Com uma proposta única de mais equilíbrio e tranquilidade, o complexo do BIOOS estreia um novo patamar de eficiência e saúde no setor imobiliário, proporcionando diferentes experiências e bem-estar a todos.
A seguir, leia mais sobre a promoção de conforto térmico no empreendimento, bem como suas estratégias e resultados.
O conforto térmico em residenciais
A satisfação dos ocupantes de um empreendimento com a temperatura ambiente pode influenciar diretamente a experiência nos espaços construídos, bem como a atenção, o humor, a motivação e a produtividade.
Diversos são os aspectos envolvidos no conforto térmico de um espaço: umidade, velocidade do ar, temperatura e outros elementos. O controle desses fatores é diretamente responsável pelo bem-estar dos ocupantes em relação às condições térmicas.
Para assegurar os benefícios, existem cálculos que envolvem o chamado conforto adaptativo. Ele considera as mudanças climáticas ao longo do ano e os meios de promoção do conforto térmico sem o uso de climatização artificial.
É nesse contexto que entra a ventilação natural. Quando bem utilizada, ela melhora a circulação de ar puro nos interiores, eleva o conforto, reduz o acúmulo de resíduos e, consequentemente, diminui os riscos de alergias.
Localizado no bairro Alto da Glória, o BIOOS se destaca como um complexo pioneiro ao unir saúde, bem-estar, medicina e moradias senior living. A torre residencial compreende unidades 60+, ao passo que o BIOOS Health é dedicado ao universo da saúde. O BIOOS Home foi cuidadosamente projetado para que os moradores vivam com segurança, praticidade e aconchego. Com foco no senior living, a torre residencial do BIOOS atende a todas as exigências de conforto, com cada detalhe voltado para o bem-estar dos moradores.
Nível de conforto térmico no BIOOS Home
No BIOOS Home, o nível de conforto térmico identificado pelo Relatório Laguna 2022, um estudo do projeto, é superior a 90% das horas anuais. Isso ocorre graças às estratégias de ventilação natural presentes no empreendimento, como o acesso a espaços abertos e a áreas vegetadas que elevam a sensação de frescor dos ocupantes.
Além desse importante recurso passivo, o BIOOS Home também incorpora diferenciais como:
- Tratamento termoacústico nos pisos e paredes das unidades;
- Infraestrutura para toalheiro térmico nos banheiros das suítes;
- Aquecimento de água central com recirculação de água quente;
- Esquadrias minimalistas e de alta performance termoacústica, de acordo com consultoria específica para cada unidade;
- Ótimo desempenho energético, térmico e lumínico;
- Vidros solares ou LOW-E, laminados ou insulados, de acordo com consultoria específica para cada unidade.
Conforto térmico certificado no BIOOS
As estratégias de conforto do BIOOS serão certificadas pelo renomado selo WELL, o primeiro do mundo com foco exclusivo na saúde e no bem-estar em ambientes construídos.
Desenvolvida por um corpo técnico de especialistas consagrados, a certificação irá avaliar o imóvel-arte segundo critérios importantes ligados à qualidade de vida, como: água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente, comunidade e ar.
Esta última categoria, aliada ao conforto térmico, contribui com a qualidade ambiental do BIOOS Home. Isso porque o conceito WELL Air auxilia o projeto a alcançar altos níveis de qualidade do ar interno e a manter a saúde e o bem-estar dos ocupantes nos ambientes construídos.
Esse propósito abrange a escolha criteriosa de materiais que elevam a qualidade ambiental, estratégias de ventilação, janelas operáveis e renovação do ar – diferenciais presentes no BIOOS Home.
No quesito conforto, o conceito WELL Thermal Comfort utiliza uma abordagem holística que fomenta a criação de edifícios voltados ao bem-estar, à saúde e à produtividade, como é o caso do BIOOS. A certificação GBC Condomínio, por sua vez, irá atestar a qualidade termoacústica do imóvel-arte.
O conforto térmico e ambiental também irá abranger as áreas comuns do BIOOS Home, como a sala de TV, o lounge externo e o espaço multiúso. Elas serão contempladas com ambientação agradável e acolhedora, conexão com ambientes externos, áreas ventiladas e com incidência de luz solar e sistema de renovação da qualidade do ar.
Com esses diferenciais, o complexo irá se consagrar como uma criação inédita no Brasil. No site da Laguna, conheça mais detalhes que tornam o BIOOS um projeto pioneiro!