Levar a natureza para dentro do lar contribui para um estilo de vida equilibrado e oferece benefícios à saúde. Nesse contexto, cuidar de plantas pode ser uma atividade relaxante e estreita a relação com o verde, ao passo que cria um ambiente mais vivo. A seguir, confira algumas espécies de plantas para cultivar em casa.
Visual clássico com as rosas
Quando se pensa em plantas para cultivar em casa, as rosas estão entre as opções mais clássicas para decorar o ambiente. Elegante, essa flor existe em uma ampla variedade de cores, fragrâncias e tipos, desde espécies arbustivas até plantas trepadeiras.
Para quem mora em apartamento, uma dica é optar por espécies compactas de rosas que podem ser cultivadas em vasos, como a rosa-pátio e as floribundas. No dia a dia, as rosas requerem bastante luz solar e espaço para se desenvolver. Portanto, é ideal oferecer pelo menos 6 horas diárias de sol. Assim, as áreas mais recomendadas para deixá-las são varandas, terraços e móveis próximos às janelas, onde há incidência direta de sol.
É necessário, também, considerar o espaço adequado para as raízes da planta se desenvolverem. Por isso, o vaso escolhido deve ter no mínimo 30 cm de diâmetro e de profundidade. Para manter as rosas saudáveis, o ideal é regá-las sempre que a camada superior do solo estiver seca, mas sem encharcá-lo. Para auxiliar no crescimento saudável da planta, podem ser usados fertilizantes, que irão fornecer os nutrientes necessários para o florescimento da rosa.
Leia mais: Sustentabilidade e plantas nativas no paisagismo
A elegância do lírio-da-paz
Uma alternativa para quem quer cultivar belas espécies em casa é o lírio-da-paz. De fácil cuidado e altamente resistente, essa planta se destaca por suas flores brancas e elegantes e pelas folhas brilhantes que ornamentam qualquer ambiente. Indicado para apartamentos, o lírio é uma espécie que gosta de sombra, mas é capaz de se adaptar a diferentes condições lumínicas.
Ainda assim, o ideal é cultivá-lo sob luz filtrada ou indireta, pois a exposição direta ao sol pode gerar queimaduras nas folhas. A planta se desenvolve melhor próximo de janelas, em ambientes com pouca incidência solar direta e protegida de temperaturas muito altas ou baixas.
Em termos de rega, o lírio-da-paz é uma espécie que se desenvolve bem em solo úmido, sem encharque. Para isso, recomenda-se molhar a planta quando a parte superior do solo estiver seca. É importante estar atento à drenagem adequada, para evitar que as raízes apodreçam. O lírio responde melhor em ambientes com alta umidade, o que pode ser contornado com pedras úmidas ou cascalho.
Para potencializar o desenvolvimento da planta, recomenda-se fertilizar o lírio a cada dois meses na primavera e no verão, com produto líquido balanceado específico para plantas de interior. Já durante o inverno e o outono, a dosagem do fertilizante deve ser reduzida.
Vivacidade nos interiores com a maranta
Vibrantes e cheias de vida, as marantas são plantas para cultivar em casa incríveis e adornam qualquer ambiente com suas folhagens belas e padrões variados. Para cuidar das marantas, o primeiro passo é escolher um local com iluminação indireta ou filtrada.
Outro fator é que, assim como o lírio, essa planta aprecia ambientes úmidos. Portanto, uma dica é borrifar as folhas da maranta regularmente com água limpa, ou então posicionar o vaso sobre uma bandeja com cascalho úmido. Lembre-se, entretanto, que o vaso escolhido deve ter boa drenagem, para evitar o acúmulo de água ou água parada. Além disso, a maranta só deve ser regada quando a parte superior do solo estiver seca ao toque.
Plantas para cultivar em casa: hortênsias
Quem deseja acrescentar um toque de cor e graciosidade ao lar encontra nas hortênsias uma alternativa ideal. Esses arbustos com flores grandes e charmosas podem ser encontrados em diversas cores.
Entre as condições para que as hortênsias cresçam belas e saudáveis está a luz indireta brilhante, sem excessos. Uma dica é posicioná-la próximo a uma janela voltada para leste ou oeste, onde o arbusto tenha contato com a luz da manhã. É importante, também, não expor as hortênsias a temperaturas muito quentes nem muito frias, pois elas se desenvolvem melhor em clima moderado, entre 18 e 24 °C.
Assim como as espécies anteriores, as hortênsias preferem ambiente úmido, sendo importante evitar o ressecamento e a proximidade com correntes de ar que sequem a planta. A rega deve ser regular, sem encharque ou água parada. Durante a primavera e o verão, o uso de fertilizante balanceado para plantas de floração pode potencializar o período de crescimento ativo da espécie. Realizar podas regulares é outra dica de cultivo para manter as hortênsias saudáveis.
O imóvel-arte KAÁ será um convite ao contato com a natureza e ao cultivo de plantas em casa. Nas residências terraço do imóvel, as áreas externas irão conferir amplitude, ventilação cruzada e a melhor insolação possível para o crescimento saudável das espécies.
Em termos de iluminação, a perfeita orientação do terreno permitirá que a luz seja sempre bem-vinda nas unidades e nas áreas comuns do KAÁ. Isso irá favorecer tanto as plantas das unidades privativas como as espécies nativas do paisagismo.
No PINAH, por sua vez, além do exuberante paisagismo e do Bosque das Araucárias – com novas árvores nativas e araucárias preservadas –, haverá uma horta para uso comum dos moradores. Já no BIOOS Home, o paisagismo também irá proporcionar contato com a natureza, desde as áreas comuns até as sacadas das unidades. No residencial, os moradores serão contemplados por uma vegetação rica em cores, formas e texturas, com árvores frutíferas e floríferas.
Na Galeria Laguna, você confere mais detalhes sobre a relação dos imóveis-arte com a natureza e seus incríveis projetos paisagísticos. Também é possível conversar com nossos consultores e conhecer maquetes e decorados. A Galeria Laguna abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Faça uma visita: Av. do Batel, 1713.
Fonte: ChatGPT