Em junho, a Feira de Milão 2022 reuniu fabricantes, artesãos, arquitetos, designers e artistas de diversos países para retomar o maior evento de design do mundo. Confira abaixo os lançamentos, as tendências e os novos talentos que marcaram a edição!
Feira de Milão 2022
Tida como a capital internacional do design, Milão recebeu, entre 7 e 12 de junho, a Semana de Design e a feira de mobiliário Salone del Mobile (evento-âncora da Feira de Milão), que celebra a sua 60ª edição. O Salone, inclusive, tem seu aguardado retorno com 2.175 expositores, que apresentaram seus trabalhos a 262 mil visitantes de 173 países.
Neste ano, a Feira de Milão direcionou seus holofotes a questões como consciência ambiental, sustentabilidade na criação de móveis e tecnologia, atuando como uma vitrine para novos talentos e regiões além do circuito tradicional de design.
Ao longo da Semana de Design, termos como “repensar”, “reconectar” e “relançar” predominaram em instalações, peças de mobiliário e decoração de interiores. Os termos foram utilizados para exaltar peças já conhecidas, ressaltar questões sustentáveis e apresentar linhas da nova geração do design.
Sustentabilidade em ascensão
O tema sustentabilidade apareceu diversas vezes na Feira de Milão 2022, como na instalação “Design com Natureza”, assinada pelo arquiteto Mario Cucinella. A obra evidenciou importantes conceitos como a economia circular e o reúso de materiais, alertando os visitantes sobre os impactos ambientais gerados por hábitos de consumo impensados.
Outro destaque nesse contexto foi a obra interativa “Feeling the Energy”, concebida por uma parceria entre o arquiteto Italo Rota e o escritório de inovação e design CRA. A atração utilizou 500 metros de tubos de cobre dobrados para criar um percurso sensorial que permitia aos visitantes explorar diferentes formas de consumir e de produzir energia renovável.
Já no consagrado Jardim Botânico de Milão, seis palcos demonstraram ao público como ocorre a produção de energia a partir do sol, do vento e do próprio movimento humano, enquanto armazenam a energia do dia para iluminar o jardim à noite. O inovador projeto também alimentava vaporizadores de água, utilizados para refrescar os percursos do Jardim Botânico e regar a vegetação.
Por sua vez, o projeto Echinoidea, exposto pelo estúdio de arquitetura GG-Loop, utilizou recursos da biomimética para reproduzir a simetria bilateral do ouriço-do-mar. Como resultado, foi criada uma concha modular de madeira que convidava os visitantes a contemplar a obra e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância de reduzir o desperdício.
Em termos de recursos, a Feira de Milão 2022 registrou uma considerável redução no uso de plásticos e materiais sintéticos, demonstrando o notável compromisso ambiental dos profissionais do evento. Nesta edição, ganharam preferência recursos como pedra, madeira, tijolos, mármore, fibras naturais, linho e algodão. Além do caráter sustentável que apresentam, estes foram utilizados pelos designers como uma forma de propor um retorno às origens dos materiais.
Cores na Feira de Milão 2022
A reconexão das pessoas com o lar nos últimos anos ressaltou a função das cores de agregar vida e aconchego aos ambientes. Nas peças expostas pela EuroCucina, por exemplo, cores vibrantes prevaleceram desde os revestimentos da cozinha até os estofados. Tonalidades como amarelo, magenta, rosa, verde e azul representaram, na feira, um convite ao lúdico e à leveza nos interiores.
Peças mais dinâmicas como as da “Flora Seating Series”, série de sofás do designer libanês Khlaed El Mays, destacaram-se na Feira de Milão pela abordagem chamativa. Com um visual colorido e psicodélico, as peças tinham como objetivo transportar o público para um mundo de fantasia.
A natureza também foi uma das fortes inspirações para a escolha de cores neste ano. Tons terrosos, ricos e profundos compuseram paletas diversificadas com marrom queimado, azul, verde e terracota. Entre os lançamentos da feira, cores metálicas marcaram presença como uma forma de acentuar as peças de decoração e agregar sofisticação a elas, potencializando seu apelo estético.
Inspirações na natureza
Nossa relação com a natureza foi um forte ponto explorado pelas marcas na Feira de Milão 2022, incluindo a montagem de produtos, as cores e os materiais selecionados. A consagrada Mooi foi uma das empresas que referenciou a natureza e suas riquezas no evento.
Destaque para seus papéis de parede aveludados com estampas de cobras, tigres e outras espécies e para seus móveis que reproduzem o desabrochar das flores, como é o caso da poltrona Hortênsia.
Consagrada na fabricação de peças de design brasileiro, a A Lot of Brasil utilizou seu lugar de destaque para apresentar a mesa Kintsugi. Trazendo a estética natural do mármore, a peça valoriza a beleza imperfeita do material, que foi quebrado à mão, expondo rachaduras como uma forma de exaltar a majestade da pedra e referenciar a técnica japonesa conhecida por utilizar fios de ouro para restaurar peças danificadas.
Peças multifuncionais
Fazendo jus à crescente tendência que dominou interiores minimalistas e modernos, as peças multifuncionais conquistaram espaço na Feira de Milão 2022 contemplando aqueles que prezam por espaço e praticidade.
Pelas mãos do arquiteto Stefano Boeri, a cozinha Oasi compreende uma grande bancada em formato de ilha que oculta o fogão, a máquina de lavar-louça, a pia e as áreas de armazenamento. A inovação da peça se estende, ainda, pela escolha da madeira natural reutilizada no seu revestimento e pela presença de uma árvore plantada no centro da ilha, levando a natureza para a cozinha.
Agregando simplicidade a peças multifuncionais, a designer Sakura Adachi apresentou na Feira de Milão a mesa Kai, que se transforma em banco. A mudança de uma função para outra é feita por um simples girar de chapa, exaltando a união entre estética e praticidade e novas formas de viver a casa.
Brasil na Feira de Milão 2022
Os destaques brasileiros da Feira de Milão 2022 foram além do mobiliário do A Lot Of Brazil. Promovida pela ApexBrasil, a Mostra Poesia do Cotidiano se manteve fiel à originalidade das produções nacionais, fazendo um caminho alternativo a tendências universalizantes.
A exposição levou a Milão produtos de mais de 50 marcas de móveis e design, entre mesas, vasos, talheres, cadeiras, poltronas e luminárias. As peças fizeram um resgate histórico da cultura brasileira com influências africanas e indígenas e símbolos que referenciam o sertão.
Outra marca que propôs a valorização das raízes brasileiras na Feira de Milão foi a Alva Design, que expôs vasos da coleção Itá (“pedra”, em tupi-guarani). As três peças de esteatito, popularmente conhecido como pedra-sabão, homenageiam os povos originários das Américas, com desenhos e materiais como madeira e latão, agregando aos vasos uma estética primitivista e ancestral.
Esses destaques garantiram mais um ano de sucesso à Feira de Milão, que esteve repleta de inovações, celebrações à cultura e muito respeito ao meio ambiente.
Fonte: Casa Cor, Gazeta do Povo, Casa Vogue, ArchDaily e ExpoRevestir