Apesar da pandemia, o mercado imobiliário manteve-se firme no último ano, tendo garantido números expressivos para um 2021 ainda mais promissor. As boas expectativas se aplicam a todo o cenário nacional.
No ano passado, Curitiba, por exemplo, registrou, em relação ao mesmo período de 2019, um crescimento de 30% no número de apartamentos novos lançados entre janeiro e setembro.
De acordo com os dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), as vendas também cresceram – cerca de 6,5% –, somando R$ 2,4 bilhões.
Segundo o Gerente Comercial de Marketing e Relacionamento da Construtora e Incorporadora Laguna, Felipe Sebben, se não fosse pela pandemia, esse aumento não seria de 30%, mas sim de 50%.
“Os ajustes feitos pelo governo federal, aliados à demanda reprimida na cidade e às baixas taxas de juros e da Selic [justificam os bons resultados]”, acrescenta Sebben.
Segundo o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, feito pela Urban Systems para a revista Exame, a capital paranaense é a terceira melhor cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes para se fazer negócios imobiliários, atrás apenas de São Paulo e Belo Horizonte.
O presidente da Ademi-PR, Leonardo Pissetti, comenta que Curitiba possui vários diferenciais que a fizeram obter este destaque. É uma cidade bem organizada e com qualidade de vida superior à média nacional.
Isso é medido por três pilares: maior renda média, devido à qualidade dos empregos; segurança; e ausência de problemas comuns em metrópoles, como grandes congestionamentos.
Dessa forma, este ano o cenário dos negócios imobiliários permanece com bastante confiança, devido à comercialização das unidades, novas e usadas, além do volume significativo de lançamentos de imóveis, que deverá crescer estimulado pela baixa dos estoques.
O presidente da Ademi-PR afirma que a previsão é que em 2021 a quantidade de lançamentos seja em média 30% maior que no último ano.
“Fechamos o ano com cerca de R$ 120 bilhões em financiamentos. Um recorde, que deverá subir para R$ 150 bilhões neste ano, havendo a manutenção de empregos, renda e juros baixos. Esses são os desafios à frente do nosso mercado, assim como as reformas e ajustes fiscais do governo federal”, finaliza Pissetti.
Laguna é um dos destaques
A Laguna é uma das empresas do setor imobiliário que possui atuação de destaque em Curitiba. Há 25 anos faz parte do segmento de imóveis de alto padrão, surpreendendo pela exclusividade e excelência e oferecendo a praticidade singular das regiões mais nobres da cidade.
Em 2020, a Laguna realizou o lançamento do seu novo imóvel inconfundível, o PINAH, que fica localizado em um dos endereços mais charmosos e nobres da capital, a Alameda Presidente Taunay. O projeto é inovador em vários sentidos: da arquitetura às tecnologias aplicadas, da sustentabilidade ao paisagismo, do projeto luminotécnico ao design de interiores.
Para 2021, a previsão é de novos lançamentos inéditos da Laguna, que fomentarão o mercado imobiliário de Curitiba.
A Laguna também está construindo o MAI Terraces, empreendimento com vista privilegiada para o Parque Barigui, um dos mais belos parques da cidade. Este imóvel-arte oferece a amplitude de uma casa aliada à comodidade de um apartamento.
Já o ALMÁA Cabral, projeto inspirado em um dos mais belos oásis da Terra, o Umm-al-Maa, localizado na Líbia, proporciona uma nova forma de morar, perfeita para compartilhar momentos entre família e amigos.
Adaptada a este cenário de aquecimento dos negócios imobiliários, a Laguna oferece opções de empreendimentos para quem deseja investir e aproveitar as baixas taxas de juros e a previsão positiva para este ano.
Créditos: Gazeta do Povo