Dicas para montar uma decoração natalina sofisticada

Como preparar uma decoração natalina

A chegada do fim do ano convida todos para desacelerar, organizar os preparativos para os festejos e confraternizar com a família e amigos. Para levar ao lar a atmosfera de celebração das festas de Natal, confira abaixo algumas dicas de como compor uma decoração natalina sofisticada e inconfundível!

Paleta de cores na decoração natalina

Para compor uma decoração de Natal sofisticada, é importante que as cores que serão utilizadas sejam definidas previamente. Remetendo ao tradicional décor dessa época do ano, cores como o verde e o vermelho tendem a predominar em ambientes residenciais.

Entretanto, uma opção para fugir do óbvio é escolher uma paleta alternativa de cores. Tonalidades como o amarelo e o azul são algumas das que vale utilizar em objetos decorativos para conferir vida e glamour à decoração.

Paletas monocromáticas, por sua vez, também se mostram ótimas alternativas para quem preza por um visual harmônico e equilibrado, que se adequa tanto ao estilo clássico como ao contemporâneo. Essa opção possibilita explorar diferentes tonalidades e intensidades da mesma cor ou mesmo criar uma estética degradê com um tom dinâmico e elegante.

Estilo e harmonia na decoração

Os adeptos de decorações mais ousadas podem harmonizar tons tradicionais com cores alegres e de maior destaque, como composições de verde com castanho, de vermelho com dourado/prateado ou combinações de amarelo com tons neutros como cinza, branco e preto.

Elementos charmosos e minimalistas

Elementos natalinos para a casa

Desde que aplicados harmonicamente, tanto elementos clássicos quanto os diferenciados podem, cada um à sua forma, compor uma decoração natalina sofisticada. Para criar um visual distinto, as bolas clássicas de Natal podem ser substituídas por bolas texturizadas, bolas com pinturas botânicas ou bolas com aplicações de lantejoulas.

Para quem preza pelo estilo minimalista, guirlandas assimétricas são ideais, pois incorporam elementos como pinhas e ramos em apenas uma parte do aro, reforçando a essência do lema “menos é mais”. Adornos de diversos outros estilos também podem dar charme à decoração natalina, como guirlandas românticas confeccionadas com delicados ramos, bagas e folhas.

Além de ornamentarem os interiores com a beleza e o frescor da natureza, guirlandas compostas com flores e folhas podem agregar o simbolismo de algumas espécies. Guirlandas de rosas-brancas, por exemplo, são associadas a paz, pureza e esperança. Uma excelente alternativa para realizar a passagem de ano com energias positivas!

Iluminação na decoração natalina

Como preparar uma decoração natalina

As luzes são grandes protagonistas na decoração natalina, mas é interessante que sejam aplicadas adequadamente para evitar excessos e alcançar uma estética aconchegante. Luzes amareladas aquecem visualmente os ambientes e conferem um toque acolhedor aos interiores, ideal para essa época do ano.

Luzes brancas, por sua vez, adequam-se perfeitamente à decoração clean e minimalista, que tem como base tonalidades neutras para harmonizar com os demais elementos. Elas equilibram-se com luzes de tons quentes, são ideais para iluminar ambientes amplos e não interferem na cor real dos objetos, destacando perfeitamente as particularidades destes.

Luminárias alternativas, como as de modelo pendente, podem ser alinhadas a arranjos natalinos e incorporadas a elementos estruturais da residência. Dessa forma, ajudam a compor uma atmosfera aconchegante e uma estética festiva na casa.

As velas são elementos que certamente não poderiam ficar de fora da iluminação natalina. Para construir uma estética calorosa, intimista e com o visual de fim de ano, elas podem ser utilizadas de diversas formas: em modelos perfumados, que estimulam os sentidos; em castiçais, para ornamentar móveis da casa; ou mesmo em modelos em dourado, roxo, vermelho ou prata – ideais para quem busca levar mais cor à decoração.

Mesa de Natal

Ceia de Natal

Para agregar sofisticação à composição visual da mesa da ceia, cada detalhe é muito importante. Toalhas em tons claros formam uma base clean, em um estilo minimalista que pode ser contrastado com alguns pontos de cor. Nesse caso, para dar equilíbrio à limpeza estética, é válido investir em itens como pinhas, arranjos de flores ou candelabros.

Toalhas de cores neutras harmonizam facilmente com jogos americanos coloridos e com os demais elementos da mesa, evitando excesso de informação. Elementos clássicos da temporada, como estampas xadrez, paus de canela ou mesmo frutas secas e alecrim, podem ser dispostos no ambiente em que acontecerá a ceia.

Uma maneira de dar simetria e dividir bem os elementos da mesa é montar um arranjo linear, que pode ser composto por velas, pinhas e flores naturais. Estas últimas, além de ornamentar, perfumam o ambiente, espalhando agradáveis aromas.

Natal sem desperdício

Decoração ousada para este Natal

No Natal e em qualquer época do ano, é importante aderir sempre que possível a hábitos sustentáveis que minimizem os impactos das ações humanas no meio ambiente.

Ao presentear amigos e familiares, a dica é evitar o uso de embalagens descartáveis. Uma alternativa é utilizar embalagens feitas com tecidos, técnica tradicionalmente utilizada no Japão para embalar presentes e transportar objetos. Além de evitar o desperdício de materiais, esse método ressignifica os embrulhos de Natal e pode ser incrementado com fitas, ramos ou flores.

Outra boa prática sustentável é reduzir o uso de plástico na decoração natalina. Para isso, flores, plantas, frutas e demais elementos naturais podem ser utilizados em itens como guirlandas ou mesmo na mesa da ceia – na medida certa para evitar desperdícios. Frutas secas ou ervas como o alecrim, por exemplo, são biodegradáveis e transmitem aromas e toques de elegância à decoração.

Para a troca de presentes, uma forma de aderir ao consumo consciente é optar por produtos ecofriendly, slow fashion ou fabricados localmente. Dessa forma, além de valorizar empreendedores regionais, se fortalece uma cultura de consumo sustentável que alia qualidade e preservação ambiental.

Aderindo a essas dicas, é possível compor uma decoração natalina sofisticada, com alternativas para os mais diversos gostos e sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente.

Fonte: Casa Vogue, Viva Decora, Todeschini e Westwing

Related Posts

  1. experiências gastronômicas em Curitiba
  2. Como aproveitar a temporada de Natal em Curitba
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário