Aplicações da blockchain na construção civil

blockchain na construção civil

A blockchain é uma tecnologia que vem se expandindo, sendo adotada de forma crescente nos mais diversos meios. Para os profissionais da projeção e da construção, ela revoluciona processos e proporciona mais agilidade, eficiência e segurança. Saiba mais sobre as aplicações da blockchain na construção civil.

Blockchain na construção civil

Essa tecnologia consiste em um registro digital distribuído e descentralizado, utilizado para controlar transações de forma transparente e imutável. O termo é traduzido para o português como “cadeia de blocos” e referencia a composição de seu banco de dados, que funciona com base em blocos de informações interconectados nos quais nada pode ser editado ou excluído.

A natureza imutável e descentralizada da blockchain é um de seus fatores mais atrativos, pois permite que diversas entidades trabalhem juntas para manter um registro seguro e compartilhado de informações. Nela, as cadeias de blocos entrelaçam cada dado e ação realizada, armazenando as transições para garantir a autenticidade e a integridade destas.

A base de criptografia dessa cadeia tecnológica utiliza algoritmos complexos que asseguram que as informações registradas sejam manejadas de forma segura e confiável. No âmbito da construção civil, o mercado global da blockchain terá – considerando o período de 2019 a 2024 – uma taxa de crescimento anual composta de 50%, segundo relatório divulgado pela Research and Markets.

A utilização da blockchain na construção oferece inúmeras vantagens para os projetos e processos, como a redução de custos, a transparência, a eficiência e a segurança, entre outras funcionalidades que vêm surgindo e evoluindo com essa tecnologia e em paralelo a ela.

Leia mais: Investimento em tokens no mercado imobiliário

Blockchain nas práticas construtivas

Blockchain nas práticas construtivas

Do investimento em projetos ao rastreamento de materiais, o uso da blockchain na construção civil oferece inúmeras possibilidades, nos mais diversos processos. Algumas delas são:

  • Financiamento de imóveis: para o público investidor, esta tecnologia pode ser utilizada na criação de plataformas seguras de financiamento colaborativo de construções. Nelas, os investidores têm a possibilidade de participar de forma ativa e direta na execução de um projeto ou edifício, podendo se beneficiar com a redução de custos de financiamento e com um processo de investimento mais eficaz e transparente.
  • Gestão de projetos: a blockchain também contempla a gestão de projetos. Por meio do seu registro imutável e compartilhado, todos os profissionais envolvidos podem acessar cronogramas, contratos, desenhos, orçamentos e demais informações relevantes, possibilitando o gerenciamento do projeto em tempo real, prevenindo erros e atrasos e melhorando a gestão e a comunicação da equipe.
  • Contratos inteligentes: uma funcionalidade eficaz dessa tecnologia é a criação de contratos inteligentes, que podem ser automatizados em determinadas situações. Essa solução ajuda a reduzir custos e tempo de administração, podendo ser programada para liberar pagamentos de forma automática, quando condições determinadas forem cumpridas.
  • Gestão da cadeia de suprimentos: a blockchain pode rastrear a origem e a qualidade dos materiais da construção e verificar se eles correspondem aos padrões regulatórios do setor. Isso pode ser feito através de códigos QR ou RFID registrados e atribuídos a cada material ou componente construtivo. Assim, os envolvidos no projeto podem acessar e rastrear a procedência dos itens. Essa funcionalidade proporciona maior transparência e reduz riscos de fraude e do uso de materiais indevidos.
  • Certificação de projetos: permite a criação de registros permanentes de certificados de construção, de inspeção, de certificação de serviços e materiais e de documentos de permissão. Essa função simplifica os processos de verificação, garante o cumprimento dos padrões de qualidade e fornece maior transparência e segurança a todas as partes envolvidas.

Benefícios das cadeias de blocos

Blockchain nas práticas construtivas

Além dos benefícios citados anteriormente, o uso de blockchain na construção proporciona aos projetistas e investidores vantagens como:

  • Segurança nos processos: por ser uma tecnologia altamente segura, ela atrai adeptos graças ao uso de criptografia, protege cada informação armazenada e ajuda a prevenir fraudes e ataques cibernéticos em um meio no qual dados financeiros e de segurança são críticos.
  • Eficiência: em projetos, proporciona um nível maior de eficiência, pela possibilidade de automatizar processos – como pagamentos e contratos – e compartilhar informações no meio digital, prevenindo erros.
  • Fins sustentáveis: em construções sustentáveis, a aplicação dessa tecnologia pode agregar soluções como o monitoramento do consumo de água e energia do edifício, aumentando a eficiência energética e minimizando o desperdício. Já no mercado investidor, a blockchain pode criar plataformas de financiamento colaborativo para desenvolver edifícios sustentáveis.

Ao proporcionar melhorias que abrangem diversas etapas dos projetos, desde a execução de transações financeiras até a gestão, o uso da blockchain na construção civil vem para aprimorar processos e transformar as formas de projetar, construir, monitorar e gerenciar do setor.

Fonte: ChatGPT

Posts relacionados

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário