4 esportes de areia para praticar sem sair da cidade

esportes de areia para praticar

Nos últimos anos, novos hábitos de vida e consumo estimularam para muitos uma rotina mais ativa e saudável. Foi nesse cenário que ocorreu o boom dos esportes de areia. Saiba mais a seguir!

O crescimento dos esportes de areia

Após o boom inicial, os esportes de praia consolidaram um estilo de vida “pé na areia”, que concilia o clima do litoral em meio à cidade, a reunião entre amigos e família e um dia a dia ativo.

As diferentes modalidades oferecem uma série de vantagens para os praticantes, como experiências dinâmicas ao ar livre e significativo aumento do bem-estar, assim como melhora do humor e da autoestima. A prática dos esportes de areia tem crescido tanto que, desde 2020, o número de locais dedicados a modalidades como o beach tennis subiu 66% na Grande São Paulo.

Cidade que respira esportes e um estilo de vida ativo, Curitiba também atrai cada vez mais adeptos dos chamados beach sports. Desde 2020, para se ter uma ideia, o número de locais voltados ao beach tennis aumentou 70% na cidade.

No início de 2022, a Federação Paranaense de Tênis registrou mais de 200 duplas inscritas nas competições de beach tennis. Já no segundo semestre de 2022, o crescente segmento entrou para a programação esportiva da Prefeitura, que promoveu um torneio de tênis de praia com cerca de 100 participantes.

Nos torneios do Verão Maior Paraná 2023, por sua vez, os beach sports levaram mais de 100 atletas às praias paranaenses.

Junto aos estímulos de uma vida mais ativa, os esportes de praia oferecem inúmeros benefícios à saúde. Isso porque a areia aumenta a resistência ao movimento em cerca de 20%, segundo a Universidade de Brasília (UnB). Consequentemente, as práticas nesse meio fortalecem ainda mais a musculatura e melhoram o condicionamento físico e a capacidade pulmonar. Outro reflexo positivo que os esportes de areia promovem é o estímulo dos diferentes grupos musculares e o fortalecimento do abdômen.

Confira a seguir as principais modalidades que ganharam destaque nos últimos anos.

Modalidades “pé na areia”

Beach tennis

Surgido nos anos 80, o beach tennis mescla as regras do vôlei de praia com o tênis tradicional e se tornou uma verdadeira febre. Ideal para quem gosta de atividades com a energia da praia, o esporte pode ser praticado individualmente ou em duplas.

Graças à movimentação intensa das partidas, o beach tennis promove alto gasto calórico. A depender do nível da prática, é possível perder até 600 Kcal por hora, o que faz da modalidade um dos esportes que mais auxiliam na perda de peso.

Futevôlei

Surgido nos anos 60, nas praias cariocas, o futevôlei protagonizou uma forte retomada recentemente. Grande aliada de uma melhor qualidade de vida, a modalidade cresceu mais de 250% desde a pandemia, segundo a Federação Paulista de Futevôlei. Nos últimos dois anos, além disso, o número de crianças, adolescentes e mulheres triplicou dentro da prática.

As regras do futevôlei são semelhantes às do vôlei de areia, o que muda é que ela permite todo tipo de toque – exceto, justamente, das mãos, braços e antebraços. A prática pode ser disputada em equipes de 2 a 4 participantes.

Frescobol

Outro esporte criado no Brasil, o frescobol também conseguiu transpor o litoral e ganhar as quadras de areia das grandes cidades. Por ser simples de jogar, a modalidade atrai pessoas de todas as idades.

O frescobol pode ser praticado individualmente ou em duplas e é ideal para reunir os amigos e a família, exercitando a parceria entre os jogadores. O frescobol é considerado um exercício aeróbico e oferece bom gasto calórico, além de estimular a capacidade cardiorrespiratória.

Prática de esportes na areia
QUADRA DE AREIA – KAÁ

Vôlei de praia

Variação do vôlei tradicional, a versão praiana tem origem nas areias da Califórnia, nos Estados Unidos. Hoje, já consolidada no Brasil, a modalidade é uma das principais opções entre os beach sports.

Praticado em equipes de dois a quatro jogadores, o vôlei de praia, entre seus diversos benefícios, aumenta a capacidade aeróbica, melhora a saúde do coração, aprimora a coordenação e estimula a agilidade e o equilíbrio.

Esportes de areia no KAÁ

Somados ao exercício vigoroso, os esportes de areia também conquistam praticantes devido aos benefícios relacionados à saúde mental e física e pela conexão com o ambiente externo. A ascensão dessas modalidades tem sido tão notável que as quadras de areia já ganham espaço inclusive em imóveis residenciais.

Em Curitiba, o inconfundível KAÁ, imóvel-arte da Construtora Laguna, terá entre suas áreas comuns uma quadra de areia, para atender às principais tendências fitness do momento. O espaço irá, assim, acolher práticas “pé na areia” como futevôlei e beach tennis, para que os moradores desfrutem partidas cheias de energia.

Com a estrutura de alto padrão característica da Laguna, os ambientes do KAÁ irão proporcionar um estilo de vida prático, ativo e em constante contato com a natureza, para um rotina sem igual. Uma amostra desses estímulos pode ser conferida na Praça KAÁ: um inconfundível espaço gratuito no qual os visitantes podem praticar esportes e desfrutar momentos de lazer e bem-estar.

No local, também é possível passear com os cachorros no pet park, levar as crianças ao playground ou participar de aulas de yoga (terças às 9h e quintas às 17h).

Conheça a Galeria Laguna
QUADRA DE AREIA – PRAÇA KAÁ

Na Galeria Laguna, é possível conferir o decorado e a maquete do KAÁ para conhecer os diferenciais do projeto, bem como ser atendido pelos nossos consultores. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria é pet friendly, possui brinquedoteca e estacionamento próprio. Aberta de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Venha conhecer!

Fonte: Exame, Netshoes, Metrópoles, Bem Paraná e Live!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário