Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Construtora LagunaPromover a conexão com a natureza na decoração é uma tendência que, além do efeito estético, traz diversos benefícios à saúde, como melhoria da qualidade do ar e do bem-estar. Mas quem tem animais de estimação em casa deve ficar atento, pois algumas plantas podem ser tóxicas em contato ou quando são ingeridas pelos pets.

Apesar de geralmente não se alimentarem de vegetação, a curiosidade, o desejo por atenção do dono ou, em caso de filhotes, o crescimento dos dentes pode fazer com que cães e gatos acabem comendo folhas e flores. Portanto, antes de adquirir uma planta ornamental é importante pesquisar sobre seus efeitos em animais e, se houver perigo, posicioná-la em locais de difícil acesso.

Se houver intoxicação, o indicado é limpar a boca do animal cuidadosamente com água corrente e encaminhá-lo imediatamente ao veterinário. Mesmo que você não saiba exatamente o que causou o problema, informar as espécies de plantas que possui em casa e, se possível, levar amostras ou fotografias auxilia o diagnóstico e acelera o tratamento.

Manter os pets ativos, levá-los para passear com frequência e contar com um ambiente adequado para que liberem sua energia ajuda a evitar que busquem distrações nas plantas da casa. Em caso de apartamentos, um espaço pet é o ideal, pois oferece segurança e estimula o contato com outros animais. O LLUM Batel é um exemplo de residencial que se preocupa com o bem-estar dos animaizinhos, oferecendo estrutura adequada para que se divirtam com tranquilidade e proteção.

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - LLUM Batel - Construtora Laguna

Confira a seguir uma lista de oito espécies que podem colocar a segurança de seu pet em risco:

Copo-de-leite

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Copo-de-leite - Construtora Laguna

Muito presente em decorações internas e comum em locais com abundância de água, o copo-de-leite libera oxalato de cálcio e saponinas, substâncias extremamente tóxicas para animais domésticos. Sua seiva causa inflamações na garganta e boca e a planta pode provocar irritação das mucosas, dor severa e edema de lábio, língua e palato. Quando em contato com os olhos, gera edema, fotofobia e lacrimejamento.

Violeta

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Violeta - Construtora Laguna

Comum principalmente no Sul e Sudeste do país, seu aroma suave e folhas de cor vibrante trazem vida à decoração. No entanto, a produção de violinha, ácido tânico e salicílico faz com que o caule e a semente da violeta provoquem diversos sintomas se ingeridos em grandes quantidades. Entre eles estão nervosismo, gastrite, queda na respiração e circulação e problemas intestinais.

Samambaia

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Samambaia - Construtora Laguna

Por se adaptarem muito bem a ambientes com pouca incidência de luz solar, as samambaias são excelentes opções para trazer o verde e o frescor da natureza para residências. Mas mesmo secas, suas folhas colocam os animaizinhos em risco. Os sintomas da ingestão podem ser letais, e incluem febre, perda de sangue e diminuição do número de plaquetas.

Espada-de-são-jorge

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Espada-de-são-jorge - Construtora Laguna

Há quem acredite que a espada-de-são-jorge traz prosperidade e espanta energias ruins. Independentemente de crenças, seu efeito escultural, fácil cultivo e rusticidade a tornam uma planta clássica em projetos de paisagismo e decoração. Porém, mesmo com menor grau de toxidade, sua ingestão é prejudicial tanto para animais como para pessoas. Nos pets, ela causa salivação intensa e irritação da mucosa, assim como dificuldade de movimentação e respiração.

Bico-de-papagaio

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Bico-de-papagaio - Construtora Laguna

As folhas modificadas em tons de vermelho que lembram a estrela de Belém são comumente utilizadas complementando decorações temáticas de Natal. Quando cortadas, liberam uma seiva leitosa que deve ser evitada também por humanos, pois em contato com os olhos pode causar irritação, lacrimejamento e dificuldade de visão. Já o contato com a pele dos animais ocasiona lesões cutâneas e conjuntivite e sua ingestão inflama estômago e intestinos.

Lírio

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Lírio - Construtora Laguna

O agradável perfume é um dos principais fatores que levou à popularização do lírio. Ele é causado pela feniletilamina, substância que estimula a produção de endorfina no organismo humano, provocando a sensação de tranquilidade e bem-estar. Porém, todas as espécies da planta são consideradas tóxicas, causando irritações, coceira na pele, dificuldade para engolir e respirar e alterações nas funções renais e neurológicas.

Azaleia

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Azaleia - Construtora Laguna

A azaleia suporta o frio e se adapta bem a diversos ambientes. Suas cores variam entre magenta, laranja, rosa, vermelho, amarelo, lilás e branco e, pela variedade estética, são bastante versáteis. Mas cuidado, ao ingerir seu néctar, o pet pode sofrer com inúmeras complicações, entre elas salivação intensa, perda de apetite, arritmia cardíaca, queda de pressão, convulsões, cegueira, fraqueza e tremores, chegando até mesmo ao coma.

Hera

Conheça as plantas que são tóxicas para seu pet - Hera - Construtora Laguna

Com beleza delicada, a hera é uma planta trepadeira que pode compor arranjos com outras flores e folhas ou ser a protagonista de uma cesta suspensa. Porém, seu óleo causa irritações e coceira excessiva, assim como dificuldade para engolir e respirar.

Leia também: Qualidade sonora e apelo visual: caixa de som harmoniza com qualquer tipo de decoração

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário