Cada vez mais, as terapias alternativas têm representado uma quebra de paradigmas nos cuidados com a saúde física e mental, em complemento aos tratamentos médicos convencionais. A seguir, confira mais detalhes sobre essas terapias e algumas modalidades.
A ascensão das terapias alternativas
No universo da saúde, abordagens holísticas ou energéticas se fundamentam na concepção de que o ser humano é um organismo interligado. As terapias alternativas são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e se referem a práticas terapêuticas que complementam os tratamentos tradicionais.
Muitas dessas terapias integram abordagens naturais, emocionais ou espirituais e são de origem oriental, propagando práticas milenares. No Brasil, as terapias alternativas se desmembram, atualmente, em 29 práticas. Elas atuam principalmente em prol de questões emocionais e buscam promover o equilíbrio entre os âmbitos físico e psicológico.
As terapias alternativas são especialmente recomendadas no combate ao estresse, à ansiedade e às dores crônicas, resultando em significativa melhora no bem-estar e na qualidade de vida como um todo.
Reflexologia: uma prática chinesa de equilíbrio físico e mental
Oriunda da medicina chinesa, a reflexologia é uma terapia ligada à acupuntura e se baseia na anatomia e na fisiologia humana. A partir do estudo dos reflexos do corpo, essa prática utiliza técnicas de massagem nos chamados plexos nervosos.
Na reflexologia, o terapeuta faz pressões nos pés e nas mãos do paciente, em pontos que correspondem a diferentes órgãos do corpo. Estes são indiretamente estimulados com o procedimento, junto a outras regiões corporais. O estímulo aos plexos nervosos equilibra a energia corporal, alivia tensões, ativa a circulação sanguínea e combate problemas físicos e emocionais.
Outros benefícios da reflexologia são: aumento da imunidade, queda de estresse e de ansiedade, regulação do sistema digestivo e melhora da saúde mental e física. Além disso, por meio do estímulo à circulação sanguínea, a reflexologia resulta na melhor absorção de nutrientes por parte do organismo.
Aumento da energia vital com o reiki
A técnica japonesa do reiki ganhou popularidade nos anos 80 e até hoje está entre as terapias alternativas mais requisitadas. A prática trabalha a energia vital do organismo, através de um trabalho manual que visa o bem-estar e o relaxamento físico e mental. No reiki, o terapeuta utiliza as mãos para canalizar a energia vital e universal.
O objetivo maior é restaurar o equilíbrio mental, emocional e físico do paciente. Nas sessões, o chamado reikiano usa as mãos para mudar oscilações ou a vibração energética de determinadas partes do corpo, de acordo com o chakra que precisa ser trabalhado. Essa terapia alternativa considera que cada chakra controla vários sistemas e glândulas distribuídos pelo corpo. Sendo assim, o reiki ajuda a regulá-los, restabelecendo o fluxo energético corporal.
As sessões podem ser acompanhadas de aromaterapia, música e cromoterapia. Também podem ser usadas técnicas de respiração e meditação. Dados os efeitos de bem-estar, relaxamento e liberação de hormônios como endorfina e serotonina, o reiki favorece melhores noites de sono, alívio de dores, redução de estresse e ansiedade.
Leia mais: 4 tendências wellness para 2023
ThetaHealing: terapia do autoconhecimento
Do universo da meditação surgiu o ThetaHealing, prática difundida desde 1995 pela norte-americana Vianna Stibal. Trata-se de uma técnica de meditação guiada que trabalha estados de consciência elevados e que promove relaxamento profundo. O ThetaHealing tem como foco questões emocionais que impactam a saúde humana.
Nas sessões, o terapeuta pode trabalhar limpeza energética, alinhamento de chacras, liberação de padrões limitantes e o desenvolvimento de novas virtudes que atendam às necessidades do paciente, visando criar uma vida mais saudável e equilibrada.
O ThetaHealing também é conhecido como terapia do autoconhecimento. Isso porque propõe o acesso ao consciente e ao subconsciente, para identificar sentimentos e tratar emoções e crenças limitantes. A prática pode ser direcionada a diversas áreas da vida, como saúde, relações ou financeiro.
Promoção de saúde física e mental no KAÁ
Localizado na melhor região do Bigorrilho, o KAÁ é único em todos os sentidos. Desde o lado externo, a estética do empreendimento traduz bem-estar. Com uma volumetria inconfundível, o KAÁ compreende ambientes que priorizam o conforto, a satisfação e a produtividade dos moradores, para uma vida plena.
Pensadas como uma extensão das residências, as áreas comuns do KAÁ foram criadas para despertar sentimentos de acolhimento, contemplação e harmonia. Um exemplo é o Espaço Saúde e Bem-estar, idealizado para abraçar momentos de equilíbrio físico e mental. O local será dedicado a práticas como massagem e sauna, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores.
Os cuidados com a saúde física e mental estão entre os 10 critérios avaliados pelo selo WELL, primeiro certificado com foco exclusivo na saúde e no bem-estar humanos. Nesse quesito, o KAÁ é um grande marco da Laguna, pois é o primeiro edifício residencial brasileiro a buscar as certificações LEED e WELL simultaneamente.
Já no BIOOS Healh, o Spa Tereza Zanchi irá oferecer tratamentos estéticos e métodos exclusivos de relaxamento, como Day Spa, massagens e técnicas de drenagem oriental, reflexologia, candle e vinhoterapia. No ático do VAZ Batel, por sua vez, um inconfundível spa irá acolher os moradores na piscina aquecida com jatos de hidromassagem de acionamento individual, ideais para aliviar as tensões corporais e relaxar o corpo e a mente.
Primeiro residencial brasileiro pré-certificado pelo selo WELL, o PINAH também abrange espaços restauradores, como a sala de massagem e o deck Corpo e Mente: uma área inconfundível com piscina aquecida e spa com hidromassagem, dedicado a práticas restaurativas e momentos de relaxamento e autocuidado.
No TREVI, o Deck Yoga será um ambiente exclusivo para que os moradores possam trabalhar o corpo e a mente por meio dessa prática milenar. O espaço foi especialmente planejado para acolher momentos de paz e descompressão, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.
Na Galeria Laguna, é possível conversar com nossos consultores sobre todos os diferenciais de alto padrão, saúde e bem-estar dos imóveis-arte Laguna. Clientes e visitantes podem também conferir maquetes, decorados e um espaço imersivo. A Galeria fica na Av. do Batel, 1713, e está aberta de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Faça uma visita!
Fonte: Revista Abril, Metrópoles, Vittude e Estado de Minas