Aventura na natureza: 4 trilhas para fazer próximo a Curitiba

Trilhas para fazer em Curitiba

Passeios na natureza são oportunidades ideais para se desconectar da rotina, aventurar-se por lugares únicos e contemplar paisagens. Confira a seguir quatro inconfundíveis trilhas para fazer próximo a Curitiba.

Experiência encantadora no Salto dos Macacos

Na região de Morretes está situada a encantadora trilha do Salto dos Macacos: um dos lugares mais aclamados por amantes de aventuras, tido como um dos mais belos da Serra do Mar. Um dos elementos que motivam a fama do local é sua impressionante cachoeira de 70 metros, que desce pelo paredão de pedras e deságua numa bela piscina natural.

Do salto, os visitantes podem contemplar o incrível conjunto de montanhas do Marumbi, considerado o mais charmoso do Paraná. Juntas, a paisagem de encher os olhos e a piscina natural para banho proporcionam um verdadeiro mergulho na natureza.

Para chegar ao local, os visitantes percorrem uma trilha imersa na mata, composta por trechos que estimulam a habilidade, com um rio, pedras, árvores e raízes. A caminhada leva cerca de duas horas e, para subir o morro, recomenda-se contar com o auxílio de um guia turístico.

Experiência encantadora no Salto dos Macacos

Refúgio e práticas esportivas no Morro do Cal

Localizada em Campo Largo, a 25 minutos do Parque Barigui, a trilha do Morro do Cal atrai aqueles que buscam ar puro, refúgio e um belo local para praticar hobbies esportivos. O passeio oferece uma experiência leve porém proveitosa, sem grandes desafios técnicos. O percurso até o cume, que possui 1.120 metros de altitude, é realizado em cerca de duas horas.

A base do morro encanta desde a chegada, e a trilha de nível leve proporciona um energizante passeio na mata. O Morro do Cal também é conhecido por seu pôr do sol, que está entre os mais belos da região – ao fim do passeio, ele pode ser apreciado em uma vista 360°, lá do alto. Em meio à bela paisagem, é possível apreciar cadeias de montanhas e as cidades de Curitiba e Campo Largo.

O Morro do Cal oferece uma ótima estrutura para praticantes de esportes como hiking, trekking, paraglider e montanhismo. Do gramado cercado pela Mata Atlântica, é possível acompanhar o pouso dos praticantes de parapente, que voam em meio aos florestais de araucárias. O passeio é uma ótima opção para se aventurar, fazer registros inesquecíveis, contemplar a paisagem e confraternizar com os amigos e a família.

Refúgio e práticas esportivas no Morro do Cal

Trilha para passeio e escalada

O Morro do Anhangava fica situado no Parque Estadual da Serra da Baitaca, no município de Quatro Barras, e contempla tanto esportistas como visitantes que desejam realizar apenas um passeio. Possui cerca de 1.400 metros de altura e está entre os morros mais conhecidos do Paraná, destacando-se como um dos preferidos dos montanhistas da região.

Quando o assunto é trilha, o Morro do Anhangava tende a ser um dos mais procurados, especialmente por aventureiros iniciantes. Apesar de ser considerada leve, sua trilha estimula o condicionamento físico dos visitantes, em uma caminhada que leva aproximadamente duas horas e é rodeada de belas paisagens naturais. O Morro do Anhangava também recebe passeios a cavalo e práticas de voo livre e rapel. Além disso, é considerado um dos melhores locais do Brasil para escalada em rocha, com diversas vias e graus de dificuldade.

Imersão em uma famosa trilha histórica do Paraná

Localizado entre Quatro Barras e Morretes, o Caminho do Itupava é considerado a trilha mais antiga do Paraná e um Patrimônio Histórico Natural do Brasil. Durante séculos, ele foi a principal conexão entre o alto planalto paranaense e o litoral do estado.

Para quem busca revigorar as energias com uma imersão na natureza, o Caminho do Itupava oferece belos rios, montanhas, vales verdes, cachoeiras, trilhas, quedas-d’água e ruínas históricas, tudo isso em meio à bela paisagem da Serra do Mar. Ao longo do passeio, os visitantes podem contemplar de perto a beleza de espécies como orquídeas e bromélias, que integram a natureza local.

A trilha do Caminho do Itupava é indicada para aventureiros mais experientes. O percurso passa por pontos como as ruínas da Casa do Ipiranga, a bela Represa Véu da Noiva, a Garganta do Diabo a Roda-D’Água e o Rio Ipiranga, nos quais os visitantes podem se refrescar. O trajeto original é longo e, para percorrê-lo por inteiro, é necessária uma boa forma física, visto que ele possui 22 km.

Com uma vasta gama de passeios e trilhas a uma proximidade acessível, os habitantes de Curitiba podem embarcar em experiências imersivas e aventuras na natureza, para todos os gostos e níveis de habilidade.

Fonte: Gazeta do Povo, O Que Fazer Curitiba, Curitiba Cult e Bem Paraná

Posts relacionados

  1. Galeria Laguna recebe exposição “Vamos Pintar Curitiba”
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Aventura na natureza: 4 trilhas para fazer próximo a Curitiba

Deixar um comentário