Atualmente, têm sido cada vez mais valorizadas as práticas médicas voltadas aos tratamentos humanizados. Um dos conceitos modernos de cuidados com a saúde é a Medicina do Estilo de Vida, uma prática clínica multifuncional. Confira abaixo mais detalhes sobre ela!
Medicina do Estilo de Vida
O conceito da Medicina do Estilo de Vida (MEV) começou a ser definido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O movimento tem como base estudos científicos que buscavam um sistema de saúde diferenciado. O principal fator por trás da MEV é a defesa de que a saúde humana está diretamente ligada aos hábitos dos indivíduos.
Assim, a MEV adere a práticas terapêuticas cientificamente comprovadas com o intuito de prevenir e tratar problemas de saúde que surgem quando o estilo de vida pessoal contraria as necessidades do corpo.
Por meio de consultorias especializadas, a Medicina do Estilo de Vida auxilia os pacientes a adotar hábitos saudáveis que elevam o bem-estar e a qualidade de vida. Os resultados positivos podem reduzir o uso de medicamentos ou mesmo reverter problemas de saúde comuns, como diabetes e hipertensão.
Dessa forma, o objetivo dos tratamentos também é empoderar o paciente, torná-lo um indivíduo consciente e ativo nos cuidados com a própria saúde e, acima de tudo, transformar o estilo de vida das pessoas.
Os pilares da MEV
A Medicina do Estilo de Vida se baseia em seis pilares essenciais para um estilo de vida saudável:
- Alimentação: cuidar da alimentação é um dos hábitos básicos para a manutenção da saúde. Por isso, a MEV defende uma dieta balanceada, livre de itens ultraprocessados, priorizando alimentos integrais de origem vegetal.
- Exercício físico: sabe-se que o sedentarismo pode ser altamente prejudicial à saúde, acarretando problemas como obesidade, diabetes e complicações cardíacas. Como forma de prevenção, a MEV indica pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas, esportivas ou não.
- Saúde mental: estresse e ansiedade em excesso provocam impactos negativos na saúde mental e física. Para contorná-los, a Medicina do Estilo de Vida auxilia os pacientes a reconhecer respostas negativas ao estresse, enquanto incentiva hábitos de bem-estar que ajudam a manter uma rotina leve e equilibrada.
- Qualidade do sono: um estilo de vida saudável deve incluir noites de sono de qualidade, a fim de preservar a memória, o humor e a concentração e contribuir para as funções imunológicas.
Diante disso, a MEV incentiva hábitos que estimulam o descanso e analisa aspectos do ambiente que podem influenciar na qualidade do sono – como iluminação, conforto acústico e uso excessivo de eletrônicos.
- Controle de substâncias tóxicas: outro pilar dessa modalidade médica se refere ao combate a substâncias prejudiciais à saúde, como álcool e tabaco. Para evitar complicações pulmonares ou no fígado, por exemplo, a Medicina do Estilo de Vida auxilia na redução ou eliminação de hábitos negativos, visando uma vida mais saudável.
- Sociabilidade: o período de isolamento social revelou a importância de manter o convívio e cultivar laços sociais para a boa saúde mental e emocional. Um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington com a população sênior constatou que a vida em comunidade é um dos fatores ligados à longevidade.
Essa é uma das razões pela qual a MEV compreende os relacionamentos como um pilar para a saúde e para a qualidade de vida.
Hábitos saudáveis no BIOOS Health
Quando se fala em tendências da saúde, o complexo do BIOOS se destaca como um imóvel-arte que deu um passo rumo ao futuro, unificando saúde, medicina, bem-estar e moradias senior living.
A torre Health do complexo será destinada principalmente ao universo da saúde. Ela irá compreender espaços comerciais, consultórios adequados às normas da ANVISA e offices que variam de 19 m² a 56 m². A BIOOS Health terá, também, duas lajes preparadas para receber um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Hospital-Dia, com estrutura dedicada a procedimentos de baixa complexidade.
Na torre, diversos espaços e diferenciais irão estimular uma rotina equilibrada que privilegia a saúde e o bem-estar.
- Alimentação: a promoção da saúde nutricional ocorrerá por meio de ambientes convidativos, como o Espaço Gourmet. O importante selo WELL irá atestar que os aspectos ambientais e a acessibilidade do BIOOS contribuem para os hábitos alimentares saudáveis e a qualidade de vida dos ocupantes.
- Exercícios físicos e autocuidado: para promover um estilo de vida saudável, o projeto da BIOOS Health compreende ambientes criados especialmente para o cuidado do corpo e da mente. Áreas como a academia, o espaço funcional, a Praça Wellness e o spa foram concebidas para estimular o bem-estar, o relaxamento e a permanência, com mobiliários urbanos confortáveis e ambientação agradável.
- Convívio social: a convivência será outro fator relevante na rotina dos que irão trabalhar ou frequentar o BIOOS. A vida em comunidade foi um dos fundamentos para a criação da torre Health.
O mall que irá interligar as torres do complexo compreende áreas de lazer e convivência para estimular o bem-estar e o convívio diário. A galeria é ideal para fazer uma pausa para o café, passear com o pet ou estreitar os laços sociais.
No site da Laguna, confira mais detalhes e diferenciais do complexo BIOOS, um inovador ecossistema inspirado no bem mais precioso, a vida.