Práticas aquáticas e seus benefícios

práticas aquáticas e seus benefícios

Das crianças aos idosos, os esportes na água proporcionam inúmeros benefícios, bem como valiosos momentos de diversão e desenvolvimento pessoal ou em conjunto. A seguir, confira algumas práticas aquáticas e seus reflexos na saúde.

As práticas aquáticas

Desde o início da prática da natação como esporte organizado, em 1837, as diversas modalidades aquáticas conquistaram muitos adeptos, por serem relaxantes, descontraídas e de baixo impacto. Além disso, os esportes na água trabalham bastante o corpo, favorecem a interação com outras pessoas e contribuem para a saúde mental. Algumas práticas são:

  • Vôlei de piscina: praticado com quatro atletas de cada lado – dois atacantes e dois receptores –, essa modalidade estimula o senso de trabalho em equipe e pode proporcionar momentos de diversão com os amigos e a família.
  • Hidroginástica: em paralelo às práticas esportivas, a hidroginástica trabalha diversas funções corpóreas, usando a resistência da água como aliada. Indicada para crianças, adultos e idosos, a modalidade inclui exercícios aeróbicos e contribui com a musculatura, o condicionamento cardiorrespiratório, a força, o alongamento, o equilíbrio e a coordenação motora.
  • Polo aquático: semelhante ao handebol, o polo aquático é uma prática esportiva divertida, jogada por duas equipes que devem passar a bola entre seus integrantes para tentar arremessá-la no gol adversário. A modalidade é perfeita para reunir a família e os amigos e, informalmente, pode ter as regras adaptadas para deixar as partidas mais descontraídas.
  • Natação: indicada para todas as idades, a natação se destaca entre as práticas aquáticas. A modalidade beneficia a saúde cardiorrespiratória, trabalha o condicionamento físico e, por ser um exercício de baixo impacto, não força joelhos ou articulações.

Efeitos da natação na saúde física e mental

Efeitos da natação na saúde física e mental
INCENTIVO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS NO BIOOS HOME
  • Respiração: a natação estimula inspirações profundas, trabalha o funcionamento geral do pulmão e aumenta a resistência do organismo, sendo altamente recomendada para quem tem problemas respiratórios. Diferente de outras práticas aeróbicas, a natação se apoia na respiração controlada, o que, com o tempo e a prática, eleva a capacidade pulmonar.
  • Condicionamento físico: como outros exercícios aeróbicos, a natação é uma ótima alternativa para queimar gorduras e calorias. Enquanto trabalha todos os músculos do corpo, o esporte também promove sensação de relaxamento.
  • Benefícios cerebrais: um artigo publicado na Physiological Reports apontou que a natação pode ser um grande impulsionador da saúde do cérebro, contemplando funções como a memória e a resposta imunológica. Segundo o artigo, a prática também melhora as funções cognitivas, repara danos gerados por estresse e estimula o aprendizado.
  • Para crianças: com o devido acompanhamento profissional, a natação para bebês e crianças proporciona inúmeros benefícios. Entre eles estão estímulos à coordenação motora e aos primeiros passos do bebê, melhora na postura, socialização e combate à obesidade infantil.

Práticas aquáticas nos residenciais da Laguna

Piscina do KAÁ
PISCINA AQUECIDA COBERTA – KAÁ

Desde a sua concepção, o inconfundível KAÁ foi projetado para promover uma rotina com mais saúde e praticidade. Verdadeira celebração ao palco onde a vida acontece, o residencial faz jus ao padrão Laguna e conta com diferenciais construtivos que elevam o conforto, a segurança e o bem-estar na rotina.

Leia mais: A importância do autocuidado para uma vida equilibrada

Além disso, o imóvel-arte será atestado pela certificação WELL: a primeira do mundo com foco exclusivo na saúde e uma referência internacional em termos de bem-estar nos ambientes construídos. Para isso, o selo WELL irá atestar no KAÁ importantes estímulos à qualidade de vida, como a promoção da saúde mental e o incentivo à prática de exercícios.

Algumas modalidades aquáticas poderão ser praticadas na piscina coberta e aquecida do empreendimento. Nessa aconchegante área comum, os moradores terão acesso pleno a uma raia semiolímpica, ideal para natação e outros esportes, tudo isso somado ao bem-estar que a água oferece.

A piscina descoberta e aquecida, por sua vez, será rodeada por uma deslumbrante vegetação e contemplada pela constante presença do sol. O local será um convite a momentos de relaxamento e de pura diversão para crianças e adultos. No KAÁ, as piscinas aquecidas irão permitir que os moradores pratiquem exercícios confortavelmente em todas as estações do ano, e não apenas no verão.

Entre os outros imóveis-arte da Laguna, no ALMÁA Cabral os moradores podem realizar práticas aquáticas com toda a família na raia coberta de 20 metros, na piscina infantil coberta e aquecida e na piscina descoberta e climatizada. Um verdadeiro oásis urbano, o ALMÁA tem a água como elemento que renova e transmite vida, relaxamento e movimento.

Os moradores também poderão praticar exercícios relaxantes na piscina descoberta climatizada do MAI Terraces, rodeados por um bosque preservado que eleva a sensação de bem-estar. As piscinas cobertas (adulto e infantil) do MAI, por sua vez, são um irresistível convite às atividades aquáticas, em meio às árvores nativas.

Na Galeria Laguna, é possível conferir em detalhes os empreendimentos, bem como conversar com nossos consultores para conhecer todos os diferenciais da construtora. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria fica aberta de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Faça uma visita!

Fonte: BBC, CNN Brasil, Unimed

Posts relacionados

  1. Geração Z e as demandas sustentáveis
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário