Uma das crescentes tendências arquitetônicas são as residências terraço. Esse tipo de projeto alia o conforto e a privacidade de uma residência à amplitude e à integração com o exterior, característicos dos terraços.
O KAÁ, breve lançamento da Laguna, abrange sete residências terraço, residências jardim, residências suspensas e coberturas duplex. A seguir, confira mais detalhes e vantagens das residências terraço.
A tendência de terraços na arquitetura
Desde a Grécia Antiga, pelo menos, pode-se notar a presença dos terraços na arquitetura. Muito tempo depois, em 1926, esse elemento foi considerado um dos cinco pontos da arquitetura moderna pelo célebre Le Corbusier.
Desde então, os terraços-jardim ganharam a atenção dos arquitetos e, até hoje, protagonizam diversos projetos. O conceito de Le Corbusier teve como principais elementos os jardins, a funcionalidade e os espaços de lazer e convivência.
Nos empreendimentos contemporâneos, esse tipo de residência ressignifica o uso dos terraços com a inserção de áreas de integração e lazer, otimiza o espaço e agrega maior liberdade projetual aos arquitetos.
Vantagens das residências terraço
Contato com a natureza e com o exterior
Uma das vantagens de quem mora em residências terraço é o maior contato com os arredores. Ao conectar os ambientes interno e externo, os projetos possibilitam a permanência em um espaço ao ar livre, bem como a entrada de luz solar e de ar puro e o cultivo de espécies vegetais, estreitando a relação do lar com a natureza.
Paisagens e vistas privilegiadas
De modo geral, as residências terraço proporcionam uma vista exclusiva da região em que estão inseridas. Como vantagem, os moradores são contemplados com belas paisagens no dia a dia, e podem contemplar o entorno a partir de um ângulo privilegiado.
No KAÁ, que tem localização estratégica, os ocupantes terão uma vista deslumbrante para o Parque Barigui e para o Bosque da Copel, reserva natural de aproximadamente 47 mil m².
Conforto térmico
Nesse tipo de residência, o terraço atua como um regulador térmico dos interiores. Com a ventilação cruzada e a ventilação natural otimizadas, é possível aumentar o conforto térmico e a eficiência energética do projeto e reduz-se a necessidade de uso do ar-condicionado.
O poder da vegetação
Quando o espaço dessas residências é aproveitado para o cultivo de plantas nos terraços, o resultado são benefícios sustentáveis como a diminuição da poluição atmosférica, a retenção da água da chuva, o combate ao efeito das ilhas de calor e a absorção de carbono.
Lazer e refúgio
Por fim, as residências terraço também atuam como extensões do apartamento para fins de lazer e refúgio. Elas permitem aos moradores, portanto, realizar atividades ao ar livre, planejar confraternizações, reunir os amigos e relaxar em meio à rotina.
KAÁ e as residências terraço
Uma ode à casa: é com esse conceito que a Construtora Laguna concebe o KAÁ, do tupi-guarani “mata/folha”. Idealizado pelas mãos de Bernardes Arquitetura, o imóvel-arte é inspirado nos ares, tons e contornos únicos da natureza, homenageando também a nossa brasilidade.
Inserido em um hectare inteiro cercado por uma paisagem natural restauradora e com localização privilegiada no Bigorrilho, o projeto arquitetônico do KAÁ abraça topografias irregulares e espaços-terraços.
Enquanto as obras não começam, o público pode visitar a Praça KAÁ, projetada pela Laguna para oferecer momentos de diversão e relaxamento para todas as idades. A praça, situada no terreno do futuro empreendimento, conta com quadras de areia poliesportivas, pet park e um playground.
Para quem aprecia a prática de exercícios que trabalham corpo e mente, a Praça KAÁ sedia aulas de yoga gratuitas todas as terças, às 9h, e quintas, às 17h, em parceria com o Yoga no Parque, maior programa de aulas de yoga abertas do Brasil.
A Praça KAÁ fica na Rua Frederico Cantarelli, 831, e está aberta ao público diariamente, das 8h às 19h.
Já na inconfundível Galeria Laguna, o público pode conferir a maquete e o decorado do empreendimento, para conhecer de perto os diferenciais desse inconfundível imóvel-arte. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria funciona de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h.
Faça uma visita! Na página do KAÁ, confira mais detalhes sobre o conceito e o projeto do imóvel-arte, breve lançamento da construtora!
Fonte: ArchDaily, ArchTrends e Blog da Arquitetura