A chegada da primavera envolve a capital paranaense nas cores, nos aromas e no charme da estação. Esta época é um convite para que os moradores e visitantes redescubram a cidade. A seguir, confira algumas dicas para aproveitar a primavera em Curitiba.
Parques e ruas coloridas
A chamada “Cidade Verde” soma mais de 60 m² de áreas verdes por habitante, distribuídas entre 44 parques e bosques de diversas regiões. Com tantas áreas vegetadas, a primavera em Curitiba é a ocasião perfeita para conferir de perto a floração e a frutificação das plantas que revigoram a cidade.
As flores da estação, como petúnia e boca-de-leão, são algumas das espécies que conferem novas cores aos bosques, jardins e parques de Curitiba, como no Barigui, no Bosque do Papa, no Tingui e no Passaúna. Tais espaços são ideais para aproveitar as trilhas, lagos e pistas de corridas, que ficam ainda mais belos com a floração das espécies.
Talvez o principal cartão-postal da cidade, o parque Jardim Botânico ganha ainda mais destaque durante a primavera. Inspirado nos jardins franceses, o local encanta os visitantes desde o tapete de flores na entrada do parque até os canteiros e jardins floridos que recebem cerca de mil mudas.
Já nas vias da cidade, quem passa pelas agradáveis ruas dos bairros Juvevê, Jardim das Américas, Alto da XV ou Bacacheri pode apreciar a exuberância dos ipês-amarelos, abundantes na primavera. Em bairros como o Jardim Botânico e o Cajuru, por sua vez, as belas flores brancas conhecidas como pata-de-vaca ornamentam as ruas com todo o seu charme.
Leia mais: 4 lugares para se aquecer no inverno curitibano
Hortas urbanas
Um programa fixo que vale a visita são as hortas urbanas, distribuídas por 147 espaços da cidade. Elas recebem o cultivo de hortifrútis, reúnem famílias de produtores, promovem a saúde nutricional dos habitantes e fomentam hábitos sustentáveis entre a comunidade.
Em imóveis-arte da Laguna, como o TREVI Batel, o KAÁ, o AMPIO e o BIOOS, as hortas dispostas entre as áreas comuns serão uma oportunidade de cultivar alimentos no conforto do próprio condomínio, contemplando os benefícios de saúde mental e nutricional dessa prática.
Todos esses imóveis-arte são atestados pela certificação WELL, que objetiva elevar a qualidade de vida dos moradores. Nos empreendimentos, o paisagismo é voltado à integração com o espaço urbano, visando o bem-estar e a valorização das áreas verdes da cidade.
O paisagismo do TREVI traduz o zelo da Laguna pelo desenvolvimento sustentável, de modo amplo. No imóvel-arte, plantas floridas, arbustos com floração perfumada e jardineiras com volumes definidos irão proporcionar aos moradores o saudável convívio com a natureza.
Além disso, o paisagismo do TREVI será composto por espécies nativas, essenciais para a manutenção dos ecossistemas e para conservar a fauna e a flora locais.
Fonte: Gazeta do Povo, TOPVIEW e Prefeitura de Curitiba
Sabores da primavera
Na região do TREVI Batel, diversos restaurantes aproveitam as virtudes da primavera em termos de cores, sabores e ingredientes. O restaurante Quintana cativa pelo conceito de enogastronomia, que explora a harmonização dos pratos com vinhos, e mescla práticas sustentáveis a refeições preparadas com alimentos frescos e saborosos, produzidos localmente.
O Negrita Café Bar – Botanique Oásis, por sua vez, funde em um perfeito refúgio um café, um bar e uma loja de plantas. O local serve receitas inspiradas na América Latina e pratos que acompanham a mudança das estações, em um ambiente aconchegante e com o frescor das folhagens.
O estabelecimento faz parte da premiação na campanha Curitiba Inconfundível, da Laguna, que convida todos a registrar e publicar fotos da Grande Curitiba. A melhor imagem de cada mês é contemplada com um voucher do Negrita Café Bar. Para participar da ação, basta postar uma foto da cidade em modo público no Instagram, seguir o perfil da construtora e marcar a Laguna no post participante. Confira o regulamento em nosso blog!
Próximo à Galeria Laguna, na Av. do Batel, o Jardim Secreto é outro estabelecimento que se destaca na primavera, pela união de sabores, aromas, texturas e cores. O restaurante serve pratos da gastronomia clássica, mediterrânea e contemporânea, e se diferencia por criações afetivas que cativam os clientes.
Localizada perto de vários pontos de vendas de frutas e verduras orgânicas, a Galeria Laguna dispõe também, em sua parte externa, de áreas vegetadas que promovem contemplação, relaxamento e equilíbrio da saúde mental. Além disso, a Galeria Laguna está próxima de locais floridos e vegetados, como a Praça do Japão, que revigora os visitantes com sua área arborizada de 14 mil m² e dezenas de cerejeiras.
Classificada como o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna recebe clientes e visitantes que desejam saber mais sobre os imóveis-arte Laguna, conversar com os consultores ou visitar decorados e maquetes. O espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713.