As mudanças no universo corporativo e no mercado de trabalho têm impulsionado diversas tendências e novidades que revolucionam esses ambientes. Uma delas é o hot-desking, sistema de uso compartilhado de espaços e mesas que vem mostrando-se ideal por gerar benefícios como flexibilidade, praticidade e redução de despesas. Confira a seguir mais detalhes!
Sistema hot-desking
Para atender às demandas contemporâneas de trabalho, o sistema hot-desking vem se consagrando no universo corporativo – especialmente entre empresas estrangeiras – por sua proposta de estações de trabalho livres.
Além disso, possibilita que colaboradores trabalhem de forma autônoma, mantendo-se conectados quando e onde desejarem. O modelo consiste em um espaço de trabalho organizacional com mesas compartilhadas e utilizadas em diferentes momentos, por pessoas de áreas ou empresas distintas (no caso dos coworkings).
Dessa forma, gera-se maior flexibilidade, eficiência e funcionalidade na rotina dos ambientes corporativos e estimula-se modelos colaborativos de trabalho e o convívio entre profissionais.
Com as estações de trabalho livres, não há mesas designadas a colaboradores específicos – desde empresários até profissionais autônomos compartilham o mesmo espaço para atuar conforme sua necessidade, em uma dinâmica flexível que pode oportunizar interações altamente enriquecedoras para a trajetória de cada um.
A estrutura do hot-desking
As hot-desking possuem características que variam de acordo com cada estrutura, ambiente ou sistema, ainda que diante do mesmo objetivo de conectar pessoas e promover dinâmicas de trabalho independentes. Algumas dessas características são:
- Facilidades: conexão Wi-Fi, tomadas, impressoras e telefones próprios conectados à mesa são algumas das estruturas comuns nos sistemas hot-desking para atender às necessidades básicas dos ocupantes.
- Reserva: alguns espaços de coworking que oferecem esse sistema contam a possibilidade de fazer uma reserva por meio de plataformas ou aplicativos próprios, facilitando o acesso e evitando aglomerações.
- Tecnologia: diversos sistemas hot-desking possuem dispositivos incorporados às mesas, como monitores e conexões DVI, VGA e/ou HDMI, para permitir que os ocupantes conectem-se e utilizem uma segunda tela de trabalho, caso necessário.
As vantagens da tendência
Para além da convivência e da flexibilidade que esse modelo proporciona ao universo do trabalho, outros de seus benefícios são:
- Trabalho autônomo: entre os principais beneficiados desse tipo de estrutura estão empreendedores e profissionais autônomos. Isso porque eles podem usufruir a flexibilidade de um espaço de trabalho de maneira mais livre e com redução de custos – o que pode ser uma opção interessante para quem busca alternar o trabalho presencial com o home office.
- Praticidade e economia para as empresas: por parte das empresas, aderir ao sistema hot-desking proporciona a agilidade e a flexibilidade ideais na rotina para trabalhar com maior eficiência e contratar trabalhadores autônomos. Essa é também uma alternativa econômica para as empresas, pois, com uma estrutura enxuta e reduzida, há menor gasto com mobília, manutenção e ocupação.
- Rendimento e interação da equipe: um dos grandes benefícios desse sistema é a possibilidade de interagir e trocar experiências e conhecimentos com profissionais de áreas ou empresas distintas.
- Modelos compartilhados de trabalho: por proporcionar uma diversificação profissional, esse modelo descentraliza processos de inovação e estimula interações ao longo da rotina de trabalho. Quando bem aproveitadas, essas trocas podem resultar em insights preciosos e potencializar um trabalho mais colaborativo.
Entre as áreas compartilhadas do dinâmico VAZ Batel, o coworking destaca-se no pavimento térreo como um ambiente que corresponde às tendências contemporâneas dos espaços de trabalho.
Traduzindo o conforto e a funcionalidade que compõem a essência do projeto, esse moderno local abrange um espaço de trabalho compartilhado, duas focus room com capacidade para quatro pessoas cada e uma meeting room com capacidade para seis pessoas.
O coworking do VAZ atende às necessidades e preferências dos ocupantes, sejam elas individuais ou coletivas, colaborativas ou de privacidade. Os moradores poderão executar suas tarefas de estudo ou trabalho em um ambiente projetado especialmente para os acolher e favorecer sua produtividade.
Além de espaços modernos e adequados às atuais demandas de trabalho, o VAZ Batel tem como grande diferencial a região privilegiada e central na qual está inserido.
No Batel, um dos bairros mais nobres da cidade, os moradores irão vivenciar o melhor do lado urbano e mais desejado de Curitiba, onde é possível acessar a poucos passos de distância shoppings, mercados, bancos, pontos gastronômicos, praças, centros comerciais e demais comodidades que tornam a rotina mais prática e proveitosa.
Acesse em nosso site a página do VAZ Batel e confira mais detalhes deste inconfundível imóvel-arte idealizado por quem inspira criatividade e inovação!
Fonte: WeWork e Coworking Town