Cidade que abriga os imóveis-arte da Construtora Laguna, Curitiba se destacou este ano como um dos 10 locais turísticos mais inteligentes do Brasil.
Além dos outros nove destinos, a capital paranaense irá receber investimentos do Ministério do Turismo e integrará um programa que visa transformar destinos turísticos em locais que oferecem experiências inovadoras. Saiba mais abaixo.
Curitiba entre os locais turísticos mais inteligentes
A partir de uma união entre o Ministério do Turismo, a organização argentina Instituto Ciudades Del Futuro (ICF) e o órgão espanhol Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR), a iniciativa surgiu com o intuito de auxiliar o desenvolvimento das cidades para torná-las, cada vez mais, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Por meio do programa, a tecnologia será utilizada como principal ferramenta para aprimorar, em cidades como Curitiba, as experiências dos turistas e dos próprios habitantes.
Com a chegada da pandemia e as limitações para viagens ao exterior, cria-se um cenário mais favorável para que os brasileiros conheçam melhor o próprio país e desfrutem dele com mais qualidade.
Destino Turístico Inteligente
O conceito de Destino Turístico Inteligente vai além da utilização de ferramentas digitais. Por meio de bons produtos e experiências, esses locais proporcionam aos seus moradores e visitantes estruturas que se baseiam em cinco pilares.
São eles: acessibilidade, governança, sustentabilidade, inovação e tecnologia. Os DTI são capazes de conciliar desenvolvimento econômico com alta qualidade de vida, dada a eficiência dos seus serviços públicos.
Alguns exemplos disso são a oferta de um planejamento urbano estratégico e de diversas opções de mobilidade e a difusão de áreas verdes e soluções sustentáveis – como é feito na capital paranaense.
Em Curitiba, o título de smart city deve-se, também, às ações que impulsionam empresas que apostam em inovação, gerando renda e empregos. Hubs de inovação, universidades e entidades como a Fecomércio-PR e o Sebrae-PR compõem um forte ecossistema de inovação.
Curitiba como uma smart city
Cada vez mais referência nacional no quesito cidade inteligente, Curitiba promove a inovação em diversas áreas e por meio de diversas ações.
- Modelo de gestão: aspecto que proporcionou a Curitiba sediar o Smart City Expo 2018. Através dele, foi consagrada a aplicação de inovação em âmbitos como saúde, mobilidade, governança, meio ambiente e segurança, bem como a atração de empresas inovadoras. Essas ações fizeram a capital paranaense avançar às primeiras colocações no ranking Connected Smart Cities. Nele, a cidade também já se destacou em quesitos como empreendedorismo, tecnologia e inovação.
- Vale do Pinhão: uma das iniciativas da capital que faz jus ao título de um dos locais turísticos mais inteligentes do país é o Vale do Pinhão – um eficaz ecossistema de inovação. Seu intuito maior é reunir e potencializar agentes que buscam fomentar a inovação na cidade, como startups, fundos de investimento, incubadoras, aceleradoras, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento.
- Agência Curitiba: iniciativa em prol da inovação e do fomento de atividades tecnológicas e econômicas em Curitiba. Com foco no desenvolvimento sustentável da cidade, esta agência teve entre suas ações recentes a convocação de startups para auxiliar empreendedores a manterem seus negócios na pandemia. Alguns dos serviços ofertados gratuitamente incluem apoio à gestão empresarial, plataformas para vendas e lojas virtuais.
- Urbanismo: no Ranking Connected Smart Cities 2020, consolidado como a melhor referência para análise de cidades inteligentes, Curitiba conquistou o primeiro lugar do Brasil na categoria Urbanismo, aspecto que eleva seu potencial entre os destinos turísticos mais inteligentes do país.
Eleita a terceira cidade mais conectada e inteligente do Brasil, a capital paranaense mostra-se, a cada dia mais, um destino diferenciado para turistas e um lugar com alta qualidade de vida para seus habitantes.
Baseando-se em fatores como avanço urbanístico, inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, a Construtora Laguna escolhe localizações estratégicas de Curitiba para construir seus imóveis-arte. Dessa forma, a empresa garante aos moradores dos seus projetos uma vida repleta de comodidade, privilégios, segurança e bem-estar.