Curitiba foi eleita um dos 30 melhores destinos turísticos do mundo para visitar em 2025. A lista foi divulgada pela Lonely Planet, a maior editora global de guias de viagem. A seguir, confira mais detalhes!
Curitiba entre os melhores destinos turísticos do mundo
Além de ter sido prestigiada pela Lonely Planet, a capital paranaense se destaca como a única cidade brasileira a aparecer na lista dos 30 melhores destinos turísticos do mundo. Curitiba figurou no ranking por suas soluções urbanas inovadoras, seu compromisso com a sustentabilidade e pela qualidade de vida que oferece aos habitantes.
Nas palavras da Lonely Planet, a cidade “valoriza seus cidadãos e também os turistas, oferecendo uma experiência imersiva, mas discreta”. Na publicação, foram citados, por exemplo, os passeios com e-bikes em pontos importantes da cidade e o Parque Barigui, com sua usina hidrelétrica e lagos artificiais. Outros atrativos destacados pela Lonely Planet foram:
- Arte, escultura e exposições sobre Oscar Niemeyer no MON.
- Flores, esculturas, fontes e a elegante estufa do Jardim Botânico.
- Passeio de trem de Curitiba a Morretes, que passa por montanhas e florestas tropicais da Serra do Mar.
A presença de Curitiba na lista posiciona a cidade em um patamar de destaque, atratividade e relevância no mercado e no turismo internacional, graças a constantes investimentos que a capital faz em termos de turismo, inovação, inteligência, cultura e sustentabilidade.
Leia mais: Espaços que manifestam a cultura italiana em Curitiba
Destaques da capital paranaense

Em destaque no mercado turístico global, Curitiba reúne uma série de atributos que fazem dela um lugar atrativo para habitantes e turistas.
Lazer e cultura
Curitiba compreende diversos espaços culturais que celebram diferentes raízes e a presença de imigrantes que fizeram parte da história da cidade. É o caso do Bosque do Papa, da Praça do Japão, do Bosque Alemão e do Memorial Ucraniano, no Parque Tingui.
Já em locais como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, turistas e habitantes podem contemplar belas obras arquitetônicas, mergulhar no mundo da arte e desfrutar de natureza abundante.
Cidade Verde
A extensa área vegetada é um dos fatores que concederam a Curitiba o título de “Cidade Verde”. São aproximadamente 64,5 m² de área verde por habitante, número que supera em muitas vezes a recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12 m².
A capital paranaense compreende cerca de 330 mil árvores, 43 parques, 900 praças e 14 espaços de conservação. Além disso, promove ações sustentáveis que engajam seus habitantes na manutenção da biodiversidade e promovem a preservação do meio ambiente, como a distribuição gratuita de mudas em todas as regionais da cidade e o plantio anual de 100 mil árvores em áreas privadas e vias públicas.
Gastronomia
A esfera gastronômica de Curitiba reflete sua diversidade cultural. A cidade oferece experiências que permeiam as culinárias italiana, polonesa, alemã, japonesa, entre muitas outras, passando pela alta gastronomia e pela comida típica paranaense.
Além de restaurantes premiados que mesclam ingredientes locais e refeições sofisticadas, Curitiba oferece aos turistas uma imersão completa em outras culturas, como é o caso de Santa Felicidade, onde as raízes italianas se manifestam desde a culinária até a arquitetura.
Inteligente e sustentável
Por sete vezes (cinco consecutivas), Curitiba figurou no ranking das cidades mais inteligentes do mundo, o Smart21 Intelligent Communities. O prêmio reconhece cidades que oferecem ações de governança para prosperidade econômica, políticas de smart cities e desenvolvimento sustentável.
Para Curitiba, esse reconhecimento reforça a oferta bem-sucedida de soluções de mobilidade urbana, práticas sustentáveis e uso da tecnologia em prol da qualidade de vida, entre outras ações que fazem da cidade um lugar próspero, inovador e bem desenvolvido.
Sustentabilidade, inovação e qualidade de vida no mercado residencial curitibano
Alinhada ao desenvolvimento consciente de Curitiba, a Laguna se diferencia como a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. A incorporadora tem uma trajetória reconhecida no setor imobiliário e conquista grandes certificações, títulos e prêmios mundiais, que fazem jus e engrandecem a paisagem da Cidade Verde. Tudo isso está aliado ao propósito da Laguna de tornar as cidades mais belas e melhores para viver.
Em 2021 e 2022, os imóveis-arte LLUM Batel e Galeria Laguna, respectivamente, receberam o título de edifício mais sustentável do mundo, conferindo ainda mais destaque mundial a Curitiba. O LLUM Batel foi eleito pelo prêmio LEED Homes Awards como Projeto do Ano, devido à sua excelência em construção verde, sendo o primeiro empreendimento brasileiro a conquistar esse título.
No ano seguinte, a Galeria Laguna atingiu a maior pontuação LEED da história (103 pontos) e obteve o nível Platinum, se tornando o edifício mais sustentável do mundo de acordo com o USGBC. A construção foi certificada pelos selos WELL Platinum, TRUE Zero Waste, Zero Energy, Zero Water, Zero Carbon e LEED Platinum.

Além dos diferenciais sustentáveis, os imóveis-arte da Laguna se encontram em regiões privilegiadas da cidade, próximo a parques, ciclovias, pontos gastronômicos e áreas de lazer, o que possibilita aos moradores desfrutar o melhor que Curitiba tem a oferecer.

Mais detalhes dos empreendimentos podem ser conferidos na Galeria Laguna, que recebe clientes e visitantes de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na Av. do Batel, 1713. Conheça!