Como a Laguna garante eficiência energética em seus imóveis de alto padrão

Como a Laguna garante eficiência energética em seus imóveis de alto padrão - Construtora Laguna
MAI Terraces

Um imóvel energeticamente eficiente é, em poucas palavras, aquele capaz de fazer mais com menos energia. Seguindo este raciocínio, o termo “eficiência energética” se refere ao consumo racional de recursos e, no contexto da construção civil, envolve questões relacionadas a iluminação, ventilação e aquecimento de água, entre outras.

Além de promover economia financeira, imóveis eficientes minimizam os impactos causados ao meio ambiente, contribuindo para a conservação dos bens naturais e garantindo qualidade de vida para as futuras gerações; proporcionam um estilo de vida mais saudável, já que reduzem a necessidade de climatização e iluminação artificiais, o que ameniza os riscos de doenças respiratórias e alergias; e ainda elevam a sensação de bem-estar e conforto.

Em Curitiba, onde os verões costumam ter poucos dias de calor extremo e os invernos são rigorosos, os imóveis de alto padrão devem investir em tecnologias que garantam temperaturas agradáveis durante o ano inteiro, utilizando a menor quantia de energia possível.

A Construtora Laguna é pioneira e líder em construção sustentável no Brasil. Em parceria com a Petinelli, especialista em consultoria de projetos de engenharia para a certificação de construções verdes, a construtora mostra que é tecnicamente possível e economicamente viável projetar e construir empreendimentos realmente eficientes e confortáveis, além de inspiradores, com arquitetura autoral e vistas panorâmicas.

Seguindo tendências mundiais

Como a Laguna garante eficiência energética em seus imóveis-arte - Construtora Laguna
Painéis fotovoltaicos – LLUM Batel

Os Emirados Árabes inauguraram recentemente a maior fazenda solar do mundo, com o objetivo de fazer com que 50% de toda a energia utilizada no país seja gerada por placas fotovoltaicas. Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio anunciou planos de instituir novos pré-requisitos relacionados à eficiência energética de vidros e demais materiais para licenças de construção. Em Genebra, o último Salão do Automóvel apresentou a força dos carros elétricos, principalmente no mercado europeu.

Acompanhando a transformação mundial promovida por medidas de redução de emissão de poluentes e a crescente conscientização ambiental da população, a Laguna utiliza diretrizes internacionais — como a norma ASHRAE 55: Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy e o globalmente reconhecido selo LEED — para criar imóveis-arte que quebram paradigmas e surpreendem pela eficiência energética e qualidade técnica.

Os lançamentos ALMÁA Cabral e MAI Terraces são exemplos de como os investimentos em eficiência energética podem agregar valor na vida do morador. Os dois residenciais de alto padrão serão capazes de produzir energia solar suficiente para suprir cerca de 30% da eletricidade utilizada pelo condomínio. Além disso, serão disponibilizados pontos de recarga para bicicletas e carros elétricos, sendo que no ALMÁA essa demanda também é suprida por energia limpa.

Como a Laguna garante eficiência energética em seus imóveis - Construtora Laguna
Bicicletário – ALMÁA Cabral

Outro exemplo é o LLUM Batel, futuro residencial mais eficiente do país. Tendo a luminosidade como marca, a aplicação do vidro de sua fachada passou por diversas análises que asseguram o desempenho térmico. Seguindo o índice WWR (Window-to-Wall-Ratio), que estipula a proporção ideal entre as janelas e as paredes, as áreas envidraçadas do LLUM representam apenas 25% da área total de fachada e são orientadas de forma a extrair benefício da luz solar.

Como a Laguna garante eficiência energética em seus empreendimentos de alto padrão - Construtora Laguna
Fachada – LLUM Batel

Este fator, entre diversos outros, reduziu o número de horas em que sistemas mecânicos como o ar-condicionado são necessários durante o ano. Em relação a outros imóveis do segmento, o LLUM Batel consome 25% menos energia, seguindo o conceito de conforto adaptativo para edifícios naturalmente ventilados.

Tecnologia que alia sofisticação, eficiência e conforto

Como a Laguna garante eficiência energética em seus empreendimentos - Construtora Laguna
ROC Batel

A Laguna tem o propósito de oferecer imóveis-arte que entregam inovação construtiva e tecnológica, projetos arquitetônicos únicos e diferenciais relevantes, destacando-se na paisagem curitibana e proporcionando experiências únicas a seus clientes.

Para o dimensionamento adequado dos vidros e esquadrias de seus imóveis, a construtora realiza uma rigorosa análise técnica, assim como simulações energéticas e de ventilação natural. Com o empreendimento já ocupado, também são feitas medições de controle, confirmando o compromisso com a qualidade a partir de bases científicas.

Entre os itens técnicos que contribuem para a eficiência energética dos empreendimentos estão vidros duplos e esquadrias de alto desempenho, paredes externas com isolamento térmico (BCCA, gesso acartonado e, onde a simulação indicar necessário, manta térmica) e calefação através de piso aquecido.

Para conhecer mais detalhes sobre os empreendimentos da Laguna, agende uma visita ao Espaço do Cliente ou a um de nossos decorados — ALMÁA Cabral e ROC Batel — pelo WhatsApp: (41) 99188 2939.

Leia também: Além do meio ambiente: 5 benefícios de residências sustentáveis para a vida dos moradores

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário