4 lugares para se aquecer no inverno curitibano

Conheça o inverno curitibano

Com a chegada do inverno, aumenta a procura por lugares acolhedores, que aquecem com sabores e aconchego os habitantes da capital paranaense. A seguir, confira alguns pontos da cidade para desfrutar o inverno curitibano.

Sabores italianos

Localizado no bairro Mercês, o Ernesto Ristorante se destaca como o restaurante italiano mais premiado de Curitiba. Conduzido pelo renomado chef Dudu Sperandio, o refinado estabelecimento é uma oportunidade exclusiva de visitar clássicos da gastronomia italiana com criatividade e sabores que aquecem no inverno.

Entre as principais opções estão as famosas massas caseiras, como tagliatelle, fettuccine e gnocchi, regadas a diferentes molhos e acompanhadas de mignon, tilápia, frango, costela ou picanha, entre outros. Um destaque do cardápio é o fettuccine de espinafre com camarões, que acompanha polvo e calda de cavaquinha ao molho de tomate levemente picante. Outra boa pedida é o Risotto al Ricci del Mare, servido com pescados e frutos do mar e que referencia os sabores do Sul da Itália.

Com um ambiente charmoso e aconchegante, o Ernesto Ristorante é um convite para degustar receitas tradicionais com ingredientes de alta qualidade, sob o comendo de um dos maiores talentos da gastronomia paranaense. O chef Dudu Sperandio esteve no evento de lançamento do TREVI Batel, imóvel-arte inspirado na cultura italiana.

Vinhos e aconchego

No convidativo Balbino & Martins, no Rebouças, os amantes de vinho encontram um lugar acolhedor e descontraído para se aquecer no inverno curitibano. Dono da melhor carta de vinhos da cidade, segundo o prêmio Bom Gourmet, o local é descrito como uma casa de jerez, consagrado vinho da Espanha.

Estabelecido em uma charmosa casa histórica, o bar recebe clientes em um espaço alegre, colorido e com iluminação intimista, no qual é possível conhecer aproximadamente 100 rótulos de vinhos, diferentes dos encontrados em lojas tradicionais. A principal atração da casa, o jerez, pode ser degustado em nove rótulos que revelam todo o sabor desse licoroso e encorpado vinho espanhol.

Ocasionalmente, o Balbino & Martins também recebe sommeliers e enólogos convidados, que elevam ainda mais a experiência a partir da degustação de vinhos especiais. As bebidas podem ser harmonizadas com deliciosas criações culinárias do chef Guilherme Balbino. Entre as opções gastronômicas estão: steak tartare, pizzas, porções de salames e queijos e a famosa carne de onça, típica da cidade.

Sabores de fondue

De origem suíça, o fondue é um dos pratos favoritos do inverno curitibano e pode ser encontrado em diferentes estabelecimentos da cidade. Um deles é o charmoso Château de Gazon, situado na região do Batel. A casa especializada no prato se destaca com uma proposta acolhedora, familiar e sofisticada.

O Chateau convida clientes a saborearem uma cartela de fondues típicos da Serra Gaúcha, dos mais comuns (carne, queijo ou chocolate) até versões mais sofisticadas, como o La Pierrade, servido com carne na pedra. Ao todo, o cardápio cuidadosamente elaborado conta com 16 saborosas opções de fondue, servidas separadamente de acordo com a escolha do cliente. As opções também podem ser servidas no formato à la carte. Entre os destaques estão o fondue Bourguignonne, que consiste em cubos de mignon fritos em óleo de coco, com 15 molhos e batata rosti, e o Fondue de Chocolate Serrano, feito com puro chocolate branco, nozes e uvas-passas, que conquista paladares.

Leia mais:  4 galerias de Curitiba para visitar

Pratos quentes no inverno curitibano

No inverno curitibano, nada como se aquecer com deliciosos pratos quentes. Conhecido pela proposta de cozinha afetiva, o izakaya Oidē serve um delicioso karê, ideal para a estação e que conquista pela escolha de produtos sazonais. Esse diferencial mescla sabor e saúde nutricional, pois oferece ingredientes que elevam a imunidade e são ótimas fontes de energia.

Inspirado no curry indiano, o karê é servido como um ensopado bem temperado de legumes com um toque apimentado pelo gengibre e a pimenta. No Oidē, é possível saborear duas versões da receita: uma com tempurá de vegetais e outra com carne suína empanada. Ambas acompanham gohan e são finalizadas com tomate, cebolinha e conserva de gengibre.

Localizado na região do Bigorrilho, o L’Épicerie é outro ponto ideal para se aquecer com deliciosos pratos quentes, como o cassoulet, a famosa feijoada francesa. Rica em sabores, a receita leva feijão branco, legumes, paio, bacon, ossos e coxa de pato, costelinha, demi-glace, concassé de tomates e ervas aromáticas. O sofisticado restaurante francês atende os clientes em um espaço amplo e acolhedor, perfeito para o inverno na cidade.

Além desses, não faltam pontos na capital paranaense para se aquecer e conhecer gastronomias que estimulam a memória afetiva, aproveite!

Fonte: CNN Brasil, Tribuna PR e Plural  

Posts relacionados

  1. HALL SOCIAL – TREVI
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário