PINAH é entregue pela Construtora Laguna

Nas últimas semanas, a Construtora Laguna realizou uma grande entrega em Curitiba: o PINAH. Esse inconfundível imóvel-arte reforça o pioneirismo da construtora na criação de empreendimentos inovadores, pensados no bem-estar humano e ambiental. Abaixo, confira mais detalhes!

A entrega do PINAH

No dia 27 de agosto, a Construtora Laguna entregou seu 14º empreendimento em 28 anos de história, o PINAH. Em seu nome, o empreendimento traz uma homenagem à pinha, fruto das araucárias preservadas no terreno e um dos símbolos mais representativos de Curitiba.

Na noite do evento, foi feita a inauguração das áreas comuns do residencial, com mobiliário externo assinado pela Tessaro Móveis Curitiba exclusivamente para o evento. Os espaços foram projetados para acolher os diversos momentos do dia com conforto, arquitetura autoral e integração com a natureza.

Uma das áreas comuns é o salão gourmet, dedicado a quem ama cozinhar e confraternizar. Ele conta com lounge, churrasqueira, forno de pizza e conexão com a varanda externa.

Já na brinquedoteca, os pequenos encontram uma araucária em formato lúdico, uma “casa na árvore” com escorregador, piscina de bolinhas e um aconchegante espaço para assistir a diversos programas infantis.

O PINAH também abraça espaços de autocuidado e bem-estar, como as piscinas cobertas e aquecidas, a sala multifuncional e o Deck Corpo e Mente.

A concepção do PINAH envolveu o trabalho de profissionais dedicados que levaram a inovação para todas as áreas do projeto, da arquitetura às tecnologias, da sustentabilidade ao paisagismo e do luminotécnico ao design de interiores.

O projeto arquitetônico do PINAH foi desenvolvido pelo escritório Baggio Schiavon Arquitetura. Junto à implantação elevada, o residencial oferece vistas panorâmicas e plantas repletas de personalidade, flexibilidade e elementos naturais. Além disso, nas unidades há terraços integrados ao exterior através de janelas com grande abertura e sacadas amplas.

Varanda | Foto: Marcelo Araujo

O PINAH conta com 32 residências suspensas, de 169 m² a 447 m², com um elevador social privativo por apartamento e pé-direito de 2,80 m livres nas áreas sociais e íntimas e de 2,60 m livres nos banheiros e nas áreas de serviço.

Os interiores do imóvel-arte foram assinados por Jayme Bernardo, o paisagismo, por Felipe Reichmann, e o luminotécnico, por Regina Bruni. A consultoria de conforto, energia e bem-estar do PINAH ficou por conta da Petinelli, parceira da Laguna que atua na garantia de altos níveis de conforto e eficiência em cada imóvel-arte.

O PINAH está localizado na Alameda Presidente Taunay, a poucos metros da Praça da Espanha, em uma das regiões mais charmosas da capital paranaense e que pulsa cultura, arte e gastronomia. O endereço reúne todos os elementos que definem a arte de viver em Curitiba: localização privilegiada, arquitetura autoral e diferenciais que promovem saúde, bem-estar e contato com a natureza.

Leia também: Promoção da saúde física e mental no PINAH

Primeiro residencial da América Latina certificado com o selo WELL

Para além da sustentabilidade, o movimento wellness tem ganhado cada vez mais força em todo o mundo, colocando as pessoas no centro de cada projeto. Nesse cenário, o certificado WELL Building Certification foi pioneiro ao focar exclusividade na saúde e no bem-estar humano, e o PINAH é o primeiro residencial da América Latina atestado com a certificação WELL.

Para isso, o imóvel-arte reúne diferenciais que contribuem de forma plena para o conforto, a produtividade, a satisfação e a felicidade dos ocupantes: “Vamos oferecer um empreendimento capaz de melhorar a alimentação, o humor, os padrões de sono e o desempenho de seus ocupantes” – Gabriel Raad, diretor-geral da Laguna.

Outro diferencial do imóvel-arte é a certificação GBC Ouro, que reconhece residências mais confortáveis e eficientes. No caso do PINAH, alguns diferenciais atestados pela certificação são:

  • Amplo uso da luz natural
  • Reaproveitamento de água da chuva para a limpeza e a irrigação do jardim nas áreas comuns
  • Monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns
  • 91% de atendimento das horas de conforto, nas quais os moradores não precisarão acionar o ar-condicionado para manter o conforto térmico dos ambientes
  • Central de água filtrada na cozinha das residências e bebedouros nas áreas comuns
  • Promoção de saúde nutricional por meio da horta e do pomar
  • Quase 1/3 do terreno é composto por um bosque de 986 m², com 13 araucárias preservadas e outras 84 árvores nativas
  • Sistema de renovação de ar na área social e nos dormitórios, garantindo a qualidade do ar interno
Jardim PINAH | Foto: Marcelo Araújo

Arte além da natureza

No PINAH, além da vegetação, a natureza se faz presente na escolha de materiais como madeira e mármore, nas formas da escada escultórica e nos grandes painéis de vidro que conectam os moradores às áreas externas.

Como um marco para a cidade, o PINAH recebeu curadoria dedicada de obras de arte. Fruto de uma parceria entre a Laguna, a Galeria Zilda Fraletti e Jayme Bernardo, a ação levou aos espaços do empreendimento peças feitas exclusivamente para o PINAH.

Já na entrada do edifício, moradores e pedestres se deparam com uma inconfundível escultura do renomado Alfi Vivern, que dá boas-vindas aos ocupantes e ao entorno.

Escultura do artista Alfi Vivern | Entrada do PINAH | Foto: Marcelo Araújo

Nas áreas comuns e no acesso aos elevadores, belas obras de Cristina Barrancos encantam os moradores pelo abstracionismo e por suas cores e formas. No hall principal do PINAH, obras de arte de Ana Serafin harmonizam o ambiente com uma poética própria inspirada na natureza.

Para completar a seleção, o hall social do PINAH conta com uma imponente escultura em alumínio de Marilene Ropelato, artista paranaense com 25 anos de trajetória no universo das artes plásticas. Além dessas obras, o artista Eduardo Bragança criou uma pintura para o acervo do empreendimento durante o evento de entrega do PINAH na presença dos convidados e futuros moradores, que puderam prestigiar o processo de criação de uma obra de arte.

Artista Eduardo Bragança no PINAH | Imagem: Patrícia Amancio

No PINAH, a escolha das obras de arte teve como ponto de partida o conceito do empreendimento de levar a natureza para dentro e remeter ao bosque de araucárias. Assim, o empreendimento concretiza mais uma concepção da Laguna, que há 28 anos cria imóveis-arte capazes de transformar rotinas, bairros e cidades.

Com uma arquitetura de vanguarda e DNA inovador, a construtora entrega verdadeiros legados para Curitiba, promovendo qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário