No âmbito sustentável da construção civil, o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é consagrado como um dos mais importantes do mundo. Anualmente, ele seleciona projetos sustentáveis para serem premiados por um júri técnico e eleitos em uma votação aberta ao público. Este ano, o LLUM Batel, da Construtora Laguna, foi o projeto vencedor. Confira abaixo!
A premiação de edifício mais sustentável
Concebido pela U.S. Green Building Council (USGBC) – entidade responsável por certificar construções sustentáveis ao redor do mundo –, o selo LEED elegeu o LLUM Batel como Projeto do Ano, vencedor no prêmio LEED Homes Awards.
Entre dez finalistas, o imóvel-arte da Construtora Laguna destacou-se e ficou em primeiro lugar devido à sua excelência em construção verde, que corresponde aos critérios do prêmio: impacto, design, bem-estar, sustentabilidade e saúde.
Além da primeira colocação no prêmio, o LLUM Batel agora se destaca como a primeira construção brasileira a conquistar o título de edifício mais sustentável do mundo.
Diferenciais sustentáveis do LLUM Batel
Diversos diferenciais construtivos fazem do LLUM Batel uma referência no âmbito das construções sustentáveis. O residencial foi o primeiro pré-certificado pelo LEED Gold no Brasil e incorpora ambientes com sistemas de iluminação que reduzem o consumo excessivo de energia e, consequentemente, os impactos ambientais.
Nesse sentido, o amplo uso da luz natural, as luminárias LED, os sensores de presença e os 23 módulos fotovoltaicos são alguns dos elementos que contribuem significativamente para a redução do consumo de energia do imóvel. Este, em comparação ao padrão considerado pelo LEED, é 15% menor.
Tratando-se do consumo de água, o LLUM Batel gera uma redução de mais de 20% em relação ao padrão proposto pelo selo LEED. Em termos de materiais, mais de 50% da madeira do imóvel-arte é certificada pelo selo Forest Stewardship Council (FSC), além de haver uso prioritário de materiais reciclados.
Dessa forma, o residencial incorpora práticas sustentáveis a cada instante, ao passo que mantém o conforto e a comodidade dos moradores.
Construtora com maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta e combate o consumo excessivo deles.
O comprometimento com o meio ambiente é praticado pela empresa por meio de diferenciais como o excelente desempenho energético de seus imóveis-arte, da adoção de diretrizes para a geração e destinação corretas de resíduos, da aplicação de tecnologias para controle do uso de água e energia e da utilização de materiais recicláveis e regionais.
Sempre em busca de aperfeiçoar cada uma de suas criações, a Construtora Laguna é atualmente a única empresa brasileira que integra o WELL Portfolio, um seleto grupo composto por apenas 30 organizações de todo o mundo. Estas comprometem-se com o desenvolvimento de projetos que promovem saúde e bem-estar à comunidade.
Na construção civil, a certificação WELL impulsiona, por meio de 108 recursos e 10 critérios (ar, água, luz, movimento, conforto térmico, comunidade, som, nutrição, materiais e mente), a criação de espaços construídos com foco na qualidade de vida humana.
O selo WELL vem revolucionando o setor da construção civil com uma abordagem diferenciada voltada a edifícios, organizações e comunidades, com recursos que impactam positivamente a saúde e bem-estar dos ocupantes.
Fonte: Revista Casa e Jardim e XV Curitiba