Localizada na cidade de Marinilla, na Colômbia, a Cannúa se destaca no setor hoteleiro como a primeira pousada ecológica de alto padrão do país. A seguir, confira mais detalhes sobre essa inovadora construção!
A pousada Cannúa
Situada na Cordilheira dos Andes, a Cannúa foi um projeto concebido para que os visitantes possam desacelerar e se conectar de forma sustentável e responsável com as comunidades e os ecossistemas locais.
Distante 40 minutos do aeroporto de Medellín, a Cannúa é toda circundada por área verde, em uma propriedade que inclui 9 hectares de floresta preservada. Sua estrutura abrange 18 acomodações – 10 quartos convencionais e 8 cabanas –, spa, bar e restaurante.
As instalações da pousada ecológica carregam a estética de um belo refúgio com vista deslumbrante para o Vale de Saint Nicholas, e recebem viajantes sozinhos, casais, famílias e grupos de amigos.
A Cannúa incorpora uma arquitetura singular e um design inspirado em princípios éticos e de sustentabilidade. Aos ocupantes, a pousada ecológica promete experiências únicas, alimentação saudável e contato com a incrível biodiversidade colombiana.
A pousada fica em uma área com inúmeras espécies de árvores, anfíbios e aves (muitas endêmicas, exclusivas da região). Até então, mais de 80 espécies de pássaros habitam a propriedade.
Para ampliar a imersão na natureza, a pousada oferece atividades como jardinagem e uma trilha pré-hispânica e indígena. Nesta, são percorridos 15 quilômetros caminhando entre montanhas, fazendas, plantações e cachoeiras, com pausa para piquenique.
Leia também: Conheça o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris
Diferenciais da pousada ecológica
Tijolos de terra compactada
A Cannúa é a primeira pousada do mundo construída com tijolos de terra compactada, produzidos na região a partir de mais de 80 toneladas de solo local e bambu colhido de forma sustentável, o que confere ao empreendimento princípios da economia circular.
As obras mesclaram técnicas modernas com uma prática milenar de moldar e cozinhar os tijolos ao sol, dispensando o uso de caminhões e outras máquinas pesadas. Além de sustentável, a construção assegura eficiência energética e faz com que as instalações absorvam calor durante o dia e o liberem à noite. Isso reduz consideravelmente a necessidade de recorrer a meios artificiais de aquecimento e resfriamento.
Permacultura
Projetada com base na filosofia da permacultura de respeito à natureza, a pousada ecológica possui várias hortas orgânicas e faz o reflorestamento ativo de seu território, para regenerar ecossistemas naturais e se tornar carbono negativo.
Gastronomia orgânica
A cozinha fresca da Cannúa é outro diferencial e propõe o resgate de sabores esquecidos na Colômbia. Para levar aos hóspedes experiências autênticas e surpreendentes, os chefs colhem vegetais diretamente das hortas orgânicas da pousada e utilizam plantas comestíveis não convencionais, as PANCs.
Práticas sustentáveis
Como uma pousada ecológica, a Cannúa adere a diversas práticas sustentáveis, tais como sistema de coleta de água de chuva nos telhados, cultivo de alimentos com adubo de cozinha e sistema de tratamento de água com reúso de águas cinza.
Laguna e sustentabilidade na arquitetura residencial
Em Curitiba, a Laguna é a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. A incorporadora concebe imóveis residenciais, comerciais e corporativos que se destacam por inúmeras práticas sustentáveis, atestadas por grandes certificações mundiais.
Saúde nutricional
Nos imóveis-arte Laguna, o bem-estar humano e o respeito ao ambiente caminham de mãos dadas. Não à toa, a Laguna recentemente entregou o primeiro residencial da América Latina em processo de certificação WELL – o PINAH.
A saúde nutricional é um dos critérios atestados pelo selo, em empreendimentos como o BIOOS e o PINAH. Neles, hortas coletivas incentivam um estilo de vida saudável e possibilitam o cultivo de alimentos frescos e livres de agrotóxicos.
Manutenção da biodiversidade
Nos empreendimentos da Laguna, o paisagismo promove saúde, bem-estar e contato com a natureza, além de contribuir com a manutenção da biodiversidade. O cultivo de espécies nativas é uma prática comum da Laguna, a exemplo do TREVI Batel.
O paisagismo do residencial também inclui plantas trazidas a Curitiba por imigrantes italianos, como uma forma de resgatar a identidade, a memória e os laços afetivos por meio da vegetação.
Já a presença de espécies nativas ajuda a preservar a flora e a fauna locais e a equilibrar o ecossistema. No TREVI Batel, essa prática sustentável é somada a um sistema de irrigação automatizado com sensores de chuva e umidade, para acionamento eficiente.
Reúso de água
A gestão consciente da água é outro compromisso da Laguna em cada uma de suas criações. Nesse quesito, o LLUM Batel é um destaque, tendo sido eleito o edifício mais sustentável do mundo em 2021 pelo LEED Homes Awards.
O imóvel-arte economiza 20% mais água do que o padrão proposto pela certificação LEED. Para se ter uma base, o consumo de água no LLLUM Batel é 75,5% menor quando comparado a edifícios convencionais. Na prática, essa porcentagem corresponde a 80 litros de água por dia.
A Galeria Laguna é outro destaque quando o assunto é gestão consciente de recursos e eficiência. Eleita o edifício mais sustentável do mundo em 2022 pelo US Green Building Council, a construção é autossuficiente em termos de água e de energia e detém os selos Zero Resíduo, Zero Carbono, Zero Água e Zero Energia.
Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem conhecer os decorados, conferir as maquetes, conversar com nossos consultores e entender todos os diferenciais construtivos e sustentáveis dos imóveis-arte Laguna. O espaço funciona de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Confira!