Conheça a filosofia e os benefícios do yoga

Os benefícios do yoga

De origem indiana, o yoga combina práticas psicofísicas, filosofia de vida e um sistema holístico que trabalha ao mesmo tempo o corpo e a mente. Essa difundida prática milenar convida os adeptos a uma jornada de autoconhecimento, equilíbrio e desenvolvimento favorável à saúde como um todo. A seguir, saiba mais sobre o yoga e seus benefícios.

A filosofia do yoga

O yoga surgiu há mais de 5 mil anos, como uma disciplina holística que combina meditação, posturas corporais e exercícios de respiração. Tudo isso é sustentado por uma filosofia que promove bem-estar físico, mental e espiritual. Derivado do sânscrito “yuj”, o termo yoga diz respeito à união entre corpo e mente.

Em sua filosofia, o yoga abrange oito diretrizes que estimulam a paz interior, a vitalidade e a harmonia. Segundo o artigo “Yoga e promoção da saúde”, publicado na Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva pelo professor Nelson Filice de Barros, são elas: yama (condutas éticas e morais); niyama (autodisciplina e devoção espiritual); asana (posturas físicas); pranayama (exercícios de respiração); pratyahara (interiorização e controle da mente); dharana (foco mental); dhyana (meditação); e samadhi (estágio final de conexão com o todo).

Ao longo de sua história, o yoga se propagou pelo mundo, cativando inúmeros adeptos Índia afora. Entre os diversos benefícios da prática, os adeptos aprendem técnicas de controle e direcionamento da respiração, a sincronização desta com movimentos corporais e técnicas para relaxar a mente e reduzir o estresse.

Leia mais: 3 terapias alternativas que elevam o bem-estar na rotina

Benefícios do yoga para o corpo e a mente

benefícios da prática do Yoga

Saúde física

Um dos benefícios do yoga para a saúde física é o aumento da flexibilidade e da força muscular, visto que as célebres posições do yoga trabalham o alongamento, o fortalecimento dos músculos e, consequentemente, a resistência corporal. O exercício contínuo de asanas também ajuda na correção da postura e no alinhamento da coluna vertebral.

Ao estimular a energia vital, o yoga equilibra os níveis de energia corporal e revitaliza todo o organismo. A melhoria da qualidade do sono é outro benefício dessa prática milenar, que conduz os adeptos a um profundo estado de relaxamento mental e corporal e contribui para uma noite de sono restauradora.

Outras modalidades mais dinâmicas do yoga, como o vinyasa e o power yoga, têm como benefício adicional a significativa melhora da saúde cardiovascular. Isso porque, nesses estilos, os praticantes realizam exercícios mais intensos que, assim como um treino cardiovascular, melhoram a circulação sanguínea e fortalecem o coração.

Saúde mental

Uma das principais vantagens do yoga para a saúde mental é a queda do estresse e da ansiedade. Graças aos exercícios de meditação e respiração, o yoga ajuda a acalmar o sistema nervoso e reduzir os níveis de cortisol. Com isso, gera mais relaxamento e bem-estar.

Por trabalhar continuamente o foco, o yoga também promove a melhoria da concentração, da memória e da clareza mental dos alunos. A prática está altamente ligada ainda ao equilíbrio emocional, visto que fortalece habilidades como atenção plena, autoconhecimento e autorregulação das emoções.

Dessa forma, os praticantes de yoga podem aproveitar os efeitos positivos do autocuidado, da autoconfiança, da resiliência e do equilíbrio. Juntos, esses aspectos estabelecem um estilo de vida voltado à saúde e ao bem-estar.

Prática de yoga nas criações Laguna

Efeitos positivos do Yoga

O inconfundível TREVI terá entre suas áreas comuns o Deck Yoga, um ambiente próprio para trabalhar o corpo e a mente ao ar livre, em meio a um exuberante paisagismo. A área foi projetada pela Laguna para acolher momentos de paz e descompressão, com foco em bem-estar e qualidade de vida.

No complexo do BIOOS, por sua vez, os ocupantes poderão desfrutar espaços com mobiliários confortáveis e ambientação agradável, criados exclusivamente para os cuidados com o corpo e a mente.

Para a torre BIOOS Health, foram previstas áreas de relaxamento e bem-estar, como o spa, a praça wellness e o espaço multifuncional, também adequado à prática de yoga. Já na torre Home, a Laguna projetou ambientes para uma rotina funcional com mais bem-estar, atividade física, convivência e contato com a natureza, como o espaço multiuso. Há mais de um ano, a Construtora Laguna estabeleceu uma importante parceria com o Yoga no Parque, o maior programa de aulas abertas do Brasil, como forma de ampliar o acesso a essa prática e promover melhor qualidade de vida para a comunidade.

Yoga na Construtora Laguna

Desde 2010, o Yoga no Parque oferece a prática de yoga e de atividades integrativas abertas ao público, em diversos espaços da cidade. Sem restrições de idade, o programa objetiva oferecer à comunidade experiências de relaxamento, meditação e conexão entre corpo e mente.

A programação das aulas pode ser conferida nas redes sociais do projeto. Os encontros acontecem periodicamente em espaços da Laguna ou em áreas livres da cidade. Até agora, a Construtora Laguna já realizou aulas de yoga na Praça KAÁ, na Galeria Laguna, na Praça BIOOS e no heliponto do Iguaçu 2820. Acompanhe nossas redes sociais para conferir as próximas datas!

Fonte: ChatGPT

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário