Na Alameda mais charmosa da cidade, o inconfundível PINAH tem como grande diferencial o selo internacional WELL, que garante a qualidade de vida dos ocupantes através de 10 categorias: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade. Com itens predeterminados para a categoria ‘materiais’, o WELL Materials preserva o bem-estar dos moradores por meio da seleção e do uso cauteloso de materiais e produtos empregados no imóvel-arte. Confira abaixo.
Materiais e produtos na construção civil
Ao longo dos últimos 150 anos, a indústria química tem exercido um papel central para o aprimoramento da qualidade de vida da humanidade. Na construção civil não tem sido diferente, ela está presente nos produtos e materiais utilizados em diversas etapas construtivas dos projetos.
No entanto, muitas das substâncias químicas comumente utilizadas no passado começaram a ser classificadas como tóxicas. Por isso, a seleção dos recursos empregados nas construções deve ser criteriosa, a fim de preservar a saúde dos ocupantes diante da exposição a materiais e substâncias que podem ser nocivos à saúde.
Mesmo em ambientes ao ar livre, o cuidado com a escolha de materiais – elementos químicos, tintas, móveis e revestimentos – é essencial para garantir a qualidade do ar e a qualidade ambiental como um todo, preservando fatores como a saúde respiratória dos ocupantes.
O conceito WELL Materials
Diante disso, o WELL Materials agrega a residenciais como o PINAH a garantia de que os produtos selecionados para uso são testados e observam critérios ambientais e de saúde, priorizando, por exemplo, itens testados com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs).
Com essa seleção criteriosa de materiais, o selo WELL estimula a avaliação da presença de compostos e produtos químicos legados, como chumbo, mercúrio, amianto e cobre cromado (CCA), ou de compostos perfluorados (PFCs), evitando assim impactos negativos à saúde humana e ao meio ambiente. Os químicos legados são produtos que por muito tempo foram utilizados ou produzidos pela indústria e que permanecem no meio ambiente, sendo prejudiciais a ele e à saúde humana.
Incentivando a utilização de recursos mais saudáveis e sustentáveis na construção civil, o WELL Materials também promove no PINAH práticas e produtos de limpeza de baixo risco, para que o impacto na qualidade do ar interno e na saúde dos ocupantes seja o menor possível.
Alguns exemplos são panos de limpeza e mops de microfibras, aspiradores equipados com filtro HEPA (tecnologia com alta eficácia na separação de partículas), sistemas de limpeza a seco que minimizam a umidade – e, assim, o risco de incidência de mofo –, entre outros materiais atóxicos.
Outra estratégia contra a contaminação ambiental estimulada pelo WELL Materials nas construções que o adotam são as diretrizes para o gerenciamento seguro de alguns tipos de resíduos.
A abordagem de precaução desse critério do selo WELL favorece a substituição de materiais nocivos por recursos que evitam a exposição a produtos químicos tóxicos ou desconhecidos. Isso ocorre em diversas fases da construção: nas obras, em reformas, no mobiliário e na operação dos edifícios.
WELL Materials no PINAH
O PINAH, primeiro edifício residencial do Brasil a conquistar o selo WELL, incorpora diferenciais construtivos que irão elevar a qualidade de vida dos moradores e garantir um alto padrão de conforto, bem-estar e saúde material.
Atestado por grandes certificações mundiais voltadas para o âmbito da construção civil, o imóvel-arte foi projetado observando critérios que elevam sua qualidade habitacional, abrangendo desde o cuidado na escolha dos materiais que o compõem até o uso de recursos regionais.
Na escolha de materiais do projeto, a Construtora Laguna selecionou recursos como madeira engenheirada, piso em porcelanato, mármore branco, louças e metais de alto padrão e materiais naturais que contribuem para o bem-estar mental dos ocupantes. Uma das escolhas criteriosas da Laguna que ilustra o cuidado na seleção de materiais são os rodapés de poliestireno nas áreas íntimas e sociais das unidades.
Também conhecida como PS, essa resina é inerte por natureza, ou seja, não resulta em reações químicas no ambiente, não gera mofo (quando utilizada como material de núcleo) e é altamente resistente à umidade, preservando a salubridade dos espaços.
Outro aspecto levado em consideração pelo PINAH ao aderir ao WELL Materials é o descarte de materiais. Quando feito de forma inadequada em aterros e incineradores próximos à construção, ele pode comprometer a qualidade do ar e da água de toda a região. Por isso, a Construtora Laguna compromete-se com o gerenciamento de resíduos da construção e com o descarte responsável de materiais – práticas que serão certificadas pelo selo GBC Condomínio Ouro.
Dessa forma, empreendimentos como os imóveis-arte Laguna promovem inúmeros benefícios aos ocupantes, às regiões onde as obras são executadas e à sociedade como um todo, preservando a saúde e o bem-estar humano, assim como a qualidade ambiental dos espaços construídos.
Fonte: WELL Certified
Antonio Arlindo Bacchi diz:
Prezados boa tarde
Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo empreendimento, sou projetista nas áreas de ar condicionado e incêndio, sempre procurando aplicar o que de melhor esteja disponível no mercado, nem sempre no nacional, projetei o 1º sistema de termocoagulação com ICE Ball 1983, Rio Mar Shopping Aracaju-AL , na aplicação de sistema de ar condicionado com tecnologia VRF, 23 anos atrás, Ed Via Brasil-DF, n aplicação de resfriadores adiabáticos para renovação de ar exterior, resfriado,filtrado e umidificado se necessário, Palácio do Planalto e Ed Sede e Anexos do STF e mais recentemente a aplicação de insuflamento pelo piso ,sistema VRF e outros, coloco-me a disposição para futuros trabalhos, o pessoal da Sicflux me conhece.
Sds
Bacchi
Construtora Laguna diz:
Olá, Antonio!
Agradecemos o interesse. Pedimos que preencha o seguinte formulário: https://www.construtoralaguna.com.br/seja-um-fornecedor-laguna
Obrigada. 🙂