4 marcos da arquitetura de Curitiba

Conheça mais sobre a Arquitetura de Curitiba

Entre diversos outros aspectos, a capital paranaense é conhecida por abrigar uma arquitetura única e inovadora, que se manifesta em diversos estilos, do contemporâneo ao neoclássico. A seguir, confira quatro marcos da arquitetura de Curitiba.

Minimalismo e modernismo

Localizado no tradicional bairro de Santa Felicidade, o projeto Casa da Pedreira é um dos marcos da arquitetura de Curitiba. Construída em 2014 e idealizada por Marcos Bertoldi, a residência remete à arquitetura contemporânea brasileira, em comunhão com elementos minimalistas e modernos.

Um destaque da Casa da Pedreira é sua integração com a paisagem natural da região, de modo a criar uma relação harmônica entre o entorno e a construção. Essa abordagem foi sustentada pelo uso de materiais como a madeira, o vidro e o concreto, cuja combinação ajuda a integrar a casa à pedreira existente no terreno.

Premiada pela Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2015, a Casa da Pedreira é formada por dois blocos sobrepostos que se conectam por meio de uma escada externa. O primeiro pavimento se destina às áreas de uso comum, como as salas de jantar e estar e a cozinha. Já o segundo é reservado aos quartos.

Alguns elementos da residência reforçam a proposta contemporânea do projeto, entre eles uma piscina de borda infinita com vista panorâmica para a região e um jardim suspenso no telhado, que atua como um espaço de contemplação, relaxamento e lazer.

Referências francesas e alemãs na arquitetura de Curitiba

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Castelo do Batel foi erigido em 1924, pelo alemão Bruno Schmitz. Essa imponente construção ocupa um terreno de mais de 17 mil m² em uma das regiões mais nobres da cidade, ilustrando a diversidade arquitetônica de Curitiba.

A edificação incorpora elementos de castelos franceses, da arquitetura alemã e traços de estilos como o neoclássico e o barroco. A construção é composta por escadarias, pátios internos e diversos salões, quartos e corredores. Nos interiores, incorpora materiais nobres como o mármore, pedras, tijolos maciços e madeira, em harmonia com obras artísticas.

Desde a fachada, o Castelo do Batel chama a atenção por suas janelas em arco, belas torres, jardins externos, fontes e ornamentos detalhados, que conferem charme e elegância à construção. Fora há também uma capela em estilo neogótico, voltada a casamentos e celebrações religiosas. Atualmente, o local sedia eventos sociais e corporativos, preservando sua arquitetura original e riqueza histórica.

Arquitetura orgânica na Ópera de Arame

A Ópera de Arame é um ponto turístico obrigatório da cidade e representa um marco da arquitetura de Curitiba. Localizado em meio a uma pedreira desativada, o renomado teatro foi inaugurado em 1992 e construído inteiramente com arame e tubos de aço moldados em formato circular.

São diversos os aspectos que destacam a Ópera de Arame, como a cobertura translúcida, que permite a entrada de luz solar; a estrutura de vidro, que possibilita vista panorâmica para o lago e a natureza do entorno; e o uso da madeira, que cria um ambiente aconchegante e acolhedor no interior da edificação.

Em sua integração com a região, a Ópera de Arame está alinhada com uma arquitetura contemporânea e orgânica, que busca a harmonia das construções com as áreas verdes da paisagem. Para isso, utiliza materiais naturais e valoriza a luz solar e a ventilação passiva. A Ópera de Arame é um exemplo bem-sucedido de união entre natureza, arte, tecnologia e arquitetura.

A contemporaneidade das residências suspensas

Curitiba é palco de criações modernas e inovadoras que dialogam perfeitamente com as tendências contemporâneas. É o caso do inconfundível KAÁ: mais recente lançamento da Laguna e que traduz o conceito do “novo morar”. Envolto pelo verde, o empreendimento se destaca pela volumetria inconfundível e pela atmosfera, formas e tons da natureza brasileira.

Um dos aspectos que tornam o KAÁ tão especial é, certamente, suas residências suspensas. Trata-se de uma tendência que inclui vista privilegiada, espaços amplos e otimizados, maior privacidade e, em geral, uma relação mais próxima com a natureza. Esses e outros aspectos exclusivos estão presentes no KAÁ, uma ode à casa e à natura brasileira.

Primeiro residencial brasileiro a buscar simultaneamente os selos LEED e WELL, o KAÁ irá integrar: áreas de convivência espaçosas, conectadas por uma praça única, arborizada e com 3.500 m²; unidades privativas com amplas varandas, terraços, piscinas privativas e uma inconfundível vista para a cidade; e um imponente projeto paisagístico com espécies nativas, desde as áreas comuns a toda a extensão da fachada.

A arquitetura de vanguarda é um dos grandes pilares da Construtora Laguna, que se destaca pelo compromisso em tornar as cidades mais belas e melhores para viver. Esse propósito se traduz em empreendimentos com poder de transformar rotinas, bairros e cidades, a partir das soluções e tecnologias mais avançadas do mercado.

Na Galeria Laguna, é possível conversar com nossos consultores e conhecer detalhes do KAÁ e de outros imóveis-arte, verdadeiros marcos na arquitetura de Curitiba. Localizado na Av. do Batel, 1713, o espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Aguardamos sua visita!

Fonte: Chat GPT

Posts relacionados

  1. Sustentabilidade
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário