Recentemente, a Suvinil divulgou, em um dos principais estudos de cores e tendências do Brasil, a tão aguardada cor de 2023 da marca. O tom revelado traz uma criação inédita da Suvinil, junto a outras tonalidades que conferem mais personalidade aos interiores. Confira abaixo!
A cor de 2023 da Suvinil
Para o próximo ano, a Suvinil optou por uma criação inédita na história da marca e desenvolveu a primeira tinta com pigmentação 100% natural.
Nesta edição, denominada “Suvinil Cores da Terra”, a cor de 2023 foi batizada de “Calcita Alaranjada”, um laranja terroso que faz referência aos tons do solo escavados pelos ancestrais, inspirado no mineral calcita – presente em rochas como granitos e mármores.
A cor de 2023 também simboliza inovação e um passo rumo ao futuro. Ela busca inspirar firmeza e o otimismo buscado por muitos, após o período crítico da pandemia nos últimos anos.
A Calcita Alaranjada faz parte da coleção “O Poder das Cores”, que inclui outros 25 tons divididos em cinco paletas com conceitos próprios, denominadas “A Exausta”, “A Otimista”, “A Empolgada”, “A Conectada” e “A Cibernética”. As paletas apresentam tons de vermelho, amarelo, violeta, laranja, verde e azul, bem como cores neutras.
Como mencionado, a procedência natural da tinta Calcita Alaranjada é outro destaque. Para alcançar a coloração laranja terrosa, a Suvinil combinou diferentes tipos de argila. A pigmentação natural da cor de 2023 atende a uma crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental, o que, no caso da Calcita Alaranjada, ainda gera uma textura sutil ao toque.
Descanso e conexão nos interiores
É na paleta A Exausta que a Calcita Alaranjada aparece, junto a outras cinco cores leves, claras e dessaturadas, com tonalidades minerais e acinzentadas. Esse conjunto traz o conceito de descanso mental e visual, em reação ao turbilhão de acontecimentos e informações da atualidade.
Assim, cores como “Duna”, “Ninho” e “Areia do Deserto” trazem um aspecto sóbrio que, segundo a psicologia das cores, provoca um efeito calmante e de estabilidade, ideal para momentos de relaxamento. Essa paleta é ideal para ambientes como quartos, salas de leitura e demais cômodos que estimulam o conforto e a tranquilidade.
Em paralelo a esse conceito, a paleta A Conectada incita momentos de conexão com os outros e consigo mesmo, ideal para criar uma atmosfera de refúgio nos interiores.
Nessa paleta, tons pastéis como “Quase Rosa”, “Lago Congelado” e “Sinfonia” criam um ar etéreo que, ao mesmo tempo, faz alusão a uma estética futurista. As cores da paleta estimulam o bem-estar e oferecem harmonia e senso de organização.
Estética retrô
A paleta A Otimista propõe uma estética de positividade, após as turbulências vividas nos últimos anos. Esse conjunto contrasta tons neutros e intensos, que conferem aos ambientes uma atmosfera esperançosa.
A referência à estética retrô é o destaque dessa paleta, que resgata movimentos dos anos 70 ao mesclar elementos antigos e modernos, para uma atmosfera dinâmica e cheia de personalidade.
As cores da paleta A Otimista harmonizam bem em espaços sociais e de convívio, criando um visual lúdico e nostálgico. Para os ocupantes, as tonalidades retrô estimulam a memória afetiva por meio de cores que garantem atemporalidade.
Visual otimista e vibrante
Para quem preza por cores vívidas nos ambientes, a paleta mais vibrante apresentada pela Suvinil é a A Empolgada, que traz cores primárias em tons fechados e terrosos.
Nos interiores, esse conjunto agrega uma estética que inspira criatividade. As cores quentes contribuem com energia e vitalidade e harmonizam com a tranquilidade das tonalidades frias da paleta.
Na paleta A Empolgada, a cor forte “Terra Molhada” é indicada para espaços kids e ambientes que estimulam proatividade, visto que o tom vibrante desperta ânimo e dinamismo.
De modo semelhante, a tonalidade “Girafa” dessa paleta estimula criatividade, otimismo e movimento. O tom intenso “Magia Azul”, por sua vez, é ideal para conferir profundidade e sofisticação aos ambientes.
Ares de inovação
A modernidade, o futuro e o universo digital vêm sendo representados por diversas empresas de cores ao redor do mundo. Nos lançamentos da Suvinil, temas como metaverso e escritórios virtuais, por exemplo, serviram de inspiração para a concepção da paleta A Cibernética, que une os conceitos material e digital.
As cores desse conjunto criam uma atmosfera imersiva, sideral e futurista, com tons fortes como o verde “Cítrico”, o prateado “Cyber”, o roxo “Música de Meditação” e o cinza “Bálsamo”. Tais tons agregam um visual inovador aos interiores e ainda conferem sofisticação e seriedade aos espaços.
Junto às demais paletas, a cor de 2023 da Suvinil propõe ares de inovação, dinamismo e modernidade, para renovar os interiores no ano que se aproxima.
Fonte: Gazeta do Povo, Revista Casa e Jardim e Trends CHK