Pinheiros naturais para decoração de Natal

Pinheiros naturais para decoração de Natal - Construtora e Incorporadora Laguna

A árvore de Natal é um dos símbolos da chegada do fim do ano! Um dos principais momentos que a data proporciona é quando as famílias se reúnem em torno das árvores para decorá-las. Há espécies indicadas para quem prefere utilizar pinheiros naturais em vez de árvores artificiais, mas elas necessitam de cuidados de conservação.

Para pinheiros naturais durarem mais tempo dentro de casas, é necessário que não possuam galhos secos ou sinais de envelhecimento. Recomenda-se inseri-los em vasos grandes e locais arejados, com luz natural e próximo a janelas. Lembre-se de não colocar pratos embaixo dos vasos, pois isso pode afogar os pinheiros. Para que fiquem sempre naturais e verdinhos, borrife água em suas folhas diariamente.

Na hora de enfeitá-los, evite decorações pesadas que possam comprometer sua estrutura. Em relação aos pisca-piscas, dê preferência aos de LED, que contam com luzes mais frias e não danificam as folhas.

Com cuidados adequados, como regas e luz natural, os pinheiros de Natal ficam mais resistentes em ambientes internos. Quando for desmontar a árvore, você pode replantá-la em vasos maiores ou em quintais. Nesses casos, recomenda-se inseri-la em um espaço com mais sombra, para que já se acostume com a umidade da noite.

Os pinheiros de natal naturais têm como característica troncos quase retos e folhas compostas por vários filamentos, que formam pequenas escamas verdes, conforme o molde de crescimento da planta, de modo que seus cones permanecem esticados. Confira a seguir alguns tipos de pinheiros naturais.

Tuia-holandesa

Tuia Holandesa

Essa espécie possui folhas verde-claras que exalam um suave aroma cítrico quando tocadas. Em ambientes de clima tropical e quente, o ideal é deixá-la em meia-sombra, recebendo duas horas de luz solar direta. Em climas amenos, ela pode pegar mais sol.

Ela atinge até 4 metros de altura e necessita de regas diárias. Trata-se de uma ótima opção para decoração e oferece vantagens como: pode ser cultivada desde o início em vasos, é facilmente transportável para jardins ou quintais e tem aparência e aroma natalinos.

Tuia-strickta

Tuia-strickta - Pinheiros Naturais

Essa espécie tem como origem o Sudeste da Ásia e suas características são a durabilidade, a beleza e a versatilidade. No Natal, elas representam a confraternização e a saúde.

A tuia-strickta tem traços ornamentais, crescimento rápido e pode atingir até 5 metros. Bastante comum na China e no Japão, sua diversidade ocasionou a criação de diferentes técnicas de cultivo, formas, cores e tamanhos.

Elas necessitam de sol direto, porém em regiões muito quentes devem ser inseridas em locais que recebam sol apenas pela manhã. Também não necessitam de solos muito férteis, adaptam-se bem a solos secos, arenosos e calcários, e as regas precisam ser moderadas.

Thuja occidentalis

Thuja occidentalis - Pinheiros Naturais
Thuja occidentalis

Nativa da Europa, sua altura pode atingir de 15 a 20 metros. Elas possuem coníferas piramidais, ramos mais achatados, folhas pequenas e galhos planos. No decorrer do ano suas folhas costumam ser verdes, mas com um lado inferior que brilha, pois suas glândulas de resina estão presentes nessa parte.

Elas possuem pinhos verde-marrons responsáveis por conter suas sementes. Em épocas mais quentes, as thuja occidentalis precisam ficar sempre em meia-sombra.

Entre os benefícios dos pinheiros naturais está o fato de que podem ser utilizados depois do Natal. Além disso, são árvores aromáticas, ajudam a arejar os ambientes, a controlar a umidade do ar e são sustentáveis, já que não utilizam materiais derivados de petróleo como os pinheiros artificiais.

Árvore de Natal - Construtora e Incorporadora Laguna

Em Curitiba a Esalflores, floricultura e garden center, oferece em seu catálogo pinheiros naturais de Natal para quem tiver interesse em adquirir.

Related Posts

  1. 5 aplicativos que ajudam a inovar na decoração da casa - Construtora Laguna
  2. Como utilizar plantas no apartamento - Construtora Laguna
  3. Parque Barigui
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário