Tradição italiana: consumo de vinhos no TREVI Batel

Mundialmente conhecida pelas suas tradições, a Itália se destaca por uma cultura fortemente ligada aos costumes alimentares. Entre estes está o consumo de vinho, homenageado pelo TREVI Batel, empreendimento que foi inspirado na arquitetura e em outros aspectos da Itália e dedica um espaço exclusivo para degustar essa bebida. Saiba mais abaixo!

Tradição italiana

A Itália é a maior produtora de vinhos do mundo, o que faz do país um dos destinos mais procurados pelos apreciadores da bebida. Esse título remonta a uma história que se consolida desde a época do Império Romano, quando a produção de vinhos e a viticultura se popularizaram na região.

Com o passar do tempo, a tradição do vinho na Itália evoluiu e passou a agregar técnicas e influências de diferentes locais, condições climáticas e aspectos geográficos. São esses elementos que hoje determinam os sabores, texturas e nuances dos vinhos italianos, traduzindo particularidades de cada região.

Atualmente, um vinho muito apreciado na Itália é o consagrado Merlot, categoria na qual se destaca o Ramione Merlot, elaborado pela vinícola Baglio di Pianetto. A bebida é conhecida por sua textura macia e aveludada e por marcantes notas de especiarias, como baunilha e noz-moscada. O teor complexo desse vinho torna o seu sabor único do início ao fim da degustação.

Outra opção marcante é o Brunello di Montalcino, reconhecido como o vinho tinto mais apreciado da Toscana. Esse elegante rótulo proporciona uma degustação que equilibra sabor e acidez, além de versatilidade para harmonizar com massas, queijos e carne vermelha.

Leia mais: Diferenciais de alto-padrão da Laguna presentes no Trevi Batel

Consumo de vinho na cave do TREVI Batel

Cave de vinhos | TREVI Batel

No Brasil, a trajetória do vinho começa com os portugueses, nação ligada à tradição da vinicultura. Já na região Sul do Brasil, essa cultura passou a ser consolidada com a vinda de famílias de origem italiana, em sua maioria, que traziam os hábitos da produção e do consumo de vinho. Foi nesse contexto, ao longo do século XX, que muitas vinícolas começaram a ser fundadas em regiões como a Serra Gaúcha e terras paranaenses.

Em Curitiba, grande parte do vinho produzido era colonial, feito a partir de uvas de mesa. Com o tempo, o cultivo de uvas europeias começou a mostrar bons resultados, gerando vinhos de qualidade, com potencial de guarda e estilo definido.

Nas proximidades de Curitiba, algumas vinícolas que têm feito esse trabalho são a Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, e a Vinícola Legado, situada na zona rural de Campo Largo.

E para referenciar a elegância, a riqueza e a cultura italianas, o TREVI Batel incorpora, no subsolo, uma cave com adega climatizada individual por apartamento. Esse inconfundível espaço reforça a tradição da vinicultura italiana.

A cave de vinhos do TREVI Batel inclui ainda uma área de lounge, mesa para degustação, bancada com pia, decoração intimista e sistema de renovação de ar. O espaço convida a apreciar com charme e tranquilidade o consumo de vinhos.

Referências à Itália no TREVI Batel

Fachada do TREVI Batel

Inspirado pelo berço da arquitetura mundial, o TREVI Batel é uma releitura moderna que parte de uma viagem ao passado para captar o ritmo, as proporções e os materiais das icônicas construções italianas. Trata-se de um empreendimento que representa o perfeito equilíbrio entre o clássico e a vanguarda, com metragens de 200 m² a 706 m² e apenas 26 residências, entre elas uma unidade garden exclusiva.

Além disso, a arquitetura do TREVI  Batel foi concebida em torno do átrio: um pátio central e aberto situado em meio a cada uma das duas torres do empreendimento. Esse clássico elemento das construções italianas é utilizado há séculos para valorizar a iluminação e a ventilação naturais.

O átrio é o verdadeiro símbolo desse projeto. É através dele que irá se estabelecer a plena sintonia entre luz e sombra e que incidirão o sol e a ventilação natural, levando frescor aos ambientes.

Átrio do TREVI Batel

O paisagismo do TREVI Batel também se inspira na arquitetura da Itália. O projeto teve como premissa incorporar a atmosfera dos jardins italianos através de plantas floridas, muros revestidos com trepadeiras, arbustos com floração perfumada e jardineiras volumosas.

Localizado na Rua Hermes Fontes, 597, a uma quadra do Shopping Pátio Batel, o TREVI Batel incorpora ainda espécies vegetais comuns das imediações do bairro, bem como outras introduzidas em Curitiba por imigrantes italianos. Dessa forma, o residencial resgata a identidade, a memória e os laços afetivos da Itália por meio da vegetação.

Paisagismo abundante | Praça do TREVI Batel

O projeto luminotécnico do TREVI Batel referencia as vilas italianas ao criar cenários dramáticos. O protagonismo da luz se faz ainda mais presente nos átrios e sacadas, onde a iluminação interage com as formas e volumes da vegetação.

Decorado do TREVI Batel | Foto: Eduardo Macarios

Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem conferir mais diferenciais do TREVI Batel, bem como suas referências às raízes italianas e o decorado. Localizado na Av. do Batel, 1713, o espaço funciona de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Venha conferir!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário