Uma das tendências que mais vêm sendo valorizadas no campo da arquitetura é o conceito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance): sigla do inglês utilizada para referir-se aos pilares ambiental, social e governança corporativa aplicados a empresas e instituições. Confira abaixo a importância dessa agenda e como ela é posta em prática no mercado da arquitetura e da construção civil.
Conceito ESG no âmbito empresarial
Também chamado de sistema ESG, esse conceito é utilizado como uma ferramenta que avalia a atuação e os impactos de empresas nos âmbitos social, ambiental e de governança.
Ao incentivar boas práticas nesses três campos, o conceito ESG proporciona impactos positivos e maior credibilidade às corporações que o adotam por meio da responsabilidade socioambiental e de uma governança empresarial eficaz.
No quesito ambiental, o ESG envolve aspectos como o uso consciente de recursos naturais, a redução de impactos ambientais provenientes de atividades humanas, além de demais práticas em prol do meio ambiente disseminadas nas políticas, processos e equipes da organização.
No âmbito social, incentiva um olhar humanizado a todas as pessoas que a companhia engloba, desde colaboradores até a comunidade na qual ela atua, com o intuito de contribuir para a qualidade de vida de todos.
O pilar de governança, por sua vez, abrange todo o conjunto de normas, processos, indicadores, decisões e demais aspectos administrativos relacionados à estrutura e às práticas de gestão da corporação.
Aplicações do conceito ESG
No pilar ambiental, o conceito ESG pode ser aplicado no campo da arquitetura por meio de práticas como o uso de madeira engenheirada, a predominância de vidro em prol da iluminação natural reforçada, assim como presença de paisagismo, painéis fotovoltaicos, ventilação cruzada e demais elementos que reduzem impactos ambientais e otimizam o uso de recursos naturais.
No âmbito social, o sistema ESG reforça a importância de aspectos como investimento em projetos sociais, diversidade entre os colaboradores e respeito ao capital humano – clientes, fornecedores e comunidade em geral.
Em termos de governança, essa estratégia estimula o cumprimento de obrigações fiscais e legais, a gestão de riscos e de crises, a transparência, o aprimoramento da estrutura de governança, entre outras boas práticas corporativas.
Importância e vantagens do sistema ESG
O conceito ESG tem alta importância no campo corporativo por incentivar o posicionamento das organizações ante às questões sociais e climáticas.
As práticas desse sistema qualificam empresas que contribuem para a preservação do meio ambiente e para a saúde das pessoas, proporcionando vantagens como a conquista de certificações que atraem clientes e parceiros, elevando a credibilidade no mercado e estimulando boas práticas contínuas.
Em termos de investimento, o conceito ESG aplicado à cultura organizacional da empresa eleva as possibilidades de negócios, parcerias e contratos bancários, dada a responsabilidade socioambiental que as organizações assumem e demonstram em seus princípios.
Posicionamento e iniciativas sustentáveis da Laguna
No campo da construção civil, a Construtora Laguna exerce um importante papel no desenvolvimento consciente da sociedade, com base em valores voltados ao compromisso ambiental e à responsabilidade social.
À medida que estabelece um relacionamento contínuo, singular e transparente com clientes, parceiros e fornecedores, a Laguna cria projetos que geram mínimo impacto ambiental e incorporam práticas como uso de matéria-prima local, recursos de economia energética e de água, reúso de água da chuva e uso de energias renováveis.
Atualmente, a Construtora Laguna é a empresa do ramo com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, destacando-se sempre pelo conforto, pela inovação e pelas tecnologias certificadas por importantes selos internacionais sustentáveis e de qualidade, como o LEED e o WELL.
Fonte: Casa Vogue, Exame, Paradigma Arquitetura e UGREEN