A população mundial atingiu um marco histórico em 2018: pela primeira vez, o número de idosos excedeu a quantidade de crianças pequenas, sendo uma população de 705 milhões de pessoas acima de 65 anos ante 680 milhões de pessoas com idade inferior a 5 anos.
No Brasil, em 2030 o número de idosos alcançará a marca dos 40 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que irá corresponder a 18% da população brasileira. A estimativa é de que o país se torne o quinto do mundo com maior quantidade de idosos. Nesse cenário, a chamada economia prateada tende a prosperar a cada dia mais. Confira abaixo.
A ascensão da economia prateada
Conduzida pelo público sênior, a economia prateada atualmente é a terceira maior economia do mundo, tendo movimentado em 2020 cerca de 1,8 trilhão de reais, conforme aponta a Harvard Business Review.
O crescimento da população sênior estimula oportunidades nesse mercado, tanto em campos de atuação como arquitetura, economia e saúde quanto em cursos técnicos e superiores.
A tendência demanda que o mercado se adapte cada vez mais aos seniores, devido à participação significativa que eles têm na economia. Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que 17% da parcela mais rica do País é composta de pessoas acima de 65 anos.
Em 2020, o Federal Reserve System, banco central dos Estados Unidos, identificou que, dos US$ 116 trilhões do patrimônio familiar nacional, mais da metade (53,2%) pertencia a americanos nascidos até 1964 – os chamados baby boomers.
O público sênior no mercado
Com uma significativa parte do poder aquisitivo do país concentrada nele, a cada dia mais o público sênior demonstra potencial não apenas de concentração de renda, mas também de consumo.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria World Data Lab apontou que o poder de compra dos idosos irá praticamente dobrar em dez anos – de US$ 8,7 trilhões para US$ 15 trilhões. Áreas do mercado voltadas para o público sênior vêm acompanhando essa tendência, não por acaso.
Ainda segundo a consultoria, o público de meia-idade é o que mais consome no mercado e o que concentra os maiores salários. Um futuro reflexo disso é que o grupo de consumidores que mais vai crescer até 2030 é o público 65+, segundo a World Lab.
Os novos idosos e a economia prateada
Atender a essa significativa quantidade de consumidores seniores demanda um novo olhar sobre os novos idosos e suas características, rompendo estereótipos. Independentes, ativos e conectados, os atuais seniores tornam-se cada vez mais adaptados ao mundo contemporâneo. A inclusão digital desse público é um exemplo.
Mais de 90% deles utilizam smartphones e estão presentes nas redes sociais, segundo levantamento da FGV. A realização presencial de tarefas como ir a agências bancárias deixou de ser feita por 45% das pessoas acima de 55 anos, segundo pesquisa do Ibope.
Ainda nesse sentido, 42% aderiram aos canais digitais em seus novos hábitos financeiros. Entre as redes sociais mais acessadas por pessoas acima de 55 anos, estão o Facebook, o WhatsApp e o Facebook Messenger. Elas são acessadas respectivamente por 98%, 95% e 93% dos seniores conectados, segundo a pesquisa Target Group Index Flash Pandemic.
O público sênior mostra-se também um grupo consumidor altamente ativo de serviços relacionados ao turismo, correspondendo a quase 15% das vendas de pacotes turísticos no Brasil. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) aponta que, dessa parcela, 75% viajam por conta própria e 69% o fazem no mínimo uma vez por ano.
Economia prateada em Curitiba
Em 2022, um quarto da população de Curitiba (25%) será composto por pessoas acima de 60 anos, segundo o IBGE. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil para 76,6 anos, percebe-se nesse público uma nova tendência de qualidade de vida. Os seniores buscam, cada vez mais, uma vida repleta de saúde, bem-estar, lazer e compartilhada com outras pessoas.
Para atender a essas demandas, a Construtora Laguna lançou o BIOOS, um projeto inédito no Brasil que irá unir saúde, bem-estar e medicina em um só lugar, com o objetivo de oferecer muito mais qualidade de vida.
Inspirado no conceito senior living, esse inconfundível imóvel-arte irá proporcionar contato com a natureza, uma rotina repleta de lazeres, uma inspiradora vida em comunidade, e saúde e bem-estar atestados por três grandes certificações da construção civil: LEED Gold, GBC Condomínio e WELL.
O selo WELL é primeiro certificado focado exclusivamente na saúde em ambientes construídos, consolidado como uma referência internacional dado seu alto padrão de qualidade e conforto. Ele atestará o BIOOS como um empreendimento que promove a saúde e o bem-estar humano por meio de dez critérios: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.
O BIOOS irá contar com duas torres que se complementam. A BIOOS Health será destinada principalmente ao universo da saúde, abrangendo consultórios médicos e offices. Ao lado, estará a torre BIOOS Home, com apartamentos para o público 60+, criados para facilitar o dia a dia.
Os moradores do BIOOS irão dispor de muita conveniência e uma rotina de atividades para lazer e vivência em comunidade. Além de serviços de limpeza, organização e reparo das unidades, os ocupantes contarão, ainda, com serviço de assistência básica de saúde e atendimento pay per use de cuidado, conforme necessidade.
Esse inconfundível projeto irá oferecer uma estrutura para superar as expectativas de um público com novas exigências. Assista ao vídeo abaixo e acesse a página do BIOOS para conferir mais detalhes sobre este imóvel-arte que irá unir pessoas com um grande desejo em comum: viver mais e melhor.
Fonte: Exame, Valor Econômico e Você S/A