É sabido que temas como sustentabilidade, biofilia e o estilo de vida contemporâneo têm direcionado a arquitetura e a construção civil por caminhos cada vez mais inovadores. A seguir, confira alguns projetos arquitetônicos com propostas diferenciadas e entrega próxima.
Inspiração ocidental na Assembleia Nacional do Benin
Atualmente em construção, o projeto arquitetônico da Assembleia Nacional do Benin leva o nome de Francis Kèré, primeiro arquiteto africano a ser contemplado com o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”.
Desde 2021, Kèré consolidou um legado de construções cívicas e comunitárias e, agora, comanda a execução da nova Assembleia Nacional do Benin. O projeto de 35 mil m² será concebido como uma praça pública coberta, com acesso a um pátio central reservado.
O formato da construção se inspira na “árvore do palavrório”, um símbolo atemporal da região que consiste em um local de debate e reunião, no qual os povos originários se reuniam sob uma árvore para tomar decisões referentes às comunidades locais. A prática é bem enraizada na cultura da África Ocidental.
Além da inspiração na árvore, o edifício integra dupla fachada com elementos escultóricos, que fornecem abrigo e sombreamento para a intensa incidência solar, além de favorecer a ventilação natural por seus planos verticais.
Acima da estrutura principal estão as funções auxiliares do edifício, agrupadas em um volume suspenso. Na cobertura, há um terraço aberto e acessível à comunidade, ornamentado com jardins. No hall central, uma ampla escada em caracol conecta a sala do parlamento aos escritórios do pavimento superior.
Toda a área em torno da assembleia foi transformada em um parque público que se estende até a base da árvore do palavrório, onde a comunidade poderá reviver a tradição desse espaço de encontro e debate. O parque confere a sensação de abertura e transparência ao projeto e presenteia o centro da cidade de Porto Novo com um importante espaço público.
Leia também: Conheça o Prêmio Pritzker de arquitetura e o vencedor de 2024
Uma nova face da vida corporativa em Singapura
Com a popularização do trabalho remoto e o retorno parcial aos escritórios, a arquitetura corporativa tem revolucionado o que antes se entendia por espaços profissionais. Em Singapura, o Keppel South Central se apresenta como um novo ecossistema que desafia os limites convencionais, com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2025.
O arranha-céu se estabelece na vanguarda dos espaços colaborativos e inovadores, voltados a comunidades ativas e dinâmicas. A torre compreende cerca de 60 mil m², com 33 pavimentos dedicados a escritórios; ecossistema de trabalho e lazer aberto 24 horas; piscina e academia; Sky Terrace (terraço com jardim e cozinha comunitária); 2 mil m² de espaços de varejo e restaurante e bar na cobertura.
No projeto, os amplos espaços verdes, a piscina descoberta e a vista de 360° para a paisagem costeira e para o centro de Singapura estimulam a permanência dos ocupantes. Por sua vez, a fachada do edifício se curva próximo à base, fazendo um sombreamento para os pedestres, enquanto os moradores do bairro terão à disposição uma praça ao ar livre com lojas, cafés e restaurantes.
O Keppel South Central tem o compromisso ambiental entre seus diferenciais e irá utilizar células solares nos telhados e sistemas de captação da água da chuva, colocando-o entre os edifícios corporativos mais sustentáveis de Singapura.
O projeto prevê economia energética suficiente para abastecer aproximadamente 1.300 casas na cidade por ano – o que rendeu o prêmio BCA Green Mark Platinum Super Low Energy Award – e economia de água de aproximadamente 10 piscinas olímpicas.
O primeiro hotel carbono positivo dos Estados Unidos
No setor hoteleiro, um grandioso projeto biofílico e sustentável une duas grandes tendências globais em uma só instalação. Trata-se do Populus Hotel, em Denver, nos Estados Unidos, já construído e com abertura prevista para 2024. O projeto deve traduzir de forma surpreendente a estética biofílica ao integrar em seu design formatos que se assemelham aos padrões de crescimento da Populus tremuloides, árvore nativa do Colorado.
Como resultado, o projeto traz um design encantador, sustentável e em harmonia com o entorno. A inspiração na natureza se apresenta desde a fachada do hotel, que em homenagem à casca branca da árvore incorpora aberturas pontuais com padrões irregulares. Estes conferem aos hóspedes vistas por janelas de diferentes tamanhos.
No térreo do Populus Hotel, tons terrosos evocam calor e conchego no lobby e no restaurante. Na cobertura, as suítes, o bar e um outro restaurante reverenciam a natureza com um formato de copa de árvore, valorizando cores vibrantes, luz natural e uma vista deslumbrante para as montanhas rochosas, o Civic Center Park e o centro da cidade.
No quesito sustentável, a construção se destaca como o primeiro hotel carbono positivo dos Estados Unidos, elevando o patamar de edificações ecológicas na indústria hoteleira. Para conquistar esse posto, o hotel prioriza o uso de materiais de compensação de carbono, bem como práticas regenerativas. Também faz parte do projeto a iniciativa de plantar milhares de acres de floresta, a fim de contribuir para a manutenção da biodiversidade local.
Uma comunidade 100% elétrica em Ontário
Em Ontário, no Canadá, a empresa Gensler irá dar vida ao inovador Electric Vehicle Enclave Park: um projeto residencial com emissão zero, criado para os adeptos de veículos elétricos. A Gensler denomina o empreendimento como uma comunidade totalmente elétrica, alimentada pelo sol e por tecnologias verdes.
Com entrega prevista para o fim de 2024, o projeto consiste em quatro estruturas residenciais circulares, com capacidade para abrigar 84 famílias, projetadas como condomínios com unidades de um a três quartos. Os edifícios são posicionados para maximizar a incidência solar, a fim de alimentar os painéis solares que irão abastecer a rede de energia da comunidade.
Além disso, as unidades são equipadas com aparelhos de eficiência energética e ERVs para ar filtrado – dispositivos que mantêm a qualidade do ar interna e reduzem a demanda energética.
O EVE Park inclui carregadores de carros elétricos e um programa de compartilhamento de carros voltado aos moradores. Em vez de uma garagem convencional, o projeto dá vez a uma torre de estacionamento automatizada por edifício, na qual é possível estacionar veículos de modo vertical e rotativo, sobrando mais espaço para jardins, trilhas e outros elementos do paisagismo.
O residencial traz, portanto, um conceito inovador de comunidade, tecnologias verdes e otimização de espaço, promovendo um estilo de vida moderno, dinâmico e compartilhado que deve inspirar outras construções no futuro.
Tendências globais em Curitiba
Em Curitiba, a Construtora Laguna se destaca como a incorporadora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, com um inconfundível histórico de pioneirismo em construção verde e importantes certificações mundiais.
No universo corporativo, a Laguna já deu início à construção de um inovador ecossistema para viver, trabalhar e estar na capital paranaense. O BIOOS é um empreendimento inspirado na vida e em sintonia com as tendências construtivas globais. Além de unidades senior living no BIOOS Home, a torre Health irá englobar consultórios, offices, espaço para receber um Hospital-Dia e um Centro de Diagnóstico por Imagem e um mall.
Na torre Home, os moradores serão contemplados com diferenciais como: atendimento Pay Per Use de cuidado, praças e Well Gardens, serviços de limpeza, organização e reparo das unidades, áreas comuns idealizadas para o público 60+ e serviços de assistência básica de saúde.
Já na torre Health, adequada às exigências da Anvisa, os ocupantes terão acesso a consultórios com a estrutura necessária para os profissionais da saúde atuarem em suas especialidades, hall com iluminação natural, offices projetados para todos os tipos de profissionais e áreas de lazer, como o lounge de descompressão e o rooftop.
Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem conhecer os diferenciais que tornam os imóveis-arte Laguna verdadeiros legados para a cidade. Em 2022, o edifício foi classificado pelo USGBC como o mais sustentável do mundo e será certificado pelos selos WELL Platinum, LEED Zero Waste, LEED Zero Carbon, LEED Platinum e LEED Zero Energy.
Com 68 módulos fotovoltaicos e pontos de recarga para carros e bicicleta elétricas, a Galeria Laguna é autossuficiente em termos de energia e agrega um sistema de potabilização de água da chuva que abastece 100% do consumo do edifício.
A Galeria Laguna está aberta para visitantes de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Conheça!