Espaços kids e arquitetura voltada ao bem-estar das crianças

A arquitetura projetada para crianças aborda importantes aspectos para o desenvolvimento, a autonomia, os estímulos e as emoções dos usuários. A seguir, confira como os espaços kids dentro da arquitetura voltada à infância podem influenciar positivamente na experiência dos pequenos.

O método Montessori

No início do século XX, a médica e pedagoga italiana Maria Montessori desenvolveu um método próprio. Essa pedagogia científica tem como foco uma educação positivamente influente para o desenvolvimento cerebral das crianças.

Do método Montessori, foram criadas diversas abordagens para estimular a autonomia, a criatividade, a concentração, a curiosidade e a inteligência emocional dos pequenos por meio de uma arquitetura inteiramente voltada ao desenvolvimento infantil. Algumas delas são:

  • Minimalismo: em ambientes que requerem concentração, cores claras e iluminação natural são indicadas. Por outro lado, cores fortes e vibrantes estimulam a agitação e as brincadeiras, comuns aos espaços kids. A simplicidade e a seletividade na oferta de brinquedos são outra característica do método Montessori, que favorece a tomada de decisão da criança.
  • Acessibilidade: este aspecto é essencial para que a criança consiga se movimentar no espaço e interagir com ele sem a necessidade de intervenção de um adulto. Uma arquitetura acessível estimula a autonomia e a autoconfiança da criança.
  • Decoração: este é um ponto de interesse para ornamentar os espaços kids e até mesmo para despertar o interesse dos pequenos pelo universo artístico. Ilustrações que remetem a coisas reais como pessoas, animais e frutas são bastante recomendadas, assim como figuras geométricas, que criam estímulos cognitivos e ambientes lúdicos e criativos.
  • Organização: ambientes ordenados favorecem a organização interna da criança, fazendo com que seu raciocínio flua com maior facilidade.
  • Contato com a vida externa: nos primeiros estudos de Maria Montessori, o contato com a vida externa, como o contato com o sol, a terra, as plantas e outros elementos naturais, é citado como um importante fator para o desenvolvimento na primeira infância e para a promoção de estímulos.
Contato com a vida externa no playground do AMPIO

Leia mais: Projetos arquitetônicos que irão moldar o mundo

A composição de espaços kids lúdicos e funcionais

Na arquitetura voltada a crianças, cada elemento do ambiente pode ser um grande aliado para estimular brincadeiras, promover autonomia, incentivar a interação com o espaço e despertar o interesse dos pequenos pelas atividades propostas.

  • Móveis multifuncionais: em espaços kids,a inserção de móveis multifuncionais é uma forma de otimizar o ambiente e conferir dinamismo às funções de cada item. Alguns exemplos comuns são cubos empilháveis para armazenar brinquedos e livros, mesas dobráveis com prateleiras e compartimentos, painel de atividades com mesa retrátil e baús de brinquedos que viram bancos.
  • Mesas e cadeiras: são essenciais para a execução de atividades que as crianças fazem sozinhas e sentadas, favorecendo um bom nível de concentração.
  • Nichos: em formato lúdico, nichos podem conciliar a função de armazenamento de livros com usos como cantinho da leitura, com assentos que promovem maior interação com o ambiente.
  • Iluminação: um bom projeto luminotécnico deve agregar valores funcionais, estéticos e ambientais. Em espaços kids, são levadas em consideração as necessidades das crianças, como se concentrar, brincar e aprender.

Espaços de recreação pedem uma boa incidência de luz e de ventilação natural, enquanto balizadores ou arandelas podem iluminar escadas e corredores, gerando maior senso de segurança às crianças.

Uma iluminação direcionada e com tonalidade fria favorece o foco em ambientes de aprendizado, ao passo que os dimerizadores são boas pedidas em espaços para crianças menores, pois controlam a intensidade da luz de acordo com a necessidade dos usuários.

  • Casas: em espaços kids, casas no nível do piso ou as elevadas acessadas via escadas estimulam a imaginação e a criatividade das crianças em um ambiente lúdico e seguro.

Design sensorial

Em ambientes infantis, investir em memórias visuais, auditivas ou olfativas é uma abordagem positiva para criar boas lembranças, bem como senso de pertencimento por meio do design sensorial.

  • Tato: especialmente na primeira infância, o contato com objetos é um estímulo altamente enriquecedor para o desenvolvimento das crianças. Isso pode ser feito pela oferta de diferentes texturas, como blocos de madeira, pelúcias, brinquedos de borracha, almofadas, massinhas, argilas, entre outros.
  • Olfato: a memória olfativa é muito potente no campo cerebral. Nas crianças, ela pode ser estimulada de diversas formas, por exemplo, pelo contato com plantas ou com hortas caseiras.
  • Visão: estímulos visuais positivos incluem tons claros, que evocam uma atmosfera tranquila; desenhos e ilustrações, que estimulam a imaginação; formas geométricas, que desenvolvem o reconhecimento de padrões, e iluminação natural sempre que possível.

Espaços kids nos imóveis-arte Laguna

Espaço diversão – KAÁ

Na brinquedoteca do TREVI Batel, o passatempo dos pequenos acontecerá em um ambiente lúdico com tons terrosos e aconchegantes, diferentes texturas e um grande playground, que vai até as alturas — tudo isso com conforto, segurança e criatividade.

Já no playground e na miniquadra do TREVI, a prática de esportes e de atividades ao ar livre tornará os momentos de lazer muito mais prazerosos com luz e ventilação naturais, parquinho e o vívido paisagismo do projeto para alegrar o ambiente.

Miniquadra – TREVI Batel

No inconfundível KAÁ, o Espaço Diversão será um ambiente amplo e repleto de cores, formas, texturas e natureza. O local foi especialmente criado para receber brincadeiras e desafios ao ar livre, com vários estímulos visuais e de movimento.

Já na brinquedoteca, um universo divertido e seguro receberá as crianças com uma iluminação suave e uma estrutura que inclui minicozinha, TV, minibiblioteca e kit de atividades. Estímulos sensoriais se fazem presentes em cada detalhe desse espaço, desde a madeira das casinhas coloridas e mesas de desenho até os pufes com textura e a pista desenhada no piso da brinquedoteca.

Na quadra poliesportiva do KAÁ, as crianças poderão se reunir para divertidas partidas de futsal, basquete ou outras modalidades esportivas, em um espaço colorido e ideal para manter os pequenos ativos.

Enquanto isso, a brinquedoteca do ALMÁA Cabral confere total liberdade e segurança para os pequenos brincarem em um ambiente lúdico e colorido para a imaginação voar solta, com iluminação e ventilação naturais. Já no espaço kids do AMPIO, a diversão estará garantida com um universo dinâmico, confortável e seguro, projetado para muitas horas de brincadeiras e atividades.

Espaço Kids do AMPIO | Foto: Patrícia Amancio

Na Galeria Laguna, é possível conhecer mais detalhes dos nossos imóveis-arte, que são projetados com alto grau de conforto e pensados no bem-estar humano. O espaço funciona de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Confira!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário