Localizado em uma região dinâmica e cosmopolita, o VAZ Batel traduz sofisticação e funcionalidade desde o paisagismo até o projeto luminotécnico e o design de interiores. A proposta do residencial de uma vida inconfundível também se faz presente nos elementos biofílicos, confira quatro deles abaixo!
Biofilia no VAZ Batel
Os princípios biofílicos giram em torno de conectar o ser humano à natureza, a fim de elevar a saúde e o bem-estar. Convencionalmente, isso é feito incorporando elementos naturais em ambientes construídos, tais como luz natural, água, vegetação, pedras e madeira. No design biofílico, linhas retas e rígidas cedem lugar a formas botânicas que remetem aos elementos encontrados na natureza.
Diversas são as vantagens desse conceito. Um relatório divulgado pela Human Spaces analisou o impacto global do design biofílico. Na pesquisa, 15% dos ocupantes do espaço corporativo analisado relataram aumento no bem-estar.
Já o estudo “The Practice of Biophilic Design” elencou três pilares do design biofílico: a experiência direta com a natureza (plantas, água, luz e paisagem, por exemplo); a experiência indireta (cores, formas, materiais naturais e biomimética); e a experiência de espaço e lugar, que abrange aspectos como senso de refúgio, vínculos culturais e ecológicos e mobilidade.
No VAZ Batel, o estudo da proximidade com a natureza buscou compreender profundamente a complexidade e a variedade dessa relação. Como resultado, abordagens biofílicas foram incorporadas em diversos elementos do empreendimento, tais como bordas d’água, jardins e acabamentos naturais.
Elementos biofílicos no VAZ: luz solar
A incidência solar no VAZ Batel estará presente a cada momento da rotina dos moradores, desde a entrada de luz natural, ampliada pelas esquadrias dos apartamentos, até as áreas comuns do empreendimento.
Entre as áreas do Wellness Ático que irão promover uma rotina de saúde, bem-estar e autocuidado, o solário irá possibilitar acesso pleno à luz do dia, fundamental para repor as energias e equilibrar a saúde física e mental.
No design biofílico, a luz solar é um fator indispensável para o bem-estar dos ocupantes, favorecendo a iluminação ambiente e gerando conforto lumínico e térmico. A recepção e o controle desse elemento tendem a ser otimizados com amplas janelas, vidros, brises, aberturas e pé-direito duplo.
Um dos resultados é a melhoria das funções cognitivas. Um estudo da Universidade de Cambridge comprovou que a recepção de vitamina D aprimora as funções cerebrais dos usuários, bem como o sistema imunológico. A melhoria da qualidade do sono e a regulação do ritmo circadiano são outros reflexos positivos do contato com a luz solar.
A presença do verde
Diversos ambientes do VAZ Batel foram contemplados com a revigorante presença de vegetação. No lobby, o generoso lounge para receber moradores e visitantes terá como pano de fundo uma linda parede verde.
Na cobertura do residencial, por sua vez, o Rooftop convidará os moradores a emoldurar a vista da cidade de diferentes ângulos, em espaços de contemplação da natureza. Entre os elementos biofílicos, a presença de áreas verdes aprimora aspectos como bem-estar, qualidade do ar e conforto térmico. Este último se deve ao processo de evapotranspiração das plantas, que torna os ambientes mais frescos.
Tal fenômeno foi constatado por inúmeros estudos, como a pesquisa “Metrópoles, cobertura vegetal, áreas verdes e saúde”, da USP. Um exemplo abordado pela publicação foi a cidade de Munique. O aumento de 10% na cobertura vegetal da cidade reduziu em cerca de 1,4 °C a temperatura superficial durante o verão. A mesma pesquisa comprovou a melhoria da qualidade do ar impulsionada pelas áreas verdes, que atuam como filtros de substâncias poluentes.
A vegetação no meio urbano também atua como uma barreira vertical para ruídos de diversas frequências, reduzindo o estresse psicossocial gerado, por exemplo, pelos sons veiculares.
O potencial estimulante da água
Outro destaque dos elementos biofílicos do VAZ é a água, predominante no spa do empreendimento. Nesse ambiente inconfundível, uma cortina d’água escorre pelo pilar principal, convidando a momentos de relaxamento.
Em volta, futons que parecem flutuar compõem a atmosfera imersiva do spa, junto a jatos de hidromassagem e esquadrias 180° que otimizam a entrada de luz solar e criam um amplo senso de conexão com a natureza.
A obra “O mar, uma terapia para o nosso bem-estar” destaca a água como um estímulo visual reparador. O livro escrito por Deborah Cracknell, especialista em psicologia ambiental, constata a capacidade da água de elevar o bom humor e a sensação de relaxamento e de combater o estresse e a exaustão cognitiva.
Estudos ligados à terapia da flotação também destacam a água como um elemento capaz de reduzir a pressão arterial e elevar o bem-estar e a qualidade do sono.
A madeira na biofilia
Um dos principais elementos biofílicos do VAZ Batel é a madeira, presente em diversos espaços. No lobby, ela compõe o acabamento da grande empena com design diferenciado, que compõe uma atmosfera estimulante e acolhedora.
A madeira é um dos elementos naturais que mais contribuem para a saúde mental. Assim comprova um estudo divulgado pelo periódico The Japan Wood Research Society, que constata que a exposição à madeira influencia nas quedas de cortisol, principal hormônio ligado ao estresse. A pesquisa também associa esse material à redução dos níveis de pressão arterial e da frequência cardíaca.
O conforto térmico é outra vantagem desse elemento biofílico, isso porque a madeira possui baixa condutividade, tornando os interiores mais aconchegantes.
Com elementos biofílicos como esses, os ambientes do VAZ Batel irão oferecer aos moradores dias repletos de conforto e um estilo de vida inconfundível. No site da Laguna, confira mais detalhes sobre esse imóvel-arte idealizado por quem inspira inovação e criatividade!
Fonte: Naturally Wood, Revista Marie Claire, ArchDaily, eCycle e CASACOR