento brasileiro pré-certificado com o selo WELL. Esse marco atesta uma incessante jornada da Laguna pela promoção de bem-estar, em cada um de seus projetos.

Nos imóveis-arte da construtora, design, arquitetura e paisagismo se unem para elevar a experiência dos usuários desde as unidades às áreas comuns. Tudo isso é resultado do cuidado com cada elemento presente nos espaços da Laguna, planejados para estimular conforto, bem-estar e acolhimento contínuos.

Fonte: Archtrends

Posts relacionados

  1. SUB-CENTER LIBRARY – PEQUIM
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário