Conheça o Bosco Verticale, edifício que inspirou o BIOOS

Em 2014, na Itália, foi inaugurado o Bosco Verticale, primeiro prédio do mundo no estilo floresta vertical. Anos depois, esse projeto marcante inspirou uma criação inconfundível no Brasil, desenvolvida pela Construtora Laguna: o BIOOS. A seguir, confira mais detalhes sobre esses empreendimentos inovadores!

Por dentro do Bosco Verticale

O complexo residencial Bosco Verticale surgiu como parte de um projeto de reforma urbana na área de Porta Nuova, em Milão. Após seu lançamento, ele se tornou referência para arquitetos, urbanistas e engenheiros de todo o mundo.

Na arquitetura, a floresta vertical se destaca como uma tendência crescente que prioriza a construção sustentável em detrimento dos materiais e técnicas convencionais nas estruturas urbanas. O conceito recorre a camadas de vegetação nas estruturas, que geram microclimas agradáveis, filtram o ar e a luz solar e valorizam a biodiversidade.

A floresta vertical do Bosco Verticale ajudou a revitalizar uma região árida de Milão, por meio de uma vegetação que já atraiu mais de 1.600 espécies de pássaros e borboletas, segundo os administradores do complexo. O empreendimento recorreu a painéis de vegetação (em vez de revestimentos convencionais) e abrange, ao todo, 480 árvores de grande porte, 11 mil gramíneas, 5 mil arbustos e 250 árvores de pequeno porte.

Bosco Verticale – Itália

Com 114 metros de altura, o complexo possui duas torres com varandas repletas de vegetação e apartamentos que surgem como “raízes” para os galhos e ramos. A arquitetura do Bosco Verticale inclui: grandes varandas escalonadas e salientes; coberturas vegetais que acompanham as cores das estações (fachadas mutáveis); sistema de irrigação autônomo e soluções em energia eólica e solar.

Um dos grandes destaques do Bosco Verticale é a forma como a construção propõe um tipo de simbiose entre o homem e a natureza, em plena metrópole. 

Leia mais: Projeto chinês une tecelagem de bambu, natureza e design

Conheça o BIOOS

Em todo o mundo, o lançamento do Bosco Verticale fomentou a criação de empreendimentos que agregam a vegetação como parte do projeto e da paisagem do entorno. Em Curitiba, o complexo do BIOOS foi idealizado como um imóvel-arte inspirado na vida e em sintonia com importantes tendências globais.

O BIOOS representa uma criação inédita no Brasil e coloca em pauta o futuro das cidades e o envelhecimento das populações. Para isso, o projeto unifica bem-estar, saúde, medicina e moradias senior living, para oferecer melhor qualidade de vida às pessoas. O empreendimento propõe um verdadeiro ecossistema para estar e trabalhar, e busca unir pessoas em torno de um objetivo em comum: viver mais e melhor.

Natureza abundante

Fachadas verdes – BIOOS Home

O BIOOS abraça um conceito atemporal permeado pela diversidade de cores, texturas, formas e espécies nativas. Todos os ambientes do complexo serão envolvidos por uma vegetação vibrante de árvores frutíferas e floríferas.

O BIOOS se apoia na premissa de que a natureza tem um forte potencial de regeneração. Por isso, a Laguna projetou incríveis fachadas verdes que agregam mais vida à construção, além de Well Gardens, espaços inspiradores que reforçam a presença do verde no meio urbano.

Por dentro do BIOOS

Localizado na Av. João Gualberto, em uma região nobre e com infraestrutura completa, o projeto do BIOOS obteve a consultoria de Flavia Ranieri, especialista em geroarquitetura, e busca importantes certificações mundiais, como o selo WELL, o GBC Condomínio e o LEED.

Fazem parte da estrutura do BIOOS duas torres que se complementam. A BIOOS Health é voltada ao universo da saúde, com consultórios médicos, espaços comerciais e duas lajes preparadas para receber um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Hospital-dia. Este será dedicado a procedimentos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos de baixa complexidade.

A torre também compreende offices modernos e sofisticados para todos os tipos de profissionais, projetados para receber quaisquer outras modalidades de serviços. Os consultórios da torre BIOOS Health estão dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao lado, a torre BIOOS Home foi planejada para garantir segurança e autonomia aos moradores, com apartamentos para o público 60+ que atendem a diversas necessidades, incluindo assistência básica de saúde e atendimento pay-per-use de medicina, além de serviços para a rotina dos moradores, como limpeza e organização das unidades.   

As unidades do BIOOS Home também abrangem diferenciais de segurança e conveniência para os moradores, tais como: botão S.O.S., tomada inteligente para fogão elétrico com desligamento automático, sensor de fumaça na cozinha, exaustão mecânica no banheiro, portas com 1,10 m de largura, interfone com sistema de vídeo e fechadura eletrônica na entrada do apartamento.

Outro diferencial do BIOOS será o MALL interligando as duas torres, que irá proporcionar um estilo de vida inconfundível. O espaço irá abrigar uma galeria com comodidades, espaços de convivência, lojas e serviços, em áreas amplas e arejadas, perfeitas para momentos de pausa, encontros ou passeios com o pet.

MALL | BIOOS

Em ambas as torres, as áreas comuns do BIOOS foram projetadas para proporcionar uma rotina de bem-estar, lazer, conforto e autonomia. Entre os exemplos estão o rooftop e o espaço funcional, na torre Health, e o espaço gourmet e o lounge externo, no BIOOS Home.

Outro diferencial do projeto é a parceria com o spa Tereza Zanchi e com a Família Farinha, renomados estabelecimentos de Curitiba. O primeiro é reconhecido como um dos melhores spas da cidade, e irá promover tratamentos de estética e terapias de bem-estar para os ocupantes do BIOOS Health. A Família Farinha, por sua vez, irá oferecer seus tradicionais serviços de padaria e delicatessen no MALL do BIOOS, com inconfundíveis produtos de confeitaria de fabricação própria.

O BIOOS reúne uma série de estratégias que serão atestas pelo consagrado selo WELL: primeira certificação do mundo com foco exclusivo na saúde e no bem-estar humano em ambientes construídos. Além dos diferenciais que elevam a qualidade de vida dos ocupantes, o BIOOS integra práticas sustentáveis que mitigam impactos ambientais e fomentam o uso consciente de recursos. No projeto, essas iniciativas serão comprovadas pelas certificações GBC Condomínio e LEED.

Na Galeria Laguna, é possível conferir detalhes sobre o BIOOS, bem como visitar o decorado de uma das clínicas do empreendimento. A Galeria Laguna fica na Av. do Batel, 1713, e está aberta de segunda a sexta, das 9h às 19h, aos sábados das 09h às 18h e aos domingos, das 10h às 17h . Faça uma visita!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário