Benefícios do contato com a natureza para o bem-estar das crianças

A felicidade e o bem-estar das crianças

No decorrer do crescimento das crianças, é fundamental proporcionar experiências que geram estímulos positivos aliados à diversão e a aprendizados. Nesse sentido, o contato com a natureza é um diferencial significativo no desenvolvimento e bem-estar infantil, além de incentivar uma relação positiva com o meio ambiente. Saiba mais a seguir!

Estímulos, imaginação e criatividade

Ao proporcionar espaços mais amplos para as crianças explorarem, brincarem e se movimentarem, locais ao ar livre fornecem significativos estímulos para que elas sejam mais ativas e saudáveis, conforme aponta um estudo realizado pela Universidade de Regina, no Canadá.

Na primeira infância, um período central de desenvolvimento, as crianças tendem a ser altamente estimuladas a observar, criar hipóteses e usar a criatividade diante da natureza, ambiente repleto de informações e ainda em descobrimento.

O contato com flores, plantas e animais, por exemplo, é ideal para despertar a curiosidade, a exploração e a capacidade de formular perguntas. Segundo o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ, o convívio com a natureza durante a infância é fundamental para elevar o desempenho escolar e reduzir a hiperatividade, o déficit de atenção e a obesidade.

Sentidos mais apurados

Como elevar o bem-estar das crianças

Desfrutar de atividades em meio à natureza ou ao ar livre pode beneficiar a apuração dos cinco sentidos, quando devidamente estimulados – um processo fundamental para o desenvolvimento da criança.

Simples ações como ouvir o canto de pássaros, agarrar um punhado de terra ou areia, sentir a textura de plantas e o perfume de flores ou observar o movimento da água em uma correnteza são ótimas maneiras na primeira infância de treinar habilidades motoras, fomentar o descobrimento de sensações táteis e desvendar novos sons.

Além de apurar os sentidos dos pequenos, o contato com a natureza gera novas descobertas e percepções sobre o ambiente ao redor, incluindo desde cores e formatos até tamanhos e texturas. Por ofertarem experiências mais amplas e que possibilitam um maior repertório de saberes, espaços abertos como praças e parques facilitam o desenvolvimento corporal e sensorial na primeira infância.

Imunidade em alta

Ações como brincar com a terra ou com a grama são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico dos pequenos. Isso porque os colocam em contato com anticorpos que combatem infecções, fortalecem a imunidade e auxiliam no desenvolvimento de suas competências biológicas e físicas – segundo dados da pesquisa “Valor do Brincar Livre”, realizada em dez países pela OMO/Unilever.

Sob supervisão e com segurança, o contato com a terra faz com que o corpo das crianças passe a reagir melhor à presença de bactérias. Por sua vez, a falta de contato com a natureza e o excesso de limpeza associados ao estilo de vida urbano minimizam a diversidade de micróbios presentes no organismo, conforme aponta um artigo publicado na revista científica Science Advancers.

Contrariamente a crenças do senso comum, evitar o contato com microrganismos múltiplos não é benéfico à saúde, pois eleva as chances de possíveis distúrbios como alergias e diabetes, como demonstra a pesquisa, conduzida por cientistas finlandeses.

A mesma pesquisa realizou um teste com 75 crianças expostas à biodiversidade durante 28 dias. Como resultado, constatou que esse tipo de intervenção aumenta as vias imunorreguladoras das crianças, comprovando que o convívio com a natureza tem o potencial de reduzir o risco de doenças imunomediadas, como dermatite atópica, e imunodeficiências.

Sensação de bem-estar das crianças

Como desenvolver a sensação de bem-estar das crianças

O contato com a terra pode elevar a sensação de bem-estar e de felicidade, conforme apontam estudos como o publicado na revista Neuroscience. Ao realizar testes com pacientes de câncer expostos ao micróbio vaccae, encontrado em solos saudáveis e sem poluentes, cientistas detectaram uma considerável queda nos níveis de estresse, além de resultados semelhantes aos de antidepressivos – porém sem os efeitos colaterais típicos.

Foi constatado que esses microrganismos presentes na terra são capazes de aumentar os níveis de ocitocina no organismo, que consequentemente eleva a produção de serotonina, gerando também a sensação de relaxamento e alegria.

No manual da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a atividade de passar tempo em meio a natureza é citada como benéfica para o bem-estar mental das crianças, para um melhor desenvolvimento neuropsicomotor, para o controle de doenças crônicas e para a diminuição do risco de ocasionais problemas de saúde na fase adulta.

Proximidade com a natureza em Curitiba

Vida simples e feliz com as crianças

Um meio de fortalecer uma cultura sustentável na sociedade é estabelecer uma relação de respeito e convívio com a natureza desde a infância entre os que formarão as próximas gerações. Seja observando uma planta se desenvolver ou um pássaro alimentar seus filhotes, esse importante contato mostra aos pequenos o funcionamento da natureza e a importância de preservá-la.

Esse aprendizado antecipado difunde não só uma cultura de respeito à natureza e aos seus seres como também fortalece uma conexão benéfica com ela. É o que comprova um estudo realizado pelo Barcelona Institute for Global Health, que constatou que um grupo de adultos que manteve pouco contato com áreas verdes durante a infância demonstrava dar menos importância à preservação de espaços naturais.

Para promover esse contato, os imóveis-arte da Laguna têm como diferencial a forte presença da natureza na rotina dos moradores, no entorno e no interior dos projetos. No inconfundível BIOOS, por exemplo, os Well Gardens proporcionam inspiradores momentos de contato com o verde para nutrir, revigorar e relaxar os ocupantes do empreendimento.

O projeto paisagístico do BIOOS – complexo que une saúde, medicina e residências para o público 60+ – oferece inúmeros estímulos por meio de uma vegetação primorosa com árvores floríferas e frutíferas e com uma diversidade de cores, formas e texturas.

Já no VAZ Batel, residencial dinâmico e moderno tal qual a região onde está situado, elementos como bordas d’água, vegetação, acabamentos naturais típicos do design biofílico e a forte presença da luz natural proporcionam as sensações de bem-estar e relaxamento, elevando o senso de conexão com a natureza.

Para além desses imóveis-arte, espaços como o Museu Oscar Niemeyer, na região do BIOOS, a Praça da Espanha e o Parque Gomm, próximos ao VAZ Batel, são pontos ideais para realizar atividades ao ar livre e desfrutar de áreas arborizadas e seus benefícios à saúde.

Fonte: Veja SaúdeBebê Abril, G1 e Revista Crescer 

Related Posts

  1. experiências gastronômicas em Curitiba
  2. Espaços verdes em uma cidade sustentável
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário