Mais uma vez, Curitiba se reafirma no universo arquitetônico e da sustentabilidade, agora com o Viva Barigui. O projeto desse notório parque linear já é reconhecido internacionalmente por sua promoção de biodiversidade, mobilidade e uso otimizado do espaço urbano. Confira mais detalhes abaixo.
A concepção do Viva Barigui
Em todas as cidades, os parques cumprem importantes funções nos âmbitos social e ambiental, desde a oferta de lazer e recreação em meio à natureza até a prevenção de enchentes e a preservação das faixas de drenagem dos rios.
Elevando o compromisso socioambiental de Curitiba a um novo patamar, o parque Viva Barigui é uma iniciativa entre a prefeitura e a Oficina Urbana de Arquitetura. O projeto integra a terceira e maior expansão do ParkShoppingBarigüi e deverá transformar a paisagem da região.
Atualmente em fase de construção, o parque terá uma estrutura linear em aço vermelho com 600 metros de extensão, que liga o Parque Barigui ao shopping e deverá ficar pronta em novembro de 2024.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o Viva Barigui irá integrar uma área preservada de 45 quilômetros, junto a outros espaços. O projeto promete impactar a cidade de várias formas, incluindo a oferta de novas áreas de lazer, a revitalização do espaço urbano, a integração entre os ambientes natural e construído e o incentivo à mobilidade ativa.
Leia mais: 4 marcos da arquitetura de Curitiba
Destaques do projeto
O Viva Barigui celebra a identidade local, ao passo que fortalece os laços entre a comunidade e a cidade. Esse novo marco terá grande destaque por soluções como:
- Espaços recreativos: o projeto abrange diversas áreas de uso comum, como ciclovias, playground, pista para caminhada, bicicletário, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica ao ar livre, parque para pets, fonte seca interativa, pergolados para descanso, entre outros espaços conectados ao paisagismo local.
O grande destaque é o mirante, uma passarela semicircular e metálica de onde será possível contemplar a mata nativa da região e a vegetação ciliar do rio Barigui, que deve ser recuperada ao longo da execução do projeto.
- Renovação urbana: a construção do parque linear tende a impulsionar a renovação de outras estruturas, como o sistema viário da região, que irá interligar o acesso a outros parques da cidade. Também estão previstas novas ciclovias, sinalização, arborização e iluminação exclusiva, além de áreas preservadas delimitadas.
- Compromisso ambiental: o Viva Barigui irá preservar áreas que foram ocupadas irregularmente e promover a biodiversidade. Isso será feito através do plantio de mais de 450 mudas de árvores e 500 m² de forrações de espécies nativas.
Além disso, devem ser feitos: a despoluição do rio Barigui e seus afluentes, a expansão da rede de coleta e tratamento por parte da Sanepar e práticas de educação ambiental para conscientizar a comunidade acerca dos cuidados com as bacias hídricas.
Reconhecimento global
Assim que estiver pronto, o Viva Barigui entrará para a lista dos 10 maiores parques lineares do mundo. Já na fase projetual, ele foi destaque no renomado prêmio Global Architecture & Design Awards (GADA), conquistando o primeiro e o terceiro lugar nas categorias Conceito de Projeto Paisagístico e Desenho Urbano, respectivamente.
O projeto também foi premiado na categoria Arquitetura e Cidades pelo Design For a Better World (DFBW) 2023. A previsão é que o Viva Barigui, dentro da extensão de 45 km, passe por 25 bairros que terão ainda outras mudanças nos próximos anos.
No contexto de melhoria e valorização do entorno, a Construtora Laguna exerce um estreito compromisso socioambiental com Curitiba. A incorporadora se destaca com o maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil e soma renomadas certificações globais, como os selos WELL, GBC Condomínio e LEED, que atestam as práticas sustentáveis e de alto padrão e conforto.
Os imóveis-arte Laguna reúnem uma série de atributos que contribuem com a qualidade de vida e incluem aspectos como paisagismo, espaços restauradores, conforto, tecnologia, acesso à natureza e práticas sustentáveis, promovendo bem-estar social e ambiental.
Localizado nas proximidades do Parque Barigui, o KAÁ é um imóvel-arte Laguna em construção que também irá estabelecer diálogo entre os espaços urbanos e o verde abundante. Em meio a um terreno de 1 hectare e circundado por parques naturais, o empreendimento se destaca por uma volumetria escalonada e por verdadeiras casas suspensas com inspiração na natureza brasileira.
Assim, a estética do KAÁ é resultado do bem-estar interno e externo que se deseja gerar. As residências suspensas se sobressaem pelos espaços-terraços e por uma inconfundível vista para o bosque da Copel.
Na Galeria Laguna, é possível conferir detalhes do KAÁ e dos demais imóveis-arte da construtora, bem como os diferenciais sustentáveis que beneficiam o moradores e a comunidade. O local funciona de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Faça uma visita!