Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo

Uma união perfeita entre o melhor do design e da engenharia, estas passarelas de pedestres embelezam a paisagem e, muitas vezes, são mais grandiosas que as tradicionais pontes. Sem dúvida, um ótimo incentivo para uma caminhada ou um bom passeio pedalando.

Selecionamos seis dos mais impressionantes projetos pelo mundo. Confira!

1.    La Roche-sur-Yon

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Construtora Laguna

Integrando as plataformas do TGS – trem de alta velocidade que liga a França à Inglaterra, a passarela dos arquitetos Bernard Tschumi e Hugh Dutton se destaca pela cor vibrante e estrutura elaborada.

Com cerca de 67 metros, ela é composta por 130 toneladas de aço e peças em policarbonato, que fornecem proteção em caso de mau tempo. Com suas formas triangulares, produz sombras geométricas e, durante a noite, é totalmente iluminada.

2.    Ciclovia da Rua Nelson, “O caminho da luz”

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Nova Zelândia - Construtora Laguna

Trabalho de Monk Mackenzie, LandLAB e do artista Katz Maihi, pedestres e ciclistas compartilham o espaço nesta passarela cor-de-rosa conhecida como “O caminho da luz”, na Nova Zelândia.

O destaque da obra é, sem dúvida, a iluminação. São 290 luzes LED dispostas em colunas de aço, entre painéis de acrílico transparentes e que mudam de cor conforme a movimentação das pessoas. As luzes podem ser vistas pela cidade de Auckland à noite, mas durante o dia sua cor vibrante e design original também encantam os visitantes.

3.    Passarela Paleisbrug

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Holanda - Construtora Laguna

Um projeto único do escritório Benthem Crouwel Architects, na Holanda, conta com um parque elevado e uma passarela para pedestres e ciclistas no mesmo local. São 250 metros de ponte passando sobre os trilhos do trem e ligando o centro histórico a Paleiskwartier.

Aproximando a natureza da paisagem urbana e com uma proposta sustentável, o espaço de recreação tem bancos, flores e árvores e ainda foi equipado com painéis solares que fornecem energia para a região próxima.

4.    Pedro e Inês Footbridge

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Portugal - Construtora Laguna

Com uma maravilhosa vista para a cidade de Coimbra, em Portugal, e o jogo das cores amarelo, azul, verde e rosa, a ponte Pedro e Inês oferece uma experiência bastante agradável a ciclistas e pedestres.

A passarela está localizada sobre o rio Mondego e foi projetada pelo Studio Balmond. Seu nome e o design foram inspirados na famosa história de amor entre Dom Pedro I de Portugal e Inês de Castro.

5.    Luchtsingel

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Crowdfunding - Construtora Laguna

A ponte de Luchtsingel surgiu da necessidade dos moradores de Roterdã, na Holanda, de ligar o norte ao centro da cidade, facilitando a circulação de pedestres, visto que a área estava abandonada devido às rodovias de alto tráfego criadas na região.

Como a cidade não podia bancar o investimento naquele momento, foi realizado um projeto de crowdfunding em que cada uma das 17 mil tábuas de madeira que formam a ponte puderam ser “compradas” por 25 euros. Como forma de retribuição pelo gesto, os nomes dos doadores foram marcados nas tábuas, resultando em uma obra original e inovadora.

Essa foi a primeira infraestrutura urbana no mundo a ser construída com o financiamento coletivo e é responsabilidade da empresa ZUS, em conjunto com a International Architecture Biennale Rotterdam.

6.    Scale Lane

Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo - Inglaterra -Construtora Laguna

Localizada em Hull, Inglaterra, a Scane Lane foi fruto de uma árdua tarefa: oferecer uma rota alternativa para os pedestres, assim como uma praça pública, sem atrapalhar o tráfego de embarcações no estreito rio Hull.

Feita de aço e resultado do trabalho conjunto do M&E Quarter Hall, McDowell+Benedetti e da Alan Baxter Associates, a ponte com formato similar a uma vírgula se movimenta de acordo com o fluxo fluvial local enquanto as pessoas continuam descansando nos bancos e passeiam. O movimento é lento e as pessoas são avisadas por sinais sonoros, fazendo com que a ótima experiência dos visitantes não seja interrompida.

Leia também: Talentos da nova geração do design brasileiro

 

A Construtora e Incorporadora Laguna possui mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário e desde 1996 vem desenvolvendo empreendimentos únicos, de alto valor agregado.

Visite nosso site para saber mais construtoralaguna.com.br

Deixar um comentário