A Copa do Mundo do Catar promete chamar a atenção pelo design e tecnologia. O Oriente Médio receberá em 2022 sua primeira copa, e o país-sede quer tornar o evento esportivo um dos mais impressionantes e luxuosos já feitos.
O Khalifa Stadium, considerado o principal palco do esporte no Catar, é o primeiro estádio completamente pronto para o torneio.
O local foi construído em 1976 e até já recebeu os Jogos Asiáticos, em 2006, mas passou por uma reforma completa para se equiparar à arquitetura e modernidade esperada para os outros estádios durante a copa. O custo para sua revitalização foi de aproximadamente R$ 300 milhões.
Com capacidade para 40 mil pessoas, o Khalifa Stadium ganhou uma inovadora tecnologia de resfriamento, com ar-condicionado e saídas de ventilação em diversos níveis, inclusive no gramado. A temperatura fora do estádio, no verão, pode chegar a 50 °C, mas dentro não vai passar dos 20 °C.
Em relação ao design, o
estádio tem contornos mais arredondados e teto arqueado que chega a 120 metros
de altura e, contando a estrutura de sustentação, pesa cerca de quatro mil
toneladas.
O
local mais luxuoso do Khalifa é a área VIP destinada para a família real
catari. Nos dias de jogos, sofás e móveis são trazidos do palácio
no qual reside o Xeque Tamim bin Hamad al-Thani, emir do país.
Além dos estádios modernos, o Catar investe em infraestrutura e hotéis e na construção de linhas de metrô interligadas, de forma que o torcedor possa se deslocar com mais facilidade.
A Copa do Mundo do Catar acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022 e, além do Khalifa Stadium, terá mais sete estádios que prometem esbanjar luxo e funcionalidade, todos construídos especialmente para o mundial.
Leia também: InterContinental Shanghai Wonderland: o primeiro hotel subterrâneo do mundo