Sempre alinhada a causas sustentáveis, a Construtora Laguna mantém parceria com marcas importantes de diversos segmentos, as quais compartilham o propósito de preservar o planeta. Uma delas é a B.O.B, que propõe uma melhor relação entre um estilo de vida equilibrado e as questões ambientais. Saiba mais abaixo!
A trajetória da marca
Um dos maiores desafios do desenvolvimento consciente é, certamente, reduzir o consumo desenfreado de plástico, material que demanda alto consumo de energia e produção de CO² e que leva séculos para se decompor. Para se ter uma ideia, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas todos os anos nos oceanos!
Em paralelo, segundo dados da empresa química Univar Solutions, mais de 80% do volume de cosméticos líquidos (como shampoos) é composto por água. Em fórmulas de loções, essa porcentagem sobe para 90% e, em sabonetes líquidos, chega a 95%.
Em contrapartida a esse cenário, a B.O.B (Bars Over Bottles) surgiu para desconstruir paradigmas e inovar na indústria de cosméticos, oferecendo produtos sólidos, veganos, livres de crueldade animal, com ingredientes naturais e que aderem ao clean beauty, movimento que defende o uso de produtos atóxicos sem impactos ambientais ou à saúde.
Repensando toda a cadeia industrial, a B.O.B tem como missão popularizar produtos de autocuidado que ajudem a reduzir prejuízos ao planeta e que possam ser utilizados de modo prático. Em 2021, a marca poupou quase 1,5 milhão de garrafas plásticas com sua atuação.
DNA da B.O.B
- Conceito waterless: para fazer jus ao movimento que defende a não diluição dos produtos em água, a B.O.B repensou todo o desenvolvimento e a fabricação de cosméticos.
Com isso, a marca eliminou também 100% do uso de plástico em seus processos, bem como reduziu significativamente a geração de resíduos. A redução de água na composição é um dos fatores que eleva a eficiência e a durabilidade dos produtos.
- Ingredientes naturais: os itens comercializados pela B.O.B têm como diferencial o uso exclusivo de ingredientes de origem natural e atóxicos, tais como manteigas e óleos vegetais, dispensando composições sintéticas.
- Fórmulas limpas: a B.O.B dispensa qualquer ingrediente potencialmente tóxico para as águas, a saúde ou o planeta. Seus produtos são também hipoalergênicos, adequados a peles e couros cabeludos sensíveis.
- Vegana e amiga dos animais: a B.O.B atua apenas com processos e fornecedores que não realizam testes em animais em nenhuma etapa. Além disso, a marca não utiliza matéria-prima de origem animal em suas formulações.
- Plastic free: 100% das embalagens da B.O.B são feitas de papel reciclado e certificadas pelo selo FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português), certificação que promove a preservação ambiental em todo o mundo.
A decomposição das embalagens B.O.B ocorre naturalmente em um período de até 6 meses, ao passo que garrafas plásticas convencionais levam mais de 400 anos para se decompor – e, ainda assim, poluem a natureza com microplástico.
- Redução de resíduos: a marca minimiza a geração de resíduos ao substituir o plástico-bolha em seus pacotes de entrega por algodão cru, película plástica por papel-manteiga e envelope plástico transparente por envelope de papel.
Produtos da B.O.B
Priorizando itens em barra, a B.O.B se destaca por produtos com zero plástico descartável nas embalagens, mais ingredientes ativos (sem diluição de água), zero conservantes sintéticos, menos desperdício de água e menos peso – o que reduz o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de CO² no transporte dos produtos.
Em sua linha, a B.O.B oferece desde máscaras capilares, desodorantes, sabonete íntimo e shampoos até barrinhas para o banho das crianças. Quem escolhe os produtos B.O.B também ajuda o planeta: um kit da marca com shampoo e condicionador em barra, por exemplo, poupa o uso de seis garrafas plásticas de 200 ml.
Nos canais da B.O.B, conheça mais detalhes dos produtos e acompanhe a trajetória dessa marca que propõe um estilo de vida minimalista, de autocuidado e em sintonia com a natureza.