Em sua maior edição, a CASACOR Paraná 2019 traz as novidades da arquitetura, design e paisagismo em 53 espaços divididos em quatro andares. O tema do ano é “Planeta Casa”, desafiando os profissionais a pensarem espaços que traduzam três grandes pilares: afetividade, tecnologia e sustentabilidade.
As novas maneiras de morar e a forma como as pessoas se relacionam com o entorno guiam as criações do ano, que buscam atender às demandas das gerações mais jovens. Com soluções modernas para a construção de ambientes bonitos, confortáveis e ambientalmente responsáveis, a mostra pretende fazer com que suas ideias se reflitam na comunidade e incentivem um futuro melhor.
A cada ano, a exposição acontece em um ponto diferente de Curitiba. Na atual edição, a revitalização do prédio escolhido está sendo um dos destaques da mostra. Com seis mil m², o Edifício Zoller Building Center faz parte da história da capital paranaense. Inaugurado em 1992, o espaço funcionou como o Curitiba Outlet Center de 1993 e 1997, e desde então esteve desativado.
Após ajustes estruturais e projeto de paisagismo de Thiago Zoller, o edifício ganhou uma estética moderna e adequada à proposta do evento. Uma vegetação densa de bougainville, planta típica da flora brasileira, foi disposta de forma vertical em oito floreiras, atribuindo um toque de elegância e leveza para a arquitetura do prédio.
Para inspirar você a visitar o evento — que acontece até 7 de julho na Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423, Centro — selecionamos 5 dos mais belos ambientes. Confira.
Praça Zoller – Viviane Tabalipa
Participando da mostra pela oitava vez, a arquiteta Viviane Tabalipa optou por um mobiliário com mix de texturas, como tramas e cordas, para conferir aconchego ao ambiente.
Um elegante projeto luminotécnico valoriza o imponente painel assinado por Ricardo Amaral, complementando os pergolados originais da praça. Buscando tornar o ambiente ainda mais agradável, o paisagismo traz a tranquilidade da natureza para o local, que tinha a madeira e o cimento como materiais principais.
Galeria de Aromas – Walkiria Nossol
A decoradora Walkiria Nossol trabalha elementos do estilo industrial e neoclássico para a criação da Galeria de Aromas, um espaço contemporâneo que tem o cinza e o rosê como tons de base. Para adicionar um ar intimista, Walkiria optou por uma iluminação aparente feita com spots sobrepostos à laje, compondo as arandelas dos anos 40.
As poltronas com traços rebuscados e os boiseries nas paredes são responsáveis por trazer uma atmosfera clássica. Por outro lado, a fiação aparente no teto, o balcão-caixa assimétrico e o grafismo — tendência europeia que utiliza a reprodução dos tons das paredes nos objetos e móveis colocados à frente — garantem modernidade ao local.
Casa Maldivas – Alessandra Gandolfi
Premiada na última edição da CASACOR, a arquiteta Alessandra Gandolfi se inspirou em uma foto do arquipélago de Maldivas para a criação de um ambiente que promove encontros entre as pessoas e a natureza.
Outra referência utilizada no projeto foi uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, que revela que a felicidade está diretamente relacionada à qualidade das relações estabelecidas ao longo da vida. Sendo assim, ele tem a proposta de oferecer um refúgio em meio à agitada rotina da vida moderna, conceito que também se faz presente no ALMÁA Cabral, residencial da Construtora Laguna.

Em 90 m², a Casa Maldivas reúne sala de estar, home theater, espaço gourmet, adega e lavabo, além de uma área de relaxamento com quarto e sala de banho. Para remeter à exuberância das Maldivas, a arquiteta desenhou tapetes com traços que criam a sensação de camadas de areia, utilizou tons de azul que lembram o mar e projetou um painel amadeirado composto por ripas de diferentes tamanhos e formatos, que criam um efeito de ondas.
Home Office – Taciana Nakalski
A arquiteta Taciana Nakalski representou a luta feminina por igualdade ao longo da história em seu home office. Em 36 m², o ambiente é idealizado para mulheres empreendedoras que necessitam de um local funcional, moderno e elegante para trabalhar em casa.
Soluções tecnológicas, como um sistema de acionamento de iluminação por voz, trazem praticidade ao dia a dia. Enquanto isso, elementos como a biblioteca horizontal, a lareira e as peças de mobiliário permitem a interação entre as pessoas.
Fortalecendo a ideia de que a mulher não precisa seguir estereótipos, as cores utilizadas fogem do padrão atribuído ao gênero, prevalecendo o verde e o marrom. Além disso, são evidenciadas peças de artistas mulheres, como as esculturas de Lisi Wendel, uma poltrona da designer Rejane Carvalho Leite, quadros Urban Arts Curitiba e fotos da artista plástica Sila Lima.
Studio da Youtuber – Machado, Weiss e Moraes
A tecnologia é o destaque do estúdio projetado pelos arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado, em conjunto com a designer de interiores Nara Machado.
O projeto, focado no estilo de vida dos novos profissionais, foi idealizado para Franciny Ehlke, influenciadora que soma mais de 12 milhões de seguidores em suas redes sociais. A youtuber precisava contar com um espaço adequado para a produção de seus vídeos e tutoriais de maquiagem, e que fosse também confortável e elegante para receber convidados.
O resultado é um ambiente multifuncional de 36 m² pautado pelo conceito de transformação e que tem a automação como grande diferencial. A cama conta com um sistema de elevação que permite a projeção de um espelho e uma televisão com apenas um toque. Já a cozinha fica oculta atrás de um painel.
Leia também: O que estará em alta na decoração de interiores em 2019