Turismo consciente: como ser mais sustentável durante suas viagens

Turismo consciente como ser mais sustentável durante suas viagens - Construtora Laguna

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o número de pessoas que viajam para outros países tem aumentado em média 4% ao ano desde 2009. Só em 2015, foram 1,2 bilhão de viagens internacionais, e a previsão é que esse número chegue a 1,8 bilhão até 2030. Com o aumento destes índices, a preocupação com a preservação dos locais de destino torna-se um dever de todos.

Para garantir que as gerações futuras também possam apreciar a beleza natural do nosso planeta, conscientização é fundamental. Agir de forma sustentável significa equilibrar três pilares: preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social. Assim, é importante estar atento, além do cuidado com o meio ambiente, ao bem-estar da comunidade local e ao consumo responsável.

Quanto mais expressamos o desejo por um turismo realmente consciente, mais variadas e honestas serão as alternativas de estabelecimentos e serviços eco-friendly, fortalecendo a adequação do mercado e reduzindo os danos à natureza.

Confira a seguir atitudes simples para tornar sua viagem mais sustentável.

Priorize destinos, acomodações e estabelecimentos sustentáveis

Bonito – Mato Grosso do Sul

O primeiro passo para o planejamento de uma viagem é a escolha do destino. Dar preferência a locais que buscam praticar o ecoturismo é uma maneira de valorizá-los e apoiar seu desenvolvimento.

No Brasil, a gestão de sustentabilidade no setor de hospedagem é realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com apoio do Sebrae, por meio da Norma NBR 15401. Nela são verificados aspectos como a separação de resíduos sólidos, a transformação do lixo orgânico em compostos reutilizáveis, o apoio à comunidade local e o reaproveitamento da água.

Além disso, a Braztoa e o Ministério do Turismo – apoiados pela OMT – organizam, desde 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, considerado o principal reconhecimento em turismo sustentável do país. Os estabelecimentos vencedores estão mapeados no guia oficial Turismo Sustentável do Brasil.

Utilize transportes alternativos

O transporte é um dos principais emissores de CO² do mundo, portanto, é importante escolher alternativas menos poluentes. Caminhar, pedalar ou andar de patinete são maneiras divertidas, saudáveis e ambientalmente responsáveis de passear. Para distâncias maiores, opções de transporte coletivo como metrô, trem ou ônibus otimizam o trajeto.

Quando possível, opte também por voos sem escala e, se precisar alugar um carro, prefira os elétricos ou com baixo consumo de combustível.

Evite imprimir passagens e documentos

O celular nos permite acessar documentos e informações com facilidade e sem necessidade de papel. Tenha sempre um carregador por perto e faça o download de tudo o que precisar durante a viagem, imprimindo apenas o que for estritamente necessário, como seguro de saúde e comprovantes.

Solicite a troca de toalhas e roupa de cama apenas quando necessário

Enquanto os lençóis e toalhas do hotel estiverem limpos, não há necessidade de solicitar sua troca. Além dos gastos com água e energia, o sabão e o amaciante podem contaminar a água dos rios, caso o estabelecimento não tenha um sistema de filtragem e de reúso deste tipo de água.

Tome banhos breves e fique atento ao desperdício de energia

Pode parecer simples, mas muita gente não se sente responsável pelo consumo de água e energia quando está fora de casa. Tirar os carregadores da tomada quando não estão sendo utilizados, desligar todas as luzes e aparelhos elétricos antes de sair, fechar as torneiras durante a escovação dos dentes e evitar banhos muitos longos são hábitos que devem ser mantidos em qualquer lugar.

Valorize produtos e a cultura local

Turismo consciente - Construtora Laguna

O desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, assim como o respeito por sua forma de vida, é parte importante do turismo responsável.

Frequentar restaurantes que se dedicam à culinária regional e utilizam ingredientes típicos e sazonais; priorizar produtos artesanais ou de pequenas empresas na hora de escolher os presentes; e se informar a respeito da cultura local, interagindo com a população, são formas de estimular a economia da região.

Essas atitudes ajudam também a diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de carbono, uma vez que reduzem a necessidade de frete por longas distâncias. Além disso, ainda proporcionam uma experiência mais personalizada, enriquecedora e autêntica.

Distancie-se de locais que promovam a exploração animal

Existem diversos pontos turísticos onde a atração principal é o contato próximo com animais. O problema é que, geralmente, acariciar tigres ou nadar com golfinhos são atividades decorrentes do confinamento dos bichos, que são domesticados e vivem em condições precárias.

Mesmo que os animais estejam livres, evite interagir, a menos que se aproximem, ou alimentá-los com produtos industrializados.

Reduza o uso de plásticos descartáveis, como sacolas e garrafas

Como ser mais sustentável durante suas viagens - Construtora Laguna

Carregar a própria garrafa de água, além de sacolas reutilizáveis e, quando necessário, canudos, copos e talheres de materiais não descartáveis é uma atitude que têm um impacto ambiental muito positivo, uma vez que reduz a geração de lixo e evita que o plástico cause danos ao meio ambiente, especialmente à fauna marinha.

Nos passeios, tenha sempre junto uma mochila ou ecobag para guardar souvenirs e alimentos de forma consciente.

Seja responsável pelo lixo que gera

Mesmo fazendo a sua parte, muitas vezes é inevitável o consumo de embalagens plásticas. Nesses casos – e principalmente em passeios com contato direto com a natureza, como praias, trilhas ou cavernas –, seja responsável pelos resíduos. Se não houver uma lixeira perto, guarde o lixo com você até encontrar um local adequado para o descarte.

Leia também: Folhas de bananeira substituem embalagens plásticas em supermercados asiáticos

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário