Na composição de interiores, adequar a decoração de acordo com cada estação ajuda a criar harmonia entre o lar e as diferentes épocas do ano, tanto esteticamente quanto em relação às temperaturas. Confira dicas a seguir.
Cores do verão
A temporada de verão remete a calor, férias e descanso. Por ser o período mais quente do ano, a ideia é evitar tons escuros que possam aumentar a sensação de abafamento. Em vez disso, aposte em tons como off-white, bege, branco ou areia.
Em locais pontuais da casa, tons alaranjados também harmonizam bem com o verão, pois referenciam o entardecer. Pensando na atmosfera de férias e descanso, o azul ajuda a transmitir calma e relaxamento.
Outra dica de decoração para os interiores no verão é aplicar elementos visuais náuticos, em azul e branco, junto a acabamentos de madeira. Essa estética é uma ótima pedida para casas de praia ou para quem busca incorporar os ares do litoral nos ambientes.
Além de ornar com as cores da estação, materiais naturais como a madeira e a pedra fazem jus ao design biofílico, no qual elementos naturais transmitem aos interiores a sensação de bem-estar e aconchego. No caso da madeira, os benefícios do material se estendem a propriedades acústicas e térmicas e à melhor qualidade ambiental dos espaços.
Para compor com as cores e elementos de decoração, recomenda-se o uso de tecidos leves e claros, como cortinas translúcidas. Isso porque elas conferem frescor aos interiores, ao passo que contribuem com a incidência de luz natural na estação em que o sol é mais abundante.
Leia mais: Aplicações estratégicas de cores na arquitetura
Ares da primavera
A primavera estimula o uso de cores, formas e estampas, e convida a renovar os ares da casa agregando o ânimo e o charme típicos da estação. Um visual vívido e alegre é o norte para o uso de cores como amarelo, verde e laranja. Já tons neutros como o branco podem construir uma base clara e versátil para as demais tonalidades.
O verde é uma cor curinga para essa temporada, pois remete à vivacidade das plantas na primavera. De modo semelhante, formas e imagens botânicas podem aparecer em estampas, almofadas, tecidos, papéis de parede e demais elementos decorativos.
As próprias flores são muito bem-vindas nos ambientes, pois agregam a alegria das cores e o frescor da estação. Algumas espécies típicas da primavera que podem embelezar e conferir um toque perfumado aos interiores são o jasmim, as orquídeas e a lavanda. Para complementar, uma recomendação é utilizar tecidos leves e finos, que compõem uma atmosfera fluida e agradável.
Para além de fins decorativos, agregar flores na decoração pode proporcionar inúmeros benefícios aos moradores, de acordo com a espécie, como relaxamento e fortalecimento da saúde emocional. As plantas também são vantajosas porque contribuem para a melhor qualidade do ar.
Elegância do inverno
A estação mais fria do ano costuma estar associada a um vestuário mais sofisticado e elegante. Para o lar, a mesma proposta pode ser incorporada por meio de cores como o preto e o branco e de tons acinzentados, que ornam com o inverno e compõem uma estética contemporânea.
Para complementar as cores da estação, o azul-claro e o verde também são boas opções. De modo geral, tons menos saturados remetem melhor ao visual sóbrio e sofisticado do inverno. Entre os acabamentos, materiais como a madeira e as fibras naturais tendem a aquecer a decoração nessa época, que pede conforto e aconchego.
Em relação às texturas, uma recomendação é recorrer a tapetes felpudos, mantas nos sofás e poltronas e tecidos pesados, que conferem sensação de acolhimento para os ocupantes e elevam o conforto térmico dos ambientes.
Tons do outono
No outono, a escolha das cores da estação pede a construção de um clima ameno e aconchegante. Nessa proposta, cabem tons terrosos ou que remetam às folhas secas que caem nessa temporada do ano.
Para preservar a amplitude dos espaços, uma dica é mesclar cores como marrom e terracota a tons mais claros, como bege e off-white, que conferem certa luminosidade ao ambiente. Outras opções que se adaptam bem ao outono são tonalidades fechadas como verde-oliva ou o próprio Viva Magenta, escolhido pela Pantone como a cor de 2023.
Na decoração, itens de couro ornam, em textura e tonalidade, com o visual da estação. Tons de caramelo e tecidos como o veludo também harmonizam bem com o outono, pois agregam o aconchego e o acolhimento ideais para essa época do ano.
Com o PINAH, a Laguna conquistou um novo pioneirismo ao lançar o primeiro empreendimento brasileiro pré-certificado com o selo WELL. Esse marco atesta uma incessante jornada da Laguna pela promoção de bem-estar, em cada um de seus projetos.
Nos imóveis-arte da construtora, design, arquitetura e paisagismo se unem para elevar a experiência dos usuários desde as unidades às áreas comuns. Tudo isso é resultado do cuidado com cada elemento presente nos espaços da Laguna, planejados para estimular conforto, bem-estar e acolhimento contínuos.
Fonte: Archtrends