Conheça o Pegasus: iate invisível e sustentável impresso em 3D

iate invisível 3D

Um iate espelhado, impresso em 3D e que fica “invisível” em alto-mar: este é o Pegasus, projeto que reúne avanços em design e tecnologia no ramo das embarcações. A seguir, confira detalhes sobre o iate, que promete romper paradigmas em 2030.

Pegasus: o “iate invisível”

O renomado designer nova-iorquino Jozeph Forakis é quem assina o projeto do majestoso Pegasus. Com 88 metros de comprimento e vidro espelhado, o iate irá refletir o céu, a água e o entorno, tornando-se “invisível” em alto-mar.

O Pegasus será a primeira embarcação do mundo impressa em 3D e tem uma proposta sustentável. A ilha de Koufonissi, na Grécia, foi a inspiração de Forakis para conceber um projeto que não só refletisse o mar e as nuvens, mas “se fundisse” a eles, tornando-se indissociável da paisagem.

Na fabricação do Pegasus, a proposta é recorrer à robótica para criar uma malha, com o objetivo de integrar o casco da embarcação ao restante da estrutura e contribuir para um menor consumo energético e de materiais, em comparação às embarcações convencionais.

O conceito de iate invisível do Pegasus contempla tanto o design quanto os impactos ambientais do projeto. A meta é alcançar a emissão zero de carbono e incorporar painéis solares transparentes à embarcação, responsáveis pela locomoção do Pegasus, em conjunto com eletrolisadores que extraem hidrogênio do mar.

Com essa solução híbrida, o iate poderia produzir energia elétrica e armazená-la em baterias de íons de lítio, para alimentar o motor e os seus sistemas operacionais da embarcação.

Design e interior

O interior do Pegasus prevê quatro pavimentos conectados por uma escada em espiral. Esta será acompanhada de uma árvore que perpassa todos os andares, batizada de “árvore da vida”. Ela fará parte de um jardim hidropônico projetado para práticas de meditação e que irá fornecer alimentos frescos e purificação do ar.

Leia mais: Conheça o primeiro arranha-céu de madeira da América Latina

O projeto ainda inclui uma suíte master com um grande terraço privativo, de acesso exclusivo pelo proprietário. No quesito lazer, o iate invisível abrange um clube com piscina olímpica no estilo aquário e amplas janelas horizontais que se transformam em varandas abertas. Quando fechada, a cobertura da piscina poderá funcionar como um heliponto.

No design externo do Pegasus, destacam-se o casco baixo e linear com proa de prumo e acabamento metálico, projetado para se mesclar às cores e ao movimento do mar. Na embarcação, a estrutura de treliça impressa em 3D só será visível a depender do ângulo ou da incidência lumínica. Por sua vez, a dinâmica estrutura triangular do iate permitirá que a luz solar incida em todos os pavimentos do Pegasus.

Com uma estrutura incrível e diferenciais sustentáveis, o iate invisível aposta em uma abordagem ousada para o ramo de embarcações, de integração total e harmônica entre as pessoas, os ambientes construídos e a natureza.

Fonte: Exame, Marine Industry News e Casa Vogue

Related Posts

  1. blockchain na construção civil
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário